Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Foz

Ensino

82 mensagens neste tópico

Gostaria de entrar com um assunto que, apesar de poder ser inclinado a incitar avaianços a Portugal pela entrada das várias reformas, julgo que seja um tema que está interligado com quase todos nós.

Sugeria também que não fossem apresentados argumentos superficiais a la "o sistema em portugal está mal pkausa do governo", sem que o justificassem e dessem a conhecer as causas para tal critica.

A verdade, é que o ensino em Portugal tem sofrido imensas reformas ao longo dos últimos anos.

Desde a entrada de exames nacionais aos finalistas do 3º. ciclo, passando pela reforma do ensino geral secundário e tocando na entrada de Bolonha no ensino português superior, o nosso ensino está a tomar novas redeas, corrigindo alguns pontos negativos, mas abrindo também novas frechas e novas polémicas.

Vou dar um exemplo do ensino superior. Há 10 anos atrás, a maioria das cadeiras teorico-práticas de Engenharias tinham 4 horas por semana de aulas práticas, nas quais os alunos podiam praticar a materia acompanhados por um professor, que indicava exercicios a serem resolvidos e até resolvia muitos outros como exemplos a seguir.

Depois, reduziram para 3 horas. E para 2 horas.

Agora são hora e meia, e não tarda, abolirão todas as aulas práticas. Por um lado, incentiva o aluno a estudar com maior independência e desenvolve algum espirito critico, mas visto numa perspectiva mais prática, é dar o aluno de comer aos leões. Se poucos sobrevivem já com esta ajuda preciosa, nem quero imaginar sem ela.

E agora com Bolonha, muita gente terá que deixar passar 1 ano inteiro com apenas uma cadeira por fazer sem poder avançar nas porteriores devido aos ciclos mistos, actuais mestrados. É verdade também que abre portas para estudar lá fora e conseguir equivalências, o que é extremamente util a quem ambiciona estudar no estangeiro.

Outro exemplo, mas com a reforma do ensino secundário. Eu cheguei a dar uma olhadela a alguns livros que foram lançados "apressadamente" por parte de várias editoras empolgadas como apoio a varias cadeiras tecnicas, e via lá tanta gralha que até metia dó. Não é um problema directo do ensino em si, mas a forma como este foi introduzido submeteu as editoras a uma correria pela escolha dos professores e das instituições, como se a escolha se baseasse na melhor das m#rdas.

Apreciei acrescentarem gramática na Língua Portuguesa, visto que pessoalmente, não defendo que os poemas sejam base para uma boa gramatização. Aprecio drama, lirica, e prosa, mas mais necessário que os interpretar à boa maneira dos professores, é saber escrever um bom curriculo para quando se quizer emprego.

Claro que depois vêm os pormenores "ah e tal as pessoas precisam de alimentar o espirito da nossa cultura e da arte". Então porque tiraram do programa essencial de História até ao 9º. ano a história da arte?

Enfim, são muitas e muitas lacunas novas que surgem, e gostaria de conhecer a vossa opinião sobre o caso!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muitas praticas só servem pra subir a nota (especialmente as dos 1ºs anos), e acho q isso da reduçao do tempo de aulas é geral:

com Bolonha, as aulas por semana de TODAS as cadeiras, teoricas ou praticas, foram muito reduzidas. A filosofia é haver mais tempo para estudo independente ou assim, pelo q me disseram.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muitas praticas só servem pra subir a nota (especialmente as dos 1ºs anos), e acho q isso da reduçao do tempo de aulas é geral:

com Bolonha, as aulas por semana de TODAS as cadeiras, teoricas ou praticas, foram muito reduzidas. A filosofia é haver mais tempo para estudo independente ou assim, pelo q me disseram.

Infelizmente isso depende um pouco de cada professor. Já tive práticas bem dadas que não deixavam de fermentar um bom espirito critico da nossa parte. Mas sim, o objectivo deles foi esse mesmo, desenvolver aptidões para estudo auto-didacta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim as práticas são as aulas mais importantes dos cursos, estando eu num curso em que a experiencia prática é fundamental acho muito mal ter 2 aulas práticas (sem contar com anatomias e fisicas que servem de pouco para o meu curso) e o resto teorico. Enfim, são essas aulas que dão para faltar se forem de manhã melhor ainda, durmo mais.

Outra coisa que me surpreende é a falta de capacidade de certos professores para ensinar (falando na universidade), por muito mestres que sejam naquilo não têm  o que é preciso para ensinar. Acho que deviam ter uma formação de professores.

Enquanto isso, ainda não estou em bolonha evitando-se assim MUITOS problemas (fui para o 3º ano) e até estou satisfeita com isso.

Por agora é só porque vou jantar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que me surpreende é a falta de capacidade de certos professores para ensinar (falando na universidade), por muito mestres que sejam naquilo não têm  o que é preciso para ensinar. Acho que deviam ter uma formação de professores.

bis.

meu deus, Foz, conheces o Horacia Horta de Sist. Digitais? esse gajo exasperou-me. :-\

E o meu prof. das praticas dessa mesma cadeira tb estava o mais a leste da aula quanto era possivel...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade. Temos professores bons e professores maus.

Muitos professores apenas dão aulas para garantirem fundos para as investigações que conduzem nas universidade para abranjer o curriculo e ganharem alguma autonomia no seu estatuto profissional.

O mais interessante, é que normalmente são os professores mais cultos aqueles que menos sabem transmitir. É como se o conhecimento se tornasse tão basico, que seria como justificar alguma coisa que se justifica por si.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade. Temos professores bons e professores maus.

Muitos professores apenas dão aulas para garantirem fundos para as investigações que conduzem nas universidade para abranjer o curriculo e ganharem alguma autonomia no seu estatuto profissional.

O mais interessante, é que normalmente são os professores mais cultos aqueles que menos sabem transmitir. É como se o conhecimento se tornasse tão basico, que seria como justificar alguma coisa que se justifica por si.

Por isso defendo que devia haver uma formação (nem que seja de 1 dia) para todos os professores. Se encontro um prof assim numa aula teorica não meto lá os pés.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Superior, ainda não sei, dia 17 a gente fala xD.

Secundário. Uma vergonha, acho que a nossa ministra precisava de uma visita à escola para ver a porcaria que anda a fazer...

É tudo demasiado fácil, se tiverem oportunidade dêm uma vista de olhos ao exame da 1ª fase de ingles, e riam-se comigo. Todos os exames à excepção daqueles que dão entrada em grandes cursos, tais como o ex de MAT, FQ, BIO/GEO, foram complicados o resto era fácil. Isto leva-me a pensar que o estado quer que a gente estude pk ganham com isso, mas quer que a gente estude para burro!

Ora uma pessoa que quer seguir medicina vai chegar à faculdade sem entrar nunca num laboratório? sem saber fazer um relatório? E isto que têm acontecido desde que acabaram os TLBs e os TLQ, muita gente não sabe como medir de uma proveta, e achar um gradiente de concentração apontando os dados enquanto decorre a experiencia.

Acho que o nosso ensino está na merd@ especialmente sabendo que à uns anos, formavamos dos engr informaticos e eletroctecnicos mais competentes do mundo. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade, na minha turma apenas 3 pessoas irão seguir e eramos 27, dos 53 finalistas 8 vao ingressar na faculdade, o mesmo acontece em escolas do concelho e de todo o pais

Eu pergunto-me, se o governo quer que a gente estude pa burro, eles que digam porque eu fico em casa e aprendo mais... Eles devem gostar muito de ver licenciados nas ruas a protestar por desemprego, porque tiveram uma media inferior a 12...

Eu não gosto da escola, mas acho que o governo já está a abusar e a comprometer os nossos estudos, futuros e opurtunidades demasiado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade. Temos professores bons e professores maus.

Muitos professores apenas dão aulas para garantirem fundos para as investigações que conduzem nas universidade para abranjer o curriculo e ganharem alguma autonomia no seu estatuto profissional.

O mais interessante, é que normalmente são os professores mais cultos aqueles que menos sabem transmitir. É como se o conhecimento se tornasse tão basico, que seria como justificar alguma coisa que se justifica por si.

Por isso defendo que devia haver uma formação (nem que seja de 1 dia) para todos os professores. Se encontro um prof assim numa aula teorica não meto lá os pés.

Have fun... :D

Também o defendo.

Superior, ainda não sei, dia 17 a gente fala xD.

Secundário. Uma vergonha, acho que a nossa ministra precisava de uma visita à escola para ver a porcaria que anda a fazer...

É tudo demasiado fácil, se tiverem oportunidade dêm uma vista de olhos ao exame da 1ª fase de ingles, e riam-se comigo. Todos os exames à excepção daqueles que dão entrada em grandes cursos, tais como o ex de MAT, FQ, BIO/GEO, foram complicados o resto era fácil. Isto leva-me a pensar que o estado quer que a gente estude pk ganham com isso, mas quer que a gente estude para burro!

Ora uma pessoa que quer seguir medicina vai chegar à faculdade sem entrar nunca num laboratório? sem saber fazer um relatório? E isto que têm acontecido desde que acabaram os TLBs e os TLQ, muita gente não sabe como medir de uma proveta, e achar um gradiente de concentração apontando os dados enquanto decorre a experiencia.

Acho que o nosso ensino está na merd@ especialmente sabendo que à uns anos, formavamos dos engr informaticos e eletroctecnicos mais competentes do mundo. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade, na minha turma apenas 3 pessoas irão seguir e eramos 27, dos 53 finalistas 8 vao ingressar na faculdade, o mesmo acontece em escolas do concelho e de todo o pais

Eu pergunto-me, se o governo quer que a gente estude pa burro, eles que digam porque eu fico em casa e aprendo mais... Eles devem gostar muito de ver licenciados nas ruas a protestar por desemprego, porque tiveram uma media inferior a 12...

Eu não gosto da escola, mas acho que o governo já está a abusar e a comprometer os nossos estudos, futuros e opurtunidades demasiado!

As vezes receio afirmar isso por falta de modestia da minha parte, mas eu também senti isso quando vi o vosso exame de matemática. Completamente básico.

Uma pessoa que tira um 180+ no exame nacional de matemática pode perfeitamente chumbar a calculo 1 com 2 valores na universidade. Não seria caso inédito, mas com este exame, é bem mais provável que isso aconteça.

E quando isso acontece, não é só uma nega que se gera, fere também um ego falsamente construido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade,

Não é ao contrário?

Uma pessoa que tira um 180+ no exame nacional de matemática pode perfeitamente chumbar a calculo 1 com 2 valores na universidade. Não seria caso inédito, mas com este exame, julgo que avaliam muito falsamente os alunos.

bah, sempre foi assim, matemática pré-universitária é a brincar.

E eu até tive uma prof. super exigente no 12º, mas a materia era mesmo de fazer cocegas. :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade,

Não é ao contrário?

Este ano é bem provavel que aconteca o contrário. Com exames faceis, as medias sobem.

Mas btw maje, no teu ano entraram muito menos alunos que no meu primeiro ano em LEEC.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade,

Não é ao contrário?

Este ano é bem provavel que aconteca o contrário. Com exames faceis, as medias sobem.

Pensava q o numero de alunos a entrar no ensino superior tinha estado sempre a crescer nas ultimas decadas. Dai a expressao, "um pais de doutores"; LOL

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Todos os exames à excepção daqueles que dão entrada em grandes cursos, tais como o ex de MAT, FQ, BIO/GEO, foram complicados o resto era fácil.

Só falo no de matemática porque o resto não fiz, mas eu pessoalmente achei o de Matmática este ano demasiado fácil. Eu que sou um aluno (era) que não tirava notas muito boas, a minha mais baixa foi um 5.6 e a minha mais alta foi no 2º exame intermédio que tive 12.1, fui à segunda fase e tirei um 16.

É claro que me esforcei para tal, mas para grande maioria que os exames desceram-lhe as notas, a mim aumentaram, passando de uma média de 13.5, mais os exames para entrar na fac. um 16 a mat e um 16.5/17 no de economia, para um 14.785. (de notar que a nota mais alta que tive a economia num teste foi 13)

Este ano os exames que eu fiz foram demasiados fáceis. Só posso esperar o que vou encontrar na fac, porque não é a nota do exame que dita o que eu fiz o ano todo, que eu tenho consciencia que não dita.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No meu curso a media de entrada aumenta, consequentemente o nº de pessoas também.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas btw maje, no teu ano entraram muito menos alunos que no meu primeiro ano em LEEC.

hmm, mas isso pode ter sido uma particularidade de LEEC... acho q Leec tá em decandencia (ups, sorry lol, mas acho q sim), assim como Quimica por exemplo. As entradas a LEIC, por exemplo, devem ter aumentado.[br]

Mensagem unida a: 11-09-2007, 06:03:01


No meu curso a media de entrada aumenta, consequentemente o nº de pessoas também.

Deves-te ter enganado ai. ; )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando se entra na universidade, o melhor mesmo é enterrar o ego antigo e partir para uma nova aventura a nú.

Um aluno com 120 no exame de matematica também pode passar a calculo 1 na maior. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Normalmente a média do curso não aumenta por haver falta de vagas nas faculdades?

Ela diminui quando existem muitas vagas, pelo menos acho que, normalmente é assim. :X

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz Mat. de 12º com 18, cheguei a Calculo1 e tive um 12 no 1º teste e um 5 ou 7 no 2º teste. LOL A parte nova dos integrais e outros afins.... são uns fofos! <:3

. As medias descem todos os anos (esperemos k este tambem lool), cada vez menos alunos vão para a faculdade,

Não é ao contrário?

Este ano é bem provavel que aconteca o contrário. Com exames faceis, as medias sobem.

Pensava q o numero de alunos a entrar no ensino superior tinha estado sempre a crescer nas ultimas decadas. Dai a expressao, "um pais de doutores"; LOL

A mesma situaçao q se verifica brutalmemte na europa de leste, salvo erro. Uma personagem enorme da populaçao é licenciada. Isso nao significa que tenham um grande nivel medio de vida.[br]

Mensagem unida a: 11-09-2007, 06:07:07


*percentagem

(duplo post FTW! XD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas btw maje, no teu ano entraram muito menos alunos que no meu primeiro ano em LEEC.

hmm, mas isso pode ter sido uma particularidade de LEEC... acho q Leec tá em decandencia (ups, sorry lol, mas acho q sim), assim como Quimica por exemplo. As entradas a LEIC, por exemplo, devem ter aumentado.[br]

Lololol talvez, mas a verdade é que LEEC tem maior procura de emprego que LEIC.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

yep, LEEC é mais polivalente, e tem grande parte do programa comum com Leic. Mas Leic tb não fica muito atras em procura de mercado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais