Kitsune_H

Dúvidas Frequentes Sobre Eventos: Ler Antes De Perguntar

36 mensagens neste tópico

Olá a todos, eu ando nisto já faz algum tempo. Pelo menos 8 anos, pelas minhas contas. Já fui a muitos eventos diferentes, e tenho reparado que há certas perguntas que surgem bastante, e alguns conselhos que o pessoal tem que ouvir mais vezes.

Portanto, antes de ir encher os tópicos com perguntas repetidas constantemente, pesquisem aqui. Se houver alguma dúvida que não esteja neste FAQ e que queiram ver respondido, sintam-se à vontade para me contactar ou responder no tópico, que adiciono-o aqui.

Nunca fui a um evento! Tenho vergonha porque não conheço ninguém!

Um problema fácil que chegue de se resolver. Inscreves-te num fórum, grupo de DeviantArt, Tumblr, ou outro grupo assim. Mete-te com algumas pessoas por lá, e vai discutindo os teus interesses, e combinem encontrar-se no evento. Outra estratégia é procurar um cosplayer (provido que haja) que seja de uma das tuas séries favoritas, trocares alguns comentários com ele/ela sobre a série, e depois apresentares-te.

Em qualquer um destes casos, normas de etiqueta e segurança pública continuam a aplicar-se, portanto não se “forçem” sobre ninguém, e usem bom senso.

Que se faz num evento?

Regra geral, haverá para qualquer evento, por mais pequeno que seja, um programa definido. Mas, muito mais importante que isso, é o aspecto social. Além de conhecer novos fãs e conviver com os teus amigos, podem organizar trocas, jogar algo interessante, ou usar o evento como uma desculpa para organizar um jantar em conjunto.

O que faz um evento não é tanto os organizadores, mas sim quem vem. Aproveitem, e relaxem.

Que devo levar comigo?

Isso varia de evento para evento. Geralmente, é sempre uma boa ideia levar:

Mais dinheiro que intencionas gastar, em caso de imprevistos.

Telemóvel, por motivos óbvios.

Máquina Fotográfica, se quiseres tirar fotos.

Material de escrita, para registrar aquele e-mail ou série que tens que ver.

Água e um lanche, caso não queiras/possas comprar algo por lá.

Em termos de roupa, é óbvio que se deve usar algo adequado para o tempo. Todos os estilos (e falta deles) são aceites, portanto tem em mente usar algo confortável para o dia inteiro. Durante o verão convém um bom chapéu e algum protector solar, e no inverno um casaco e guarda-chuva.

Se estiveres a fazer cosplay, certamente que fará sentido levar um conjunto de roupa civil. Mudas de roupa antes de sair, caso o teu cosplay seja muito provocador ou revele demasiada pele. Isso ajuda a evitar confusões e conflitos.

O meu amigo não gosta de Anime/Manga/Videojogos, mas posso levá-lo comigo?

Poder, podes. Mas por experiência anterior, digo que essas pessoas tendem a aborrecer-se muito rapidamente num evento sobre algo que não lhes interessa. Reconsiderem.

Posso consumir álcool?

Dependerá das regras do local. Mas, como regra geral, não é aconselhável.

Considera que poderão haver menores por perto, e o facto que ninguém quer um Rock Lee bêbado por perto. No entanto, ninguém vos irá impedir. Simplesmente consumam em moderação.

Que cheiro pestilento é este?

Weeaboo mal lavado. Não sejas esse gajo, toma um bom duche de manhã e mete desodorizante.

Qual é o preço da entrada?

Onde fica o evento?

Quando é o evento?

Todos os eventos têm alguma forma de site, tópico de fórum ou página no Facebook. Lê-o.

Preciso que alguém me guarde a mala.

Alguns eventos, em particular se forem num espaço interior, poderão ter uma sala protegida para guardar coisas. Mas não contem com isso.

Pede sempre a alguém de confiança para supervisionar as malas. Nunca ouvi pessoalmente de alguma vez ter havido um roubo sério, mas mais vale prevenir do que remediar. Se precisares de tirar a mala brevemente para tirar uma foto de cosplay, e não houver ninguém por perto, mete-a no chão e pisa a alça.

Porquê fazer cosplay?

Porque é divertido. Não por reconhecimento público, sentimento de realização ou expressão artística. Não há outro motivo válido para fazer cosplay senão pelo divertimento. Perguntem ao pessoal entendido em dramas.

O evento (...) é para se fazer cosplay?

Lê bem o tópico ou o site do evento. Se for para fazer cosplay, lá estará indicado no programa ou sumário. Se não estiver, podes se quiseres, embora tal não será esperado e poderá ser desadequado para o contexto do evento.

Não há nada pior que um Naruto improvisado no meio de uma exposição de arte asiática contemporânea.

O evento é de cosplay, mas não tenho/quero/posso fazer cosplay. Posso ir à mesma?

Claro, e serás sempre bemvindo. Mesmo em eventos centrados em cosplay, a tendência é de

haverem mais pessoas sem cosplay do que com.

Posso estar em cosplay, mas sem participar nos concursos?

Obviamente que sim.

Posso tirar fotos dos cosplayers?

Sim, desde que deem a sua autorização expressa. Aproxima-te quando não estiverem já a ser fotografados e pergunta educadamente. Aceita uma rejeição se tal acontecer. Se quiseres colocar num site, pede autorização para isso também, fornece-lhes um link e créditos devidos.

Se estiverem em palco durante o desfile ou concurso, está implícito que podes tirar-lhes fotos e publicar.

Posso fazer cosplay de uma personagem original?

Sim, podes. No entanto, é mais provável que ninguém reconheça, e haverá sempre uma possibilidade de que não seja aceite em concursos.

O meu cosplay involve uma arma. Tenho uma real.

Por óbvios motivos legais, não se pode andar por aí em público com armas reais. Armas de fogo estão completamente fora de questão, mas há alguma tolerância para espadas, se adequadamente condicionadas.

Não se pode ter espadas e outras armas brancas expostas, nem mesmo na sua bainha, em público. Deverão mantê-las embainhadas e na sua caixa, preferencialmente também embrulhadas em lençóis ou dentro de um saco.

Dentro do espaço interior específico de um evento (não em eventos em espaços exteriores) há uma tolerância para armas, quando usadas em conjunto com um cosplay. No entanto, há cuidados a serem observados.

Não se pode fazer movimentos com as armas. Isto inclui duelos. Podem acidentalmente cortar alguém. Se quiserem, podem posar com as armas a tocar, mas façam-no com cuidado.

Tenham a certeza que ninguém está perto que chegue ou em situação que possa intrometer-se. Algum idiota pode empurrar alguém com algo afiado, ou ir deslargado a correr do fundo da sala e acertar num cosplayer armado por acidente.

Devem manter a arma embainhada ou apropriadamente acondicionada sempre que não esteja a ser usada para fotografias.

Concluindo. Podem, mas é muito complicado. E perigoso. E considerando tudo, potencialmente illegal. Sempre que possível, ou seja, sempre, devem preferir usar modelos falsos a armas brancas reais, devido aos riscos que estas trazem para o cosplayer e para os outros.

Alguém ameaçou-me/está a perseguir-me/assediou-me!

O primeiro passo nestes casos será sempre o de, sem agressividade mas com uma postura firme e assertiva, dizer-lhes que esse comportamento não é aceitável. Esclarece exactamente a que comportamento te referes. Se isso não funcionar, alerta os organizadores do evento, que farão por te ajudar. Também é uma boa ideia andar com um grupo de amigos com quem te sintas seguro.

É sempre bom ter os devidos cuidados ao andar lá for a à noite, como andar em grupo, em locais bem iluminados e com gente por perto. No entanto, não vou entrar em mais detalhes sobre segurança pessoal aqui.

Alguém gozou comigo!

De novo, deixa-me dar-te as boas vindas aos Eventos Otaku em Portugal.

Antes que vás aos arames, entres em algum ataque de pânico ou processes alguém por ter pressionado um dos teus “gatilhos” para um trauma emocional anteriormente existente, deixa-me lembrar-te de alguns pormenores importantes.

A comunidade de Anime pode ser uma sociedade algo diferente, mas continua a ser uma sociedade, com uma etiqueta definida. Se ages como um idiota, de forma exagerada ou ridícula, poderás esperar ser gozado. Portanto, alguma dignidade, tá? Ninguém está aqui para acomodar ou paparicar os outros. Também não deves esperar ser uma estrela. Isso seria ridículo.

E se fores gozado, podem ser os trolls a divertirem-se aleatoriamente à tua custa. Trolls gonna troll.

Magoei outra pessoa/a mim mesmo e/ou parti algo num evento. Quero ser indemnizado pela organização. (Porque isto são os E.U.A.)

As entidades organizadoras dos diversos eventos não assumem responsabilidade pelos actos e consequências destas da parte dos visitantes. Assim sendo, não podem esperar muito deles, para além de facilitarem a prestação de ajuda consoante as possibilidades.

Editado por Kitsune_H
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou pedir um sticky disto. Muito bom tópico, sobretudo pela escrita, gostei de ler.

Se me lembrar de alguma mando-te MP ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo artigo, acho bastante essencial, devia ser Inamovível  ;D

Reforço a questão das comidas, às vezes os eventos tendem a meter os preços um bocado mais caros do que são supostos e, por vezes, mesmo comendo nessas lojas, é melhor sempre passar por um supermercado e abastecer-se (Just in case)  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^ quanto aos comes e bebes, é relativo e um tanto discutível. Se é eventos como os de hoje (anipop matsuri), ou seja, muito poucos (xD) a comida é toda comprada (salvo algumas e raras excepções), e como toda outra actividade dentro do mesmo evento, tem que dar lucro. Ora sim, pode ser um pouco mais cara, não querendo dizer sempre que seja necessáriamente caríssima (e por vezes nem se aumenta, por ser já cara por fora).

Eu digo, e faço sempre isto, trago uma ou duas garrafas de água, e se não quiser comer por lá, trago de casa. Não quero "dar prejuízo" (não ajudar e incentivar à não compra) comprando por perto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^há lucros e lucros. Eu, sinceramente, só fui a um evento. Mas o produto que consumi, disseram-me que noutros eventos tinha sido 2€ e meio mais barato. E o que eu fui era de entrada paga e o outro não!

Não querendo tirar o mérito à organização (eles é que decidem o que é melhor para o negócio), já que pagamos para entrar, deviam facilitar um pouco os preços dos produtos! Vá, mas eu também só vi que havia uma espécie de café lá fora no final que devia ter comida não nipónica e preços melhores! Mas também não foi nada que estragou a minha percepção do evento, adorei na mesma  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é comida nipónica, e as vezes coisas que não costumas apanhar por aí, outra é um café. E como há custos de comida também há do local, palcos, até licenças, etc, a entrada servirá para isso também ^ ^.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ostie de ler, informações bem eseenciais.

E sobre a comida, sim em alguns sitios pedem preço bastante abusados OU SIMPLESMENTE NEM A TÊM.  >:(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

e como toda outra actividade dentro do mesmo evento, tem que dar lucro. Ora sim, pode ser um pouco mais cara, não querendo dizer sempre que seja necessáriamente

Define "um pouco", é que ramen de 90 cents a 4€ como foi no Japan Weekend, dificilmente o gasto de luz e água seria tão extremo. Nem digo o pagarem a pessoal porque a mesma era feita pelos voluntários e teve de ser comprada por terceiros que nem voluntários eram.

Quanto ao tópico, common sense everywhere, mas lá está, é algo que falta sempre.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

FAQs win, este tópico está excelente, escrito com piada, sem desviar do assunto e com dúvidas realmente pertinentes.

O common sense nem sempre está presente e há sempre umas matilhas de trolls um pouco por todo o lado, infelizmente  :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico, vou meter isto em sticky.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

e como toda outra actividade dentro do mesmo evento, tem que dar lucro. Ora sim, pode ser um pouco mais cara, não querendo dizer sempre que seja necessáriamente

Define "um pouco", é que ramen de 90 cents a 4€ como foi no Japan Weekend, dificilmente o gasto de luz e água seria tão extremo. Nem digo o pagarem a pessoal porque a mesma era feita pelos voluntários e teve de ser comprada por terceiros que nem voluntários eram.

Quanto ao tópico, common sense everywhere, mas lá está, é algo que falta sempre.

Concordo. Mas preços e preços, eventos e eventos, casos.

Quando digo "um pouco" é, sei lá, mais 50cents por aí.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No final do dia, tudo é mais barato nas lojas certas.

Portanto, não meti isso aí de forma explícita para manter alguma imparcialidade. Também não meti uma que acho relevante, que é a de "Quais são os maiores eventos".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto a maiores eventos podes especificar relativamente ao conteúdo e programa, dar a entender que tal termo é um tanto irrelevante, ou não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma boa. Armas em eventos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Queria pedir autorização para postar este FAQ's num grupo de anime, para os jovens terem uma ideia do que vão encontrar.  8)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma boa. Armas em eventos.

...sério?...

common sense everywhere

E ainda me vem outro falar em jovens!? serão apenas jovens ou pessoas com problemas cognitivos?...~

Isto é tão básico que quem não chegar a pensar nessas coisas pela sua cabeça, a meu ver está mesmo muito mal.

E já agora... sobre o tal do "common sense":

é algo que falta sempre

quem tem falta não chega lá com isto porque não consegue perceber/interpretar ideias simples

O common sense nem sempre está presente e há sempre umas matilhas de trolls um pouco por todo o lado, infelizmente  :(

Que têm os trolls a ver com estas FAQ? esses fazem parte da coisa... e mesmo que um dia levem no focinho e façam ou não berreiro, hão de continuar trolls porque é a sua forma de estar.

Este tópico só teve valor pelo riso que me deu a ideia de alguém sair da toca e esquecer-se de dar o banho... "anual"? morri XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca subestimem a estupidez de newfags.

Tudo que tenho a dizer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca subestimem a estupidez de newfags.

Tudo que tenho a dizer.

mas os newfags, especialmente as lolis precisam duma FAQ deste género  ;D

senão ainda são assediadas, e nem sabem o que é  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca subestimem a estupidez de newfags.

Tudo que tenho a dizer.

Penso que entendo aonde queres chegar, só me parece que falhas na essência!

A tal estupidez de que falas não requer intervenção clínica... não é doença, nem é um estado passageiro. É estupidez inerente à condição de estar vivo. Não muda com esclarecimentos de senso comum. Estes só suscitam mais questões, mais ideias fabulosas e mais confusão em tais mentes.

mas os newfags, especialmente as lolis precisam duma FAQ deste género  ;D

Os newfags são estupidos.

Os newfags precisam de topicos FAQ de senso comum.

As lolis precisam de tópicos FAQ de senso comum.

Logo,...

A sério que quiseste escrever que as "lolis são estupidas"?...

Não domino certos termos pq não me interessam... mas esta ideia é nova, pelo menos para mim!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gawd, alguém dê a medalha de hater ao salsa sff.

Senso comum ou não, este tópico é uma boa forma de evitar que se façam perguntas, mais rapidamente uma pessoa pesquisa aqui do que faça uma pergunta e espere por resposta.

E muitas perguntas são repetitivas, eu sei que já por cá ando à imenso tempo e respondi a muitas delas. Mais uma razão para o tópico.

Senso comum é também não questionar o uso útil do tópico -.- . Tenho dito (não sei como ainda dou conversa).

PS: Não sei onde é que o salsa quis ou quer chegar, devo ser newfag, ou loli.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais