kaishonachi

Clube de leitura

461 mensagens neste tópico

Estive a ver e acho que ninguém criou um tópico igual a este, espero não estar enganado -_____-

Ora bem, o objectivo disto é partilharem aqui as vossas leituras, do género o que andam a ler, o que leram ou pensam começar a ler, livros recomendados, livros que tenham gostado ou não e os porquês, excertos, etc ^^

Ora bem, começando eu -____-'...Ultimamente ando a ler "Os pastores da noite", de Jorge Amado. É um livro bastante interessante, passa-se na Bahía, centra-se na vida de personagens bastante peculiares, uns vagabundos boémios habituados ás lides da cachaça e de botequins, e o ambiente que os rodeia, um ambiente miserável mas ao mesmo tempo muito rico, envolto em alegria, festa, religiosidade e superstição. É um livro bastante envolvente e muito bom de se ler.

Participem :wink: .Ou não :roll: ...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ehehe! Este tópico é comigo! Eu sou aluna do curso de línguas e literatura por isso como é obvio tenho que ler um montão de livros! Podes contar comigo para participar neste forum. :D

Já que estamos a falar de Jorge Amado, li há pouco tempo os "Capitães da Areia". É um livro muito bom. Como maior parte dos seus livros, se não todos, foca a vida miserável que se vive nos bairros mais pobres da Bahía em contraste à vida exagerada dos ricos. O livro conta a história de um grupo de meninos abandonados (os Capitães da Areia) que faz todo o tipo de trapolias para sobreviver. Todos os miúdos do grupo são diferentes e cada um tem as suas características e isto é o que dá mais piada à obra.

Eu adorei o livro, e para dizer a verdade foi o primeiro que li do Jorge Amado. Tem partes que somos capazes se estar um bom tempo a rir como partes que nos fazem chorar. Jorge Amado é realmente um bom escritor, embora eu o tenha achado um pouco repetitivo em algumas partes. Isso acontece n'Os pastores da noite?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É verdade, esse contraste entre os pobres e ricos, esqueci-me de referir isso, n'Os Pastores da Noite também se vê isso, tanto que inclusive chega a haver uma espécie de guerra entre esses dois espectros da sociedade devido a uma ocupaçãod e terrenos.

E os capitães de areia também aparecem neste, tanto que umas duas ou mais personagens tinham sido capitães de areia, e eles inclusive dão uma ajuda na tal guerra.

Quanto ao ser repetitivo...Sinceramente não achei, mas também ainda não oa cabei de ler e o entusiasmo pelo livro ainda está em alta, logo a análise poderá não ser a mais correcta. Mas o Jorge Amado é um grande escritor (pelo menos por este livro parece :P ), quandoa cabar de ler este tratarei de ler mais obras dele :)

EDIT: Sim Lostcat, aqui pode-se falar de tudo o que tenha a ver com litaratura, seja autores, livros géneros literários, etc^^

Eu do Chocolate só vi mesmo o filme :P , e tirando esse nunca li nada da autora

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Excelente ideia kaishonachi!!

Eu adoro ler' date=' por isso aprovo na integra a existência deste tópico. Também podem contar comigo de certeza!

Ora bem, eu também já li "Capitães de Areia" de Jorge Amado, já há algum tempo. É um livro muito interessante que adorei. Tal como tu, Fuko_Kirisawa, foi o primeiro (e único) livro dele que li.

Actualmente não tenho tido grande tempo para ler por causa das aulas e isso. Andei a ler "Os Maias" pela segunda vez, mas acabei por me fartar.

É impossível para mim dizer um livro preferido ou um escritor(a), porque existem tantos e tão bons... Gostava de perguntar se alguém gosta dos livros da Joanne Harris (autora de "Chocolate"), já que penso que um dos objectivos também é partilhar gostos literários ^^[/quote']

Também foi o único que li dele. ^_^ Agora tenho que acabar de ler, precisamente, os Maias. Um livro que é "chique a valer!"

Não conheço a Joanne Harris. Que tipo de livros é que escreve?

kaishonachi, como se chamam os Capitães da Areia que aparecem no teu livro? Pode ser que sejam alguns dos principais do livro que li. Ainda bem que o teu entusiasmo está em alta porque não te vais arrepender de ler o livro até ao fim! :D

Já agora deixo aqui a minha sugestão para quem quiser saber mais sobre a cultura japonêsa, nós temos um escritor que ficou muito famoso no Japão e que foi um pouco esquecido aqui por terras nacionais que é Wenceslau de Moraes. Ele tem um montão de obras, todas elas sobre o Japão. Eu ando a ler a obra "Fala a Lenda Japonêsa" que é uma colectânea de contos tradicionais japonêses. Estou a gostar muito da obra (não esquecer que sou uma fanática por tudo o que tem a ver com Japão). Quando acabar de ler transcrevo um conto ou dois para vocês lerem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu nao sou muito uma pessoa de ler um certo tipo de livros, nao sei porque mas se nao me agoarar logo com a historia... vou deixando para traz deixando e acabo por me esquecer

os ultimos livros que tenho lido foram Mitos Deuses e lendas de Pamela Allardice um livro muito interesante mas diria que é mais um livro tipo de consulta com os mitos lendas e deuses todos por ordem alfabetica a maior parte ja conhecia (sou maluca por mitologia tento sempre saber novas lendas) mas mesmo assim ja descobri onde foi inspirado o Cait Sith :P

@Fuko_Kirisawa- por acaso estive com esse livro na mao no outro dia na biblioteca municipal aqui da zona pareceu me muito porreiro mas so cheguei a ler uma ou outra história

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei de ler "A Mulher de Trinta Anos" de Balzac.

Um bom livro, no estilo dos "clássicos". Óptima caracterização da personagem principal, óptimas descrições, tanto de lugares como de sentimentos, e uma trama "engraçada", que fica mais interessante a partir do meio do livro.

A única coisa em que peca, na minha opinião, é nas passagens de tempo, que são muitas vezes omitidas, deixando um lapso de tempo em que coisas importantes aconteceram. Ora isto deixou-me a principio um pouco aborrecido, mas, no geral, é um bom livro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fuko-Kirisawa: Os 2 que tinham sido capitães de areia eram o capitão Martim e Curió, e eram os 2 irmãos de santo de ogun, um orixá XD. Depois também há os miudos capitães de areia mas são uma entidade colectiva, sem personalidades próprias nem grande destaque.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

acabei há uns dois dias de ler "O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson. O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

A-d-o-r-e-i.

O meio do livro é meio aborrecido mas o fim...ai o fim!

Deixou-me completamente boqueaberta e aconselho a todos!

Escrita bastante fluída e clara a de Robert Stevenson.

Agora estou a ler um livro de Margarida Rebelo Pinto: "Artista de Circo". Foi a minha irmã que me deu e acho-lhe uma certa piada mas não vai entrar para a minha lsita de favoritos. Ainda assimt em lá umas histórias interessantes ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E já que falaram do Japão' date=' há uma trilogia que eu adorei: A Saga dos Otori. Já alguém leu?[/quote']

Estive para comprar essa trilogia. Se bem me lembro era da colecção da Saga de Bartimaeus. Eu só não os comprei porque os meus pais se fartaram de rir de mim, que só gosto de livros de bruxas e samurais.... quando voltei a procurar essa saga já não encontrei à venda e fiquei bastante frustrada.

Oh well, agora ando a ler o último livro da Trilogia Sevenwaters, A Filha da Profecia de Juliet Marillier.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E já que falaram do Japão, há uma trilogia que eu adorei: A Saga dos Otori. Já alguém leu?

tenho a colecção e ja li

ando a ler os tuulos de atuan da trilogia de terramar

alguem conhece?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente da mesma colecção Via Láctea da Editorial Presença, ando a ler "NeverWhere - Na Terra do Nada", do Neil Gaiman - autor que alguns de vocês devem conhecer da banda da desenhada, ou pelo menos já devem ter ouvido falar do seu famoso Sandman.

Este é o primeiro romance escrito dele - depois disso já escreveu mais 2 - e é um intrigante thriller urbano passado em Londres, mas não na Londres que estamos habituados a ver: é a "Londres-de-Baixo", a Londres subterrânea, dos esgotos, dos túneis e das estações de metro inexistentes aos olhos dos habitantes da "Londes-de-Cima".

Enfim, um mundo bizarro que se rege pelas suas próprias leis e onde um jovem originário da província se vê de repente envolvido, num jogo de gato e rato cheio de suspense e humor negro.

Está genialmente bem escrito e acho que foi mesmo a primeira vez que li um livro e pensei:

"Bolas, adorava ver isto adaptado para cinema!"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Faye_Valentine eu já o li e adorei por acaso pensei o mesmo que tu, que deveria ficar fixe em filme é mesmo excelente principalmente por causa do onirico sempre presente durante toda a acçao mas acho que já era um pouco de esperar por ter sido escrito por quem foi ^.^.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E já que falaram do Japão' date=' há uma trilogia que eu adorei: A Saga dos Otori. Já alguém leu?[/quote']

Adorei! Pelo menos o primeiro que foi o único que li. Não tenho tido muito tempo para ler o que realmente quero. :P

Fuko-Kirisawa: Os 2 que tinham sido capitães de areia eram o capitão Martim e Curió' date=' e eram os 2 irmãos de santo de ogun, um orixá Extremamente Feliz. Depois também há os miudos capitães de areia mas são uma entidade colectiva, sem personalidades próprias nem grande destaque.[/quote']

Esses não apareceram no livro que li, mas estou a ver que os Capitães da Areia são famosos. :smile:

@Fuko_Kirisawa- por acaso estive com esse livro na mao no outro dia na biblioteca municipal aqui da zona pareceu me muito porreiro mas só cheguei a ler uma ou outra história

Lê que vale a pena! Também sou fanática por mitologia, principalmente grega, apesar de ser prácticamente a mesma coisa só que com nomes diferentes. Já agora, de onde vem o Cait Sith? Fiquei curiosa agora. :lol:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@ misao: triologia de bartimeus...ainda só li o primeiro e o segundo

gostei muito ^^

@ faye_valentine: estive com esse livro na mão numa livraria...é mesmo bom? nunca tinha ouvido falar nele até o ver e acabei por nao o trazer porque nao tinha dinheiro comigo e estava ali só de passagem...se calhar ainda o compro ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
@ misao: triologia de bartimeus...ainda só li o primeiro e o segundo

gostei muito ^^

Sim, eu adorei os livros. Estou ansiosamente à espera que saia o terceiro.

Toda a gente fala dos Mundos Paralelos de Philip Pullman, mas eu li o primeiro livro, Os Reinos do Norte e apesar de ter gostado não teve aquele impacto que a Trilogia Bartimaeus causou. Talvez pelos "génios" serem nossos amiguinhos em vez de nossos escravos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@ faye_valentine: estive com esse livro na mão numa livraria...é mesmo bom? nunca tinha ouvido falar nele até o ver e acabei por não o trazer porque não tinha dinheiro comigo e estava ali só de passagem...se calhar ainda o compro ^^

Bem, eu pelo menos tou a adorar (ainda não acabei), mas não posso garantir que tu também aches o mesmo... mesmo assim aconselho-te a arriscar nessa viagem surreal ao mundo da Londres-de-Baixo. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Fuko_Kirisawa sendo assim ei de ler depois de acabar o que estou a ler neste momento

já agora muito por alto Cait Sith é um ser de origens celticas, escossesas e irlandesssas é representado de muitas maneiras alguns representam no como um gato feros do tamanho de um cao outros como uma criatura amavel tipo gato das botas a unica coisa que nunca derivava era o facto do animal ser preto com o peito branco normalmente as suas atitudes eram um pouco de fazer travesuras ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@kage: Obrigado pela mini aula de mitología celta. :wink: Quando tiveres oportunidade de ler diz o que achas-te. Quando acabar eu posto alguns contos para lerem.

Agora também tenho que ler "O Malhadinhas" de Aquilino Ribeiro. Já alguém leu? Se já qual foram as vossas empressões?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro ler livros de fantasia, tal como o "Senhor dos Anéis" e o "Hobbit" de JRR Tolkien ou "Harry Potter" de J.K Rowling. Mas tambem adoro ler outro tipo de livros, por exemplo, agora estou a ler a "Aparição" de Vergilio Ferreira, "Veronica decide Morrer" de Paulo Coelho e ainda vou ler depois "A Última Amante de Hachiko" de Banana Yoshimoto, "A Missão de Sabriel" de Garth Nix e "O Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa.

Já agora Fuko_kirisawa tu que disseste que adoras livros de mitologia celta podes dizer uns para eu tambem ir lendo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Livros de mitologia celta, lembro-me de ter lido um que um amigo meu me tinha emprestado, mas já foi há algum tempo chamava-se "Contos da Mitologia Celta" de Laura Vaconcellos, lembro-me que gostei mas não me lembro de grande coisa porque já li há dois anos atrás. Também há outro que um amigo meu tinha mas que eu não li chamava-se "B a da mitologia celtica" e era de um qualquer coisa Tierry ou Tierry qualquer coisa. :P O meu amigo disse que gostou mas não te posso dar a minha opinão pessoal já que não o li. Não me lembro de mais nenhum neste momento já que eu me interesso mais por mitologia grega. :P Talvez a kage saiba mais.

Já começas-te a ler a "Aparição"? É que eu vou ter que ler esse livro para a disciplina de literatura e ouvi dizer que era um livro muito pesado. Estas a gostar?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais