Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Lopson

Conceitos básicos sobre ficheiros de vídeo

36 mensagens neste tópico

Pena o Nut nunca mais ter "dito" nada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei se devia criar novo tópico se postar neste. Sendo sobre ficheiros de vídeo e também snedo discutido o seguinte assunto, posto aqui.

Então é o seguinte.

Graças ao mkvtoolnix e ao AVC2AVI consigo retirar os h264 e torna-los em ficheiros avi, compatíveis com, por exemplo, sony vegas e possível de editar.

Já experimentei o mesmo em blu-ray's. Mas existem uns em que não acontece o mesmo: os Blu-ray's da THORAnime fansub.

O vídeo não dá no MPC, diz que falta algum codec mais grande texto (se quiserem mando print), logo também não dará em programas para editar.

Já experimentei muitas formas, usando os mesmos programas do costume, o "mmg.exe" do mkvtoolinx, fui ao google (e à ajuda da THORA, segui um tópico que por la meteram sobre DXVA aqui, etc etc.

Tenho conseguido avi's possíveis de ver, mas impossíveis de editar.

Alguma sugestão?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Falando de um ponto de vista puramente teórico, só tens conseguido meter H.264 em AVI porque tens tido sorte.

Como eu já devo ter escrito por aí, o AVI funciona na base de ter os fotogramas todos seguidos e apenas com dependencias dos anteriores. O MPEG-4 (e portanto H.264) manda esta lógica às urtigas e podes ter fotogramas a referenciar futuros. Para encaixar isto em AVI é preciso fazer umas trocas de como os fotogramas são guardados, metendo todos os fotogramas futuros no ficheiro antes de serem referenciados. Isto significa que o splitter tem de ser capaz de andar à pesca das coisas no ficheiro e há limites para tudo. Os ficheiros da THORA devem usar mais referencias do que o teu splitter para AVI consegue digerir.

Metam na cabeça: H.264 (Hi profile) não foi feito para ser editado. Se tiverem sorte e conseguirem, ainda bem para vocês, mas considerem isso uma excepção e não a regra.

Se queres editar, considera fazer reencode para outro formato. Até pode ser para H.264, desde que seja Intra-frame only.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, de meros mkv's tenho conseguido sempre. Se bem que só funciona as vezes ao colocar no sony vegas.

Sony vegas aceitará mp4, mas depende sempre dos codecs penso eu, tentarei depois coisas.

Intra-frame é exactamente o quê?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Vegas usa o Quicktime para abrir mp4. Deve dar para extrair as faixas de um MKV e meter em mp4, desde que o QT engula há de funcionar.

Intra-frame é usar apenas I-frames (fotogramas que não têm referencias a quaisquer outros). Sistemas de edição tendem a usar este formato. No caso do x264 é meter 0 reference frames. Desta maneira podes ir directamente a/editar qualquer frame sem ter de andar à pesca*.

É claro que isto significa que se fica com um ficheiro muito maior se quiseres ter qualidade decente. Mas isso é normal em ficheiros para edição.

*: isto não é bem assim em H.264, mas faz de conta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se usares MeGUI para encodar, é só escolher o que disser "1-Pass: Lossless".

Obviamente, vai-te ocupar algum espaço, mas como é H264, não é tão grande como se metesses em YUV. Podes também experimentar Lagarith, que é um codec VFW lossless porreiro e rápido de encoding e decoding.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Posso bem esquecer e procurar outras sources portanto.

Mas antes, retirar outra dúvida: o que significa DTS?

Os vídeos que ao qual não me é possível editar, diz que se tem DTS.

Por exemplo, aqui ( http://www.thoranime.org/?p=1019 ): o ACC tem DTS, o tal que não consigo extrair. Quanto ao special do Denzel, que não tem DTS, já consigo tudo muito bem.

Edit: a dúvida mantém-se, mas descubro que pode nem ser por causa de DTS. Tekkon Kinkreet também não consigo usar e não denuncia DTS nos dados dos files no website da THORA

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

DTS é um codec tipo AC3 e LPCM que vem em DVDs desde quase sempre.

Wikipedia

Estás a tentar extrair com quê?

E depois de extraído, a ler com quê? No foobar precisas do foo_input_dts. Nos outros não sei. Nos DirectShow-based, basta ter CCCP/FFDShow instalado que aquilo vem com decoder DTS.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estás a tentar extrair com quê?

O costume, MKVextractor. E depois mux no AVC2AVI. Outras coisas também não funcionam como eu quero (para este tipo de ficheiros cujos não me permitem editar AKA não lhes deixa com todos os detalhes, como pixel rate (dados do video), dados do audio, etc).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Damn, tal coisa não dá no Vista, segundo Google. Ou melhor, dar dá, tem é que se desligar uma cena (que não sei onde) que segundo me recordo não convém desligar.

http://www.alexander-noe.com/video/amg/

AVI-Mux GUI 1.17.8 only works with the compatibility mode being enabled. The reason is not Windows Vista, but rather that I didn't include the major version number 6 (5 is 2k/XP) in the OS version check. This results in an error. So in the end, it turned out not to be a problem of Vista, but one of AVI-Mux GUI...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hã? Liga o modo de compatibilidade para Windows XP.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei como se faz isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(Ou não viste a minha MP ou estás no AniMatosinhos)

Devo ser n00b ou algo assim u.u' lado direito em cima do dito cujo icon?

Tem la "executar como administrador", é isso?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Propriedades > Compatibilidade > etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0