Oxigen_Waste

Vagabond

27 mensagens neste tópico

Bem, aínda tentei procurar um tópico previamente existente, mas pelos vistos não havia. Recentemente tenho-me vindo a afundar em Vagabond e devo dizer que é dos melhores trabalhos que já tive o prazer de ler. Algum outro seguidor para discutir?  ???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hum, sendo então tu o criador do tópico, bem podias ter dito qualquer coisita sobre o mesmo... : /

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, tendes razão.

Ora, Vagabond é uma manga Seinen com bastante popularidade até, da autoria de Takehiko Inoue, conhecido autor de Slam Dunk (não deixem que este pormenor vos engane, eu também não gostei nada de Slam Dunk, mas aqui o homem demonstra que tem um talento bastante considerável). :

Vagabond21.jpg

Fica uma pequena premisse inicial da série:

Growing up in 17th century Sengoku era Japan, Shinmen Takezou is shunned by the local villagers as a devil child due to his wild and violent nature. Running away from home with a fellow boy at age 17, Takezou joins the Toyotomi army to fight the Tokugawa clan at the battle of Sekigahara. However, the Tokugawa win a crushing victory, leading to nearly three hundred years of Shogunate rule. Takezou and his friend manage to survive the battle, and afterwards swear to do great things with their lives. But after their paths seperate, Takezou becomes a wanted criminal, and must change his name and his nature in order to escape an ignoble death. Based on the book "Musashi" by Eiji Yoshikawa, Vagabond is a fictional retelling of the life of Miyamoto Mushashi, often referred to as the "Sword Saint" - perhaps the most famous and successful of Japan's sword fighters.

Se a história vos parecer pouco envolvente, só digo isto: tentem. A sério, vale mesmo a pena... este belo conto já vai nos seus 27 tankōbons, dos quais 26 foram já editados em Inglês. (assim é que é trabalhar rápido). Qualquer fã de Blade Of The Immortal ou Kenshin devia mesmo dar uma vista d'olhos a Vagabond, que é uma obra de arte bastante interessante.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tive a oportunidade de ler alguns bons volumes e a primeira impressão que tive foi de um manga bastante bom mesmo. Continuei a ler e acabei por me cansar. Acho que o Takehiko Inoue "arrastou" bastante o argumento... Sim, acho que é mesmo esse o ponto fraco do manga. Enquanto outros mangas com samurais famosos como por exemplo Lone and Wolf (Samurai Executioner) um dos pontos fortes é o argumento, que é muito mais sólido.

Ah, e não gostei da comparação que fizeste com Blade Of The Immortal. Blade Of The Immortal tem um artwork completamente diferente de Vagabond (que apresenta imagens muito mais estáticas -parece quase um art-book, e não banda desenhada) além de que Blade mistura a história do Japão medieval com uma boa dose de fantasia. Em Vagabond não.

Enfim, acredito que haja muito boa gente que adore Blade e não ache Vagabond tão interessante.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obviamente Blade Of The Immortal é bastante superior, mas acho bastante justo, sendo que ambas são mangas altamente estilizadas e com temáticas bastante semelhantes. Se o estilo visual é diferente ou não, parece-me irrelevante.

Mas claro, acho que qualquer bom conhecedor de manga sabe que Blade Of The Immortal é infinitamente superior, o que não quer dizer que Vagabond seja mau. Só por curiosidade, quantos volumes leste?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obviamente Blade Of The Immortal é bastante superior, mas acho bastante justo, sendo que ambas são mangas altamente estilizadas e com temáticas bastante semelhantes. Se o estilo visual é diferente ou não, parece-me irrelevante.

Mas claro, acho que qualquer bom conhecedor de manga sabe que Blade Of The Immortal é infinitamente superior, o que não quer dizer que Vagabond seja mau. Só por curiosidade, quantos volumes leste?

Li uns 14 volumes.

Já agora, não concordo com Blade Of the Immortal e Vagabond corresponderem a uma temática semelhante. Okay, ambos são mangas passados no Japão com samurais, mas isso não quer dizer que sejam semelhantes, sabendo que existem milhentos mangas de samurais... Blade Of The Immortal passa-se num período intemporal, eu acho, é dificil definir em que período o manga é passado. Segundo o que li, passa-se em no século XVI/XVII. Já Vagabond passa-se no século XV. Aliás, tal como deves ter reparado em Blade Of The Immortal fazem a referência de Miyamoto Musashi.

A diferença do estilo Visual é imensa e quer dizer bastante. Demonstra bem a diferença que existe entre eles. Tal como já disse, Blade Of The Immortal é uma obra fantástica, e muito pouco histórica. Vagabond é o contrário. E a diferença de art-work evidencia-o.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente o artwork separa-os categoricamente... se bem que continuo a não achar que seja significante no processo de absorção do conteúdo.

E quanto às temáticas semelhantes, falo não só de ambas tratarem de samurais (sim, pode haver mais umas 500 mangas sobre isso, mas boas, são 3... Blade, Vagabond e Kenshin,era isso que queria dizer), mesmo as personagens são algo semelhantes, se bem que sempre diferentes e completamente independented, não houve aqui plágio nenhum.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E quanto às temáticas semelhantes, falo não só de ambas tratarem de samurais (sim, pode haver mais umas 500 mangas sobre isso, mas boas, são 3... Blade, Vagabond e Kenshin,era isso que queria dizer),

Epa, então e Lone Wolf and Cub?!  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens razão... lapso meu. Admito que tem muita qualidade... mas eu não gosto. Não me consigo ligar de forma nenhuma ao Ogami Itto. Mas sem dúvida, uma grande manga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro Vagabond. É o meu manga favorito, por diversas razões: o artwork é simplesmente magnifico, segue a um bom ritmo o livro de Eiji Yoshikawa (apesar de por vezes se alongar um bocado, mas são passagens necessárias para a transmissão mensagem visual, patente em todos os volumes), bom "livro" de história japonesa e os personagens são fantásticos. É "perfeito".

Blade é outra série que gosto imenso. Tudo é conjugado em perfeição, não se vêm elementos que se sobressaiam em demasia. Isto em relação à história, personagens, enredo... porque o que realmente é muito belo é a força do artwork, principalmente nos movimentos e batalhas.

Oxigen_Waste, permite-me discordar, mas considero Vagabond superior. É difícil de os julgar quando são séries que não têm muita ligação, mas precisamente por o artwork em Vagabond ser mais expressivo e representativo (olha-se para um personagem, toda a sua posição, roupa, expressões faciais e corporais, o ambiente que o envolve, dizem tudo, as palavras não são necessárias). Este tipo de desenho prende-me imenso.

Toda a obra dos dois autores é fantástica. De Samura, a compilação que a Dark Horse lançou, Ohikkoshi, mostra um lado diferente do autor mas o artwork aí perde a sua expressividade. Não deixa de ser uma excelente compilação e não me arrependo nada de a ter comprado. Assim como compro Blade e Vagabond em inglês, DH e Viz respectivamente, e continuarei a comprar, como também comprarei Real, Slam Dunk e os artbooks de Takehiko Inoue.

São obras que valem mesmo verdadeiramente a pena serem seguidas.

Interlude_advanced toda a obra de Kazuo Koike também é muito boa. Crying Freeman, Lone Wolf, Samurai Excutioner, tudo do melhor.

Já agora de samurais recomendava: Satsuma Gishiden e Shigurui (muito "forte" este).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro Vagabond. É o meu manga favorito, por diversas razões: o artwork é simplesmente magnifico, segue a um bom ritmo o livro de Eiji Yoshikawa (apesar de por vezes se alongar um bocado, mas são passagens necessárias para a transmissão mensagem visual, patente em todos os volumes), bom "livro" de história japonesa e os personagens são fantásticos. É "perfeito".

Blade é outra série que gosto imenso. Tudo é conjugado em perfeição, não se vêm elementos que se sobressaiam em demasia. Isto em relação à história, personagens, enredo... porque o que realmente é muito belo é a força do artwork, principalmente nos movimentos e batalhas.

Oxigen_Waste, permite-me discordar, mas considero Vagabond superior. É difícil de os julgar quando são séries que não têm muita ligação, mas precisamente por o artwork em Vagabond ser mais expressivo e representativo (olha-se para um personagem, toda a sua posição, roupa, expressões faciais e corporais, o ambiente que o envolve, dizem tudo, as palavras não são necessárias). Este tipo de desenho prende-me imenso.

Toda a obra dos dois autores é fantástica. De Samura, a compilação que a Dark Horse lançou, Ohikkoshi, mostra um lado diferente do autor mas o artwork aí perde a sua expressividade. Não deixa de ser uma excelente compilação e não me arrependo nada de a ter comprado. Assim como compro Blade e Vagabond em inglês, DH e Viz respectivamente, e continuarei a comprar, como também comprarei Real, Slam Dunk e os artbooks de Takehiko Inoue.

São obras que valem mesmo verdadeiramente a pena serem seguidas.

Interlude_advanced toda a obra de Kazuo Koike também é muito boa. Crying Freeman, Lone Wolf, Samurai Excutioner, tudo do melhor.

Já agora de samurais recomendava: Satsuma Gishiden e Shigurui (muito "forte" este).

Também concordo que Vagabond é muito superior a Blade of Immortal(que gosto muito), mas são estilos diferentes, um não tem nada a ver com o outro, Vagabond conta uma história real da maneira mais gráfica possivel; algo que não tem nada a ver com Blade of Immortal que é um Seinen mais ao estilo de Berserk em termos gerais, e Rurouni Kenshin não tem mesmo nada a ver com Vagabond.

Oxigen_Waste: Dizes para as pessoas não pensarem em Slam Dunk, mas eu digo exactamente o contrário, o enorme sucesso de Slam Dunk prova o quam bom ele é, e a grande arte que já tinha na sua altura não foge muito aos trabalhos mais recentes de Inoue Sensei, sendo Vagabond a masterpiece delas todas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wow, foi o autor do Vagabond que fez o Slam Dunk?

Que salto enorme de tema, não fazia mesmo ideia nenhuma, tanto que o artwork não é comparável a meu ver. Evolui muitissimo então.

Tanto Vagabond como Blade of the imortal ten estado na minha lista de manga para ler. Nunca ouvi uma critica directa de ambos os mangas e o estilo dos dois é muito bom, tenho de me apressar a ler isto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de Vagabond, mas larguei depois que a Conrad resolveu transformar em livro de luxo.

A fase mais fraca ao meu ver é do Kogiro, o autor se alongou muito na trama. :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vagabond é simplesmente viciante excelente manga

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou neste momento a ler a vagabond e, gostaria de vos expressar o meu contentamento por ter o prazer de ler esta fabulosa manga.

O autor se inspirou no maior samurai de todos os tempos, o herói para muitos criadores de mangas que todos vós gostam de ler, a referência por excelência, mas acima de tudo o invencível guerreiro:

- Miyamoto Musashi (宮本武蔵) (Miyamoto, 1584 —  13 de junho (19 de maio no calendário japonês) de 1645) foi um famoso samurai japonês, criador do estilo de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu.

Miyamoto Musachi Travou o seu primeiro duelo aos 13 !!! anos e, a partir dai foi um duelista invencível, travou mais de 60!!! duelos e nunca saiu derrotado, alguns deles com mais que um oponente ( só para terem uma ideia, um samurai que ganhasse mais de 5 ou 6 duelos e morresse a duelar no seguinte já iria ser uma lenda... ) e para adoçar ainda mais esta proeza, a maioria dos duelos que travou foi com uma espada de madeira que ele próprio criava!!!

Travou o seu primeiro duelo aos 13 !!! anos.

Depois de vencer Sasaki Kojiro na ilha de Ganryūjima ( seu maior rival e outro grande espadachim no seu tempo ), não voltou mais a duelar e criou a sua escola e o estilo de luta. mais tarde escreveu o "livro dos cinco-anéis" que é uma referencia nos livros de esgrima e estratégia  muito elogiado por generais de guerra.

Sobre o autor da manga, como o podem criticar, até mesmo o seu desenho se foi das poucas mangas a ganhar um prémio internacional "Cultural Affairs Media Arts"???

Aconselho vivamente este manga que tem muito sobre a historia do pais que produz o que nós mais gostamos e que tem nela o heroi de todos os nossos criadores!!!

Para conhecerem um pouco mais sobre este verdadeiro guerreiro visitem-no na wikipedia que lá encontram um pouco mais.

Abraço a todos e obrigado!!!   

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho vindo a acompanhar Vagabond há uns tempos. Quando comecei a ler não sabia que a história falava sobre Miyamoto Musashi e fui engraçado só ter descoberto isso lá para o capitulo 20. Na minha opinião, a maior diferença em relação a  outras mangas é que já sei a história antes de a ler, o que por um lado torna-se interessante ver como o autor interpreta a história, por exemplo, Musashi, na realidade dorrotou grande parte dos adversários com um boken em vez de uma espada com lamina e nunca derrotou 80 samurais de uma vez como é  obvio :P

Em relação à artwork, está ao nível da história, ou seja, das melhores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho vivamente esta manga!!!

Cada pagina é uma obra de arte, ou seja, um trabalho espectacularmente detalhado e muito bom!!!

li agora os capítulos 161/162 onde kojiro encontra musachi na batalha de sekigahara... Sem palavras... Simplesmente bruta...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho a colecção até ao capítulo 180, mais ou menos. Adoro esse manga. Tem grande valor afectivo por que foi dos primeiros que comprei. comecei a ler com 14 anos, secalhar um bocado novo para um seinen tao seinen x). Acho que vou reler a colecçao este verão :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ninguém anda a ler isto?

Saíram 2 caps à pouco (304, 305).

O Inoue deve andar a encher chouriços para não chegar já ao Musashi vs Kojiro.

Estes capítulos são engraçados mas não passam daí.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tinha planeado há algum tempo ler Vagabond. Só pelo traço magistral de Inoue Takehiko vale a pena ler mas a história também me parece boa.

São 34 volumes e penso que ainda não acabou :o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais