Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Foz

Ensino

82 mensagens neste tópico

Superior, ainda não sei, dia 17 a gente fala xD.

Secundário. Uma vergonha, acho que a nossa ministra precisava de uma visita à escola para ver a porcaria que anda a fazer...

É tudo demasiado fácil, se tiverem oportunidade dêm uma vista de olhos ao exame da 1ª fase de ingles, e riam-se comigo. Todos os exames à excepção daqueles que dão entrada em grandes cursos, tais como o ex de MAT, FQ, BIO/GEO, foram complicados o resto era fácil. Isto leva-me a pensar que o estado quer que a gente estude pk ganham com isso, mas quer que a gente estude para burro!

Ora uma pessoa que quer seguir medicina vai chegar à faculdade sem entrar nunca num laboratório? sem saber fazer um relatório? E isto que têm acontecido desde que acabaram os TLBs e os TLQ, muita gente não sabe como medir de uma proveta, e achar um gradiente de concentração apontando os dados enquanto decorre a experiencia.

Acho que o nosso ensino está na merd@ especialmente sabendo que à uns anos, formavamos dos engr informaticos e eletroctecnicos mais competentes do mundo. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade, na minha turma apenas 3 pessoas irão seguir e eramos 27, dos 53 finalistas 8 vao ingressar na faculdade, o mesmo acontece em escolas do concelho e de todo o pais

Eu pergunto-me, se o governo quer que a gente estude pa burro, eles que digam porque eu fico em casa e aprendo mais... Eles devem gostar muito de ver licenciados nas ruas a protestar por desemprego, porque tiveram uma media inferior a 12...

Eu não gosto da escola, mas acho que o governo já está a abusar e a comprometer os nossos estudos, futuros e opurtunidades demasiado!

concordo penamente...

e com as reformas tambem...agr tao numa de aumentar os anos de serviço e a reforma (agr ta nos 65 anos n e?)...mtas pessoas cm essa idade ja n tao em codiçoes para trabalhar, especialmente no ensino em k e necessaria uma particular atençao e concentraçao!!falo por experiencia pk o ano passado (11º) tive um stor de FQ (disciplina nuclear) cm 63 (s n m engano) aparentement n se podia reformar pk faltavam anos de serviço ou assim, conclusao saimos de la a saber praticamente o mesmo k kando entramos! logo na primeira aula disse uma cena qualker ao contrario (pa anotar no caderno) e embicava k era assim, s n fosse um colega a reparar k no livro tava diferent ainda iams ter problemas nos teste, e cm s isso n bastasse era surdo k nem uma porta (era perciso berrar para ele ouvir, isto kando n xegavams ao cumulo de começar a acenar)...os testes eram o copianço total, so k como ng sabia nda (fora os k s matavam a estudar em casa, mas mesmo assim os testes eram supostament lixados) hove pa i uns 3 teste com media geral d 6 valores ou assim...dps fosmos ao conselho directivo fazer queixa cm abaixo assinado dos alunos e dos pais: aparentemeste ele ja tinha mais queixas e ja so podia fcar cm 3 turmas por ano e n mais d um ano seguido...n sei s foi simpatia dle (pk ele ate era mto boa pessoa e nca kria k ng xumbasse e era simpatico e isso) ou ke mas so houve uma nega (eu tive 13 cm 3 testes positivos no ano tdo - o melhor 12.5 valores - houve 3 15 - os alunos k o stor "tinha medo")...

Bem agr imaginem kantos stores assim devem haver (aposto k n sao pocos)...mesmo k digam k o secundario ta facil (n posso comparar) este tipo de situaçoes n ajudam em nada! e como se isso n bastasse as medias em portugal no geral são mto altas (saude nem se fala...) em comparaçao aos outros paises, ja para nao falar das opçoes de emprego, e salarios....ha imensas areas em k portugal n tem nada, ou quase! depis queixam-se q os genios portugueses s vao embora (mas so dps d s sairem mto bem no estrangeiro pk ate nem s sabe da sua existencia)...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mensagem unida a: 11-09-2007, 06:03:01[/size]


No meu curso a media de entrada aumenta, consequentemente o nº de pessoas também.

Deves-te ter enganado ai. ; )

Ya, enganei-me, é o contrário. O número de pessoas que quer entrar para o meu curso aumenta, consequentemente a média também.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nymia cuidado >>>7º Não é permitido o uso de abreviaturas "à la irc" tipo "mt, n, nd, kiduxa" etc.

Em relação ao ensino não tive grandes queixas. Bolonha acho que foi benéfica para o curso em que eu estava ( LEEC-> MIEEC ) porque desapareceram cadeiras que tinham pouca aplicação sendo substituidas por outras mais uteis. No inicio do curso passou também a haver uma revisão de matemática e fisica, duas disciplinas essenciais para o arranque do curso ser positivo. As aulas práticas são de 2 horas e tendo cada pessoa 5 cadeiras acho que 10 horas semanais de práticas não é mau. Sendo que nos anos seguintes do curso a componente prática aumente.

Uma outra boa medida foi o aumento de 2 anos da validade das provas de ingresso para a faculdade. Se uma pessoa tira um 20 a matematica e tira um 8 a fisica. No ano seguinte só precisa de se preocupar com fisica porque a prova de matematica tem uma validade de 2 anos. Facilita bastante as coisas para quem ficou retido por uma só disciplina e não tem que se preocupar com as outras outra vez.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nymia cuidado >>>7º Não é permitido o uso de abreviaturas "à la irc" tipo "mt, n, nd, kiduxa" etc.

Em relação ao ensino não tive grandes queixas. Bolonha acho que foi benéfica para o curso em que eu estava ( LEEC-> MIEEC ) porque desapareceram cadeiras que tinham pouca aplicação sendo substituidas por outras mais uteis. No inicio do curso passou também a haver uma revisão de matemática e fisica, duas disciplinas essenciais para o arranque do curso ser positivo. As aulas práticas são de 2 horas e tendo cada pessoa 5 cadeiras acho que 10 horas semanais de práticas não é mau. Sendo que nos anos seguintes do curso a componente prática aumente.

Uma outra boa medida foi o aumento de 2 anos da validade das provas de ingresso para a faculdade. Se uma pessoa tira um 20 a matematica e tira um 8 a fisica. No ano seguinte só precisa de se preocupar com fisica porque a prova de matematica tem uma validade de 2 anos. Facilita bastante as coisas para quem ficou retido por uma só disciplina e não tem que se preocupar com as outras outra vez.

peço desculpa, mas e que da jeito!! torna-se muito mais rapido!! mas de quiseres posso editar...

isso dos exames foi das poucas coisas boas que fizeram...

Agora com Bolonha ja n se pode faltar tranquilamente as aulas da universsiddade, apos a 3ª falta sem justificação a cada cadeira desconta x% na media final (ja n sei ao certo quanto era...)

e eu a pensar que ia ter uma vida uneverssitaria tranquila...x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que eu vejo é que cada universidade (ou até mesmo cada docente responsável de cadeira) faz do conceito de Bolonha o que quer.

Na minha universidade não conheço o conceito de "falta", nem tivemos cadeiras de matemática e fisica preparatórias (o que acho lamentável, visto que ajudariam montes de pessoas).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de bolonha:

Após 3 falta, tás chumbada a essa cadeira.

Depois de bolonha ( pelo que tu disseste):

Após 3 falta, desconta x% da nota final.

( isto em relação a aulas práticas. Em relação às aulas teoricas pelo que ouvi continuam a ser sem faltas )

Acho que está melhor como está depois de Bolonha sinceramente....

@Nymia, não precisas de editar. Apenas é a maneira correcta de escrever, ajuda no futuro pois cometes menos erros, se usares o firefox ele mostra-te os erros automaticamente e se for tudo escrito com abreviações torna-se mais difícil de ler e até pode tirar a credibilidade ao próprio post. Como vês, é só vantagens de escrever o nosso belo Português correcto.

@Foz, a faculdade de que eu estava a falar é a Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, uma das mais conceituadas a nivel europeu no curso de Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Fazia parte do projecto SOAP que era fazer revisões de Matemática, Fisica e Quimicia o que ajudou bastante a quem a teve. Eu infelizmente quando entrei, Bolonha ainda não estava implementada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para colocarem bolonha no meu curso foi muito complicado. É um curso com 4 anos e passar para 3 era quase impossivel porque assim não nos davam a instrução completa e provavelmente entravamos à nora no mundo do trabalho. Por isso proposeram um curso de 4 anos, se foi aceite ou não já não sei, mas a verdade é que só os do primeiro ano (proximos caloiros) é que vão entrar em bolonha, nos anos seguintes não mexeram.

[br]

Mensagem unida a: 10-09-2007, 23:00:23


Antes de bolonha:

Após 3 falta, tás chumbada a essa cadeira.

Na minha era só se faltasses 1/3 das aulas, dependendo assim da cadeira.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o que me disseram em relaçao a bolonha foi que aumentaram muito a quantidade de praticas (que passaram a ser praticamente so cadeiras praticas) de modo que mesmo podendo faltar as teoricas, como elas sao poucas nao faz grande diferença...

mas voces devem estar melhor informados que a mim ainda me falta um ano pa levar com isso em cima!! :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho q ninguém está bem informado sobre Bolonha.

Até pq a discrepância das decisoes e argumentos entre os cursos aprovados e rejeitados pla equipa responsavel é tanta que só isso dá uma visao do subjectivo da questao.

Para mais a meu ver Bolonha nao tem linhas tao precisas como aquelas q aki vejo expressas. Isso parecem-me situaçoes de cursos/areas cientificas especificas, cujas linhas orientadoras se tornam, similares por serem discutidas pelos varios docentes da area (de varias universidades) em conjunto.

Bolonha sao só sujestoes vagas de implementaçao de ums nova filosofia de ensino. No qual sem duvida se destaca a prevalencia pla aquisiçao de competencias de auto-regulaçao do estudo.

Mas isto é o q eu penso, pq deveras tive dificuldades em orientar os miudos do secundario no ano transacto, com todas as diferenças q se vê de universidade p universidade e de tipo de cursos p otros. Ate eu me perdia...

A maioria dos posts daki pareceram ser de pessoal das areas informaticas, p mim pior q japones!

Contudo, algumas realidades expressas parecem-me bem distintas das 2 areas q eu frequentei em termos de ensino superior. Mas isso puderá-se dever às orientaçoes especificas adoptadas no nosso país em cada curso, área, universidade.

Sim, pq qto a secundário eu nem comento sob pena de nao me calar!

Pq o ensino secundario tá lastimoso.

Claro q ha uma ou otra disciplina mais complicadita, mas no geral o desespero p que os alunos passem é tanto... Os exames até os acho ofensivos! p os próprios alunos, de tao basicos q se apresentam, parece q estao a passar o atestado de parvitos aos alunos de secundario.

P ja nao mencionar q aki vós ingnoraste os incriveis RVCC p oferecer o secundário (se o secundario tá mto facilitado apos a ultima reforma, o RVCC enfim... é o jackpot p quem nem mesmo assim aproveitou) e os magnificos pós 23 p entrar na universidade mesmo sem secundario feito, pq o q nós queremos é mtos alunos e dinheiro... as universidades tao em crise economica! E ja ha mto prof veinculado sem nada p fazer...

Ainda relativamente ao secundario, as ex-disciplinas laboratoriais nao só eram fantasticas p subir médias (eu q o diga) como tinham mta relevancia p quem seguia determinadas areas. Óutras areas era dispensavel e pena q a oferta educativa, por gestao de recursos, nao pudesse oferecer otras coisas mais significativas.

Contudo, saber fazer relatorios é do mais util possivel, é tranversal a diferentes areas e saberes, siga-se depois q area se siga!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma outra boa medida foi o aumento de 2 anos da validade das provas de ingresso para a faculdade.

Pois, isso é excelente. Mudei de curso entrando outra vez pelo regime geral, que é muita mais certo e nem tive de repetir os exames, lol.

@Foz, a faculdade de que eu estava a falar é a Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, uma das mais conceituadas a nivel europeu no curso de Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Fazia parte do projecto SOAP que era fazer revisões de Matemática, Fisica e Quimicia o que ajudou bastante a quem a teve. Eu infelizmente quando entrei, Bolonha ainda não estava implementada.

lol, escusava-se o pedantismo universitário. x)

Anyway, aulas preparatórias era boa ideia; mas eu entrei no 1º ano de Bolonha e não tive nada disso! :o Foi só na tua faculdade?[br]

Mensagem unida a: 11-09-2007, 08:31:01


@Stek: não percebi.. és aluna universitária ou trabalhas num ambiente universitário?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora nada disso.

Ultimamente foi mais numa secundaria (agrupamento escolar melhor dizendo) -> trabalho.

Eu ja tou ultrpassada de data! Ta visto.

Bem, como eu penso continuar a fazer cursos atras de cursos pq gosto de mta coisa e meti na cabeça q havia de faze-los todos. Pode continuar a considerar-me universitaria, hoje e sempre!Eu nao tou p fazer um curriculo focado numa area so. Prefiro ir fazendo licenciaturas e cursos profissionais de areas distintas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, como eu penso continuar a fazer cursos atras de cursos pq gosto de mta coisa e meti na cabeça q havia de faze-los todos. Pode continuar a considerar-me universitaria, hoje e sempre!Eu nao tou p fazer um curriculo focado numa area so. Prefiro ir fazendo licenciaturas e cursos profissionais de areas distintas.

omg, e tens dinheiro e tempo pra toda essa diversão universitária!? :o

lol, very nice! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entao e tu q nem trabalhas tens dinheiro p tanta NET?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lool. Touché. x)

Mas se já trabalhas, deves ter de fazer uma grande ginástica com o tempo para ainda poderes "ir fazendo cursos atras de cursos". ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso problema meu.

Agora em termos de custos, otra coisa q é hedionda é o sistema de bolsas do Ensino superior. Nao sei como funciona além mar, ou p alem das 2 instituiçoes q frequentei ate agora... mas ate onde me leva a minha experiencia nao é plo necessitar q ta dao ou nao, é plos compadrios ou sorriso e o vou com o 'teu focinho' ou nao vou e ate te vou humilhar, mas no final nao levas nada.

O pessoal dos serviços de acçao social é tao frustrado c a vida q usa o poder q tem p dar ou nao dar bolsa, pois é a unica forma de se sentirem alguem na vida!

E bem, eu acho um pco pervertida a visao q dao ao aproveitamento hipotetico dos exames de secundaria. A meu ver a ideia baseava-se mais na hipotese do aluno poder testar se havia tomado a opçao correcta no acesso ao superior ou ao decidir integrar o mercado de trabalho apos o secundario, pudendo nao ser prejudicado e voltar a escolher um novo rumo p a sua vida (sem ter de realizar novas provas). Nao tanto aproveitar o exame X e concentrar-se no Y p subir medias, ainda q essa tb seja uma possibilidade!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não posso falar de como era antes de Bolonha na 1ª pessoa pois já entrei o ano passado com o processo de Bolonha...

Bem eu já passei o meu primeiro ano pelo processo de Bolonha e o que tenho a dizer é que trabalha-se mais (pelo menos via colegas meus de design de um curso ainda não abrangido por Bolonha a fazerem rigorosamente nada), sozinho ou com colegas e os professores a maior parte deles não fazem nada a não ser deambular pelas salas de aula a ver como os trabalhos estão a correr (quando não estão no Messenger ou a falar com algum colega de trabalho em plena aula, só nos dão fotocopias /o/, ou aulas de meia hora fora isso trabalhar que também faz bem e claro se estamos ali para tirar o nosso curso nos é que temos de fazer pela vida... pelo menos é o que consegui tirar da minha pequena experiência, pode ser que seja só do sitio onde estudo talvez?

Pois e aquela coisa de quem só tira um curso de primeiro nível de Bolonha não tirar o mesmo rendimento do que um licenciado pelo regime anterior também não me entra bem, trabalhamos mais só que com a diferença dos cursos serem de menos duração...

Basicamente Bolonha veio para que o pessoal que estuda e queira um ordenado mais chorudo em vez de ficarem os 5 ou 4 anos na universidade ficam 6 /o/, 3 anos para um curso de primeiro nível + 3 para um de segundo ou mais ou menos isto.

(esta ultima parte não sei a 100% mas pelo menos foi o que me disseram ainda não tive pachorra para ler o documento)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bolonha deveria ser mais uma forma de encarar o Ensino Superior do que anos ou q raio seja.

Nao se pode falar das diferenças pq ainda nao ha Bolonha a tempo suficiente p qualquer comentario válido na área.

Mas os anos nao se reduzem, isso é treta.

Enfim, nao tenho mto jeito p expor isto (acho melhor q alguem c mais jeito p nao dizer asneiras o faça) mas a meu ver basta fazer analogias c o antigo sistema portugues: bacharel, licenciado, mestre, doutorado. (tinhamos 4 niveis é a diferença)

Pois diferenciavamos os cursos de cariz mais teorico das universidades (as licenciaturas 4; 4,5, 5 ou mais raro 6 anos) dos cursos mais tecnicos do politecnico (os bachareis de 3 anos). Depois havia os mestrados e doutoramentos.

Os bachareis eram isso mesmo pq tinham na sua genese uma perspectiva diferente. Mas pareciam uma desonra! Entao começaram todos a querer ser licenciaturas... e plo tempo do Guterres lá se fez a vontade a enfermeiros, professores primarios, etc. Todos os cursos passaram a ser licenciaturas ou a haver a possibilidade de o ser - 3 anos bacharel + 1 licenciado.

As pessoas nao conseguem ser felizes por serem o que soa e como sao. Triste! E lá passou tudo a Doutor.

Isto faz-me lembrar a coordenadora de um dos meus cursos profissionais q teimava q devia ser equivalente a bacharel e incutia isso nos formandos. É um profissional nivel 3 percurso formativo tipo 5, e a categoria nao vai no titulo. Acho q deveria ser de outro nivel e considerado obrigatoriamente pos-secundario e por isso de otra tipologia. Mas bacharel!? Nem no tempo em q haviam bachareis!

Nao nos podemos queixar de acordos e politicos, tb somos nós c este tipo de pretensoes q lixamos o sistema!

Agora o 1o ciclo de bolonha nao trás mto de novo - eu vejos quase como os antigos bachareis.

Se bem q se estendem a areas q eu acho q com 3 anos nao faz sentido serem nada!

Nao se pode jamais dizer q em 3 anos fazes o que antes se fazia em 4 ou 5. Pq nao é válido.

Puderá haver cursos q ainda se estao habituando e encontrando novas formas de funcionar.

Mas por haver cursos q nao se conseguem adequar à reduçao de ciclos é q ha os Mestrados integrados - com curriculo e carga mto similar às antigas licenciaturas.

Depois continuam a haver os 'mestrados' chamados de mestrados profissionalizantes.

E se antes um curso p a carreira docente era uma licenciatura, agora vao passar a exigir o 2o ciclo de Bolonha, chame-se isso o q se chame.

Enfim, o sistema nao tá p mudar mto, ainda está é a arranjar forma de manter o antigo regime sob novas palavras.

No final p acederes à maioria dos sitios onde antes acedias c uma licenciatura (4-6 anos) vais passar a ser mestrada e teres (4-5 anos) de ensino superior.

Melhor a meu ver é q tens mais possibilidades de conjugares a tua formaçao -> a liberdade de curriculo proclamada no acordo de Bolonha. Podes fazer o 1o ciclo numa area e quase q seguir otra significativamente distinta no 2o ciclo. É uma especializaçao em tempo util. Pois antes terias de terminar 1o a licenciatura (estudar plo menos 4 anos) p escolheres uma especializaçao q te interessa-se mesmo em particular ou uma variante ao teu cursos q antes nao tinhas consciencia e q depois de entrares tinhas passado a vida a tentar mudar de curso (p uma area afim) e nao conseguias.

Agora se isto na pratica funcionará?!

No meu caso, talvez pela particularidade do curso/universidade sempre ouveram mtos trabalhos q ficavam nas tuas maos sem teres mta mais orientaçao.

As aulas eram para tagarelar com um par de alunos ou com a parede, depois só tinhas de ler a papelada toda q te davam p fotocopiar ou nem ta davam -> e tinhas de ir à procura dos livros assinalados na bibliografia e fazer as provas ou os trabalhos.

Qualquer coisa assim do genero...

(tenho de ir ali ver otra coisa)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente? Não quero saber, eu ainda nem sei se vou entrar na faculdade este ano, e se entrar, só daqui um ano é que poderei dar a minha opinião neste assunto, pois só daqui um ano vou ter experiência do Bolonha.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Foz, a faculdade de que eu estava a falar é a Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, uma das mais conceituadas a nivel europeu no curso de Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Fazia parte do projecto SOAP que era fazer revisões de Matemática, Fisica e Quimicia o que ajudou bastante a quem a teve. Eu infelizmente quando entrei, Bolonha ainda não estava implementada.

lol, escusava-se o pedantismo universitário. x)

Anyway, aulas preparatórias era boa ideia; mas eu entrei no 1º ano de Bolonha e não tive nada disso! :o Foi só na tua faculdade?[br]

Deve ter sido porque eram dois projectos novos, o projecto FEUP que consistia nas revisões e o SOAP que fazia as pessoas apresentarem um trabalho em equipa. E conta como uma disciplina normal. Tive pena porque no primeiro ano fiz 4 cadeiras com 10 e se tivesse tido as revisões a matéria estava muito mais fresca e certamente me safaria melhor ^.^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade. Temos professores bons e professores maus.

Muitos professores apenas dão aulas para garantirem fundos para as investigações que conduzem nas universidade para abranjer o curriculo e ganharem alguma autonomia no seu estatuto profissional.

O mais interessante, é que normalmente são os professores mais cultos aqueles que menos sabem transmitir. É como se o conhecimento se tornasse tão basico, que seria como justificar alguma coisa que se justifica por si.

Olha que na minha experiencia no IST-LEIC nao tem sido bem isso. Não em todos os casos, mas em grande maioria, os professores mais "cultos" teem sido aqueles que teem dado melhores aulas, enquanto que aqueles que dão piores aulas são aqueles que são mesmo pouco brilhantes. Mas também em informática as coisas são um pouco diferentes, os melhores professores em geral nao andam muito a fazer investigação, são é professores donos ou ligados a empresas, o que na outras areas nao acontece assim tanto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais