Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Orube_the_Sinner

Racismo =/= Preconceito?

54 mensagens neste tópico

Okey, eu passo a explicar-me... E se algum mod quisesse apagar, iria pedir para primeiro ler o point disto antes de apagar por tema racista.

Estava agora a jantar quando passou um novo anúncio na tv (provavelmente do mês passado) acerca da discriminação... Achei bonito por isso passo a explicar (se já tiveres visto, passa esta parte à frente:

É de um homem a passear um cão. Estava a sair do seu prédio se não me engano quando ve um casal homosexual a beijar... Olha de lado com cara de certa insatisfação. Na rua senta-senum banco, até que um negro se senta ao seu lado.. Olha de lado e retira-se de imediato. Um arabe (pareceu-me) tenta fazer uma festa ao seu cão, mas ele afasta-o... Quando vai a entrar no restaurante a empregada diz que animai snãopodem entar... Deixa o cão entrar e fecha a porta na cara do tipinho.

No final aparece a frase : Descriminar não é humano...

Eu faço um comentário a este novo anúncio ao que o meu pai, na galhofa responde que é humano discriminar, humanoe animal... E blablabla...

The point: ---  A certa altura o meu pai diz que eu sou racista, ao que eu responde que não... Mas ele continua e diz que sou preconceituosa e até usa um exemplo ocorrido no mesmo dia : fiz um comentário (nem bom nem mau) acerca de um "basofe" que estava a passar... Depois disse que muitas vezes eu falava em "betinhas" e blablabla.... Eu continuei na minha a dizer que não era racismo, porque eu não julgava as pessoas dependendo apenas nisso.... Até que me apercebi que houve algumas excepções em que o fiz...

Tenho um certo impulso a afastar-me de basofes, porque já fui gozada e chateada por muitos e normalmente são esses que vejo a praticar mais o "bullying"... So yeah, um pouco de preconceito I guess....

Acham que este tipo de preconceito é tão grave como o racismo puro? Menos? Igual?

Eu acho um pouco injusto ser colocada no mesmo patamar que os racistas por ter tendência a afastar-me de "basofes" em grupos na rua e por de vez em quando falar em esteriotipos...  MAs lá porque o acho, será que tenho razão? E vocês, também costumam fazer alguns juizos baseados em aparencias?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho nada que sejas racista. Eu também me afasto, não pela maneira como se vestem (que diga-se que não é muito bom...) mas pelo medo de ser assaltada. A verdade é que uma das percentagens maiores de assaltos são feitos por basofes, e como sempre ouvi dizer é melhor prevenir do que remediar.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, o teu caso é diferente. Por exemplo, racistas não gostam de alguém baseado na sua etnia, ou seja, não é algo que as "vítimas" escolham à partida, daí ser injusto.

Por outro lado, os basofes são assim porque querem, é uma escolha deles, right? Tudo bem que não temos nada que nos meter na vida deles, mas também temos o direito de não nos darmos com eles se não quisermos. Também há preconceitos e preconceitos, alguns mais infundados que outros.

Eu pessoalmente evito estereotipar pessoas, mas inevitavelmente acabo por fazer, nem que seja inconscientemente. Talvez o teu pai tenha razão, é uma característica inerente, mas que tento evitar sempre que posso. Afinal, as aparências muitas vezes não correspondem à realidade.

Bom tópico, Orube :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, basofes? Isso não é do sul? Lol, que aconteceu ao gunas/mitras lol.

Pah ya em relação aos gunas sim tambem me tento afastar, mas acho que não é a mesma cena que racismo por causa da cor da pele, ou homofobia, porque é senso comum que gunas não são bons para a sociedade, porque simplesmente a maior parte deles só querem é gamar o pessoal e tal.

Não digo que não possa haver gunas que são pessoas decentes, porque até há, mas a esses ninguem lhes chamas gunas/basofes, se são conhecidos como gunas é porque são escumalha lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, o tópico não tem nada de mal. A postura do forum quanto a esses assuntos está muito mais livre do que à uns tempos. Apenas se o tópico descambar é que irá haver problema.

Mas voltando ontopic:

Por basofes refereste a gajos com mau aspecto? Daqueles que as vezes tens tendencia em mudar de lado da rua para eles náo chatearem? Por muito que queiras não julgar uma pessoa pelo seu aspecto e imagem se eu visse 3 gajos com mau aspecto na rua às 3 da manha num sitio isolado não iria de certeza ficar no mesmo sitio à espera que eles viessem falar comigo.

Se por outro lado esses mesmos 3 individuos me fossem apresentados por um amigo meu às 3 da tarde num sitio bastante de gente, concerteza que iria falar com eles na boa e muito mais descontraídamente. Depende muito da situação em que te encontras mas SIM, acho que toda a gente faz juizos baseados em aparencias.

Já julgar uma raça inteira só por causa da sua cor de pele, ou olhos em bico, ou o que quer que seja não tem lógica alguma. Há escumalha em todas as raças...

S

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

mas pelo medo de ser assaltada.

Eu é só "pavor"...  Desde que entrei para a escola que sou sempre um alvo de chacota/gozo... Já fui  várias vezes vitima de bullying, mas normalmente não costuma ser mais que um/dois ataques, porque eu punha um ponto final no assunto...

Lembro-me quando acabei a quimioterapia e voltei para a escola, estava careca e tinha engordado um pouco.. Fui perseguida pela escola por basofes que me empurravam e chamavam de "rapaz maricas","rapaz com mamas", "monstro", entre outras coisas....

So yeah, eu evito sempre passar ao pé desses grupos, com receio de comentários... "Sticks and stones can break my bones, but words will never"... Ossos não, mas magoa certo?

Mas sim, acho que não deixa de ser preconceito... Muitos são assim porque nunca lhes deram a educação mais apropriada ou até mesmo simples educação... Muitos nunca levaram umas boas palmadas e outros levaram a mais por nada... Eles não esconhem a educação onde crescem nem o ambiente... Ouvi num documentário que um policia e um assassino são muito parecidos, mas uma das coisas que os diferencia (na maioria dos casos) é o ambiente em que crescem...  Se eles não escolhem o ambiente em que crescem, não é parecido com não escolher a etnia?

Não vamos bater ao mesmo ponto do ser racista?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas isso não faz com que um que te assalte seja inocente. Ele sabe que está a fazer algo errado, e escolhe fazê-lo. Independentemente do ambiente em que cresceu.

Mas isso tanto dá para basofes como para qualquer outro, mais uma vez há basofes porreiros e outros que nem perto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

L : Depende do que tu achas mau aspecto... Basofes... normalmente são os tipos de brinquinho na orelha que parece da mãe, boné demasiado pequeno para caber na cabeça... Agora está na moda usarem camisolas cor-de-rosa... You can goofle it =X

Apollon: Vamos sair para fora do assunto assalto... A mim nunca me assaltaram na vida (embora já tenham tentado)... O meu "preconceito" para com eles não tem a ver com isso... Tem a ver com as bocas que mandam às pessoas que passam, quando as começam a perseguir e tal... Isso deve-se maioritariamente à educação e ambiente em que crescem não?

Claro que existem basofes porreiros, mas se não for apresentado por uma colega de confiança (sim, porque hoje em dia as minhas "amigas" adoram basofes e pessoas que mandem bocas, elas também o fazem), não me dou ao trabalho de tentar descobrir qual o tipo de basofes que eles são... Mais uma vez, receio...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

L : Depende do que tu achas mau aspecto... Basofes... normalmente são os tipos de brinquinho na orelha que parece da mãe, boné demasiado pequeno para caber na cabeça... Agora está na moda usarem camisolas cor-de-rosa... You can goofle it =X

A isso eu chamo Gunas ^.^ Ya, têm a mania de gozar. Todos os gunas gozam, outros têm o acrescente de gostar de roubar lol.Mas dá sempre jeito conhecer um ou outro porque depois quando vêm em grupo tu conheces um ou dois e eles aí já tendem a não fazer nada.

Mas acho normal se já tiveste más experiencias com tipos parecidos é normal ficares com má impressão de todos mesmo sem os conhecer... faz parte do ser humano ser assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apollon: Vamos sair para fora do assunto assalto... A mim nunca me assaltaram na vida (embora já tenham tentado)... O meu "preconceito" para com eles não tem a ver com isso... Tem a ver com as bocas que mandam às pessoas que passam, quando as começam a perseguir e tal... Isso deve-se maioritariamente à educação e ambiente em que crescem não?

E isso não é também errado? Eles têm noção disso, sabem o efeito que tem, e escolhem fazê-lo à mesma.. (In my opinion, that is.. I might be wrong) O assalto era apenas um exemplo.

Claro que existem basofes porreiros, mas se não for apresentado por uma colega de confiança (sim, porque hoje em dia as minhas "amigas" adoram basofes e pessoas que mandem bocas, elas também o fazem), não me dou ao trabalho de tentar descobrir qual o tipo de basofes que eles são... Mais uma vez, receio...

Não considero isso assim tão grave, I mean, eu também não me dou ao trabalho de descobrir como é a malta que passa por mim na rua XD

E não acho que eles se importem muito com isso.. :)

No harm done there, right?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas acho normal se já tiveste más experiencias com tipos parecidos é normal ficares com má impressão de todos mesmo sem os conhecer... faz parte do ser humano ser assim.

Sim, mas os """gunas""" foram apenas um exemplo do meu "preconceito"... What about you? What's your opinion in general? A tua mesmo, algo independente e sem conexão comigo e a minha atitude medricas.

Apollon: Mais uma vez o exemplo do policia e do assassino..  A mente de ambos são muito parecidas... O que influencia para se tornar um sk ou um cop é o ambiente em que crescem.. Se o único que os separa é o ambiente/educação, então como podem fazer escolhar tão diferentes? Só baseado em educação/ambiente! (estou a generalizar, atenção).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apollon: Mais uma vez o exemplo do policia e do assassino..  A mente de ambos são muito parecidas... O que influencia para se tornar um sk ou um cop é o ambiente em que crescem.. Se o único que os separa é o ambiente/educação, então como podem fazer escolhar tão diferentes? Só baseado em educação/ambiente! (estou a generalizar, atenção).

SK e cop.. Mafia much? XD

Mas como disseste, são escolhas.. São influenciados, é certo, mas escolhem de qualquer forma.

Eles têm noção do que estão a fazer, e têm noção das consequências dos actos deles. Right?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eles têm noção do que estão a fazer, e têm noção das consequências dos actos deles. Right?

Resposta: Sim.. Mas podes mesmo esquecer o facto da educação? Se eu crescer num ambiente onde me dizem que matar animais para lazer é bom, se eu escolher faze-lo, para ti isso será algo mau, mas para mim pode ser normal... :/

Um miudo que cresça com os pais a roubarem a tudo e a todos, será que ele poderá achar que roubar é mau? Dificilmente...  São escolhas, mas escolhar baseadas no seu crescimento...

Ou realmente estou a insistar num balds sem fundo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião? Julgo porque também já tive experiencias. Agora não se metem comigo porque já não ando na escola e tal, mas até ao secundário tinha sempre muito cuidado e se não os julgasse pelas aparecencias acabava sem carteira e telemovel porque não tinha reagido a tempo.

Quem disser que não julga minimamente é porque não teve más experiencias...

Em relação às betinhas, como tu chamaste, não julgo pela aparencia porque andei numa das escolas rotuladas mais de betos e numa das consideradas mais com gunas lá da zona. Na de gunas era o betinho, e na de betinhos estava muito longe ( mesmo )de ser o mais "beto"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como é que um polícia e um assassino têm mentes parecidas??

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eles têm noção do que estão a fazer, e têm noção das consequências dos actos deles. Right?

Resposta: Sim.. Mas podes mesmo esquecer o facto da educação? Se eu crescer num ambiente onde me dizem que matar animais para lazer é bom, se eu escolher faze-lo, para ti isso será algo mau, mas para mim pode ser normal... :/

Um miudo que cresça com os pais a roubarem a tudo e a todos, será que ele poderá achar que roubar é mau? Dificilmente...  São escolhas, mas escolhar baseadas no seu crescimento...

Ou realmente estou a insistar num balds sem fundo?

L: Yeah... Off-topic: Lembro-me quando o meu pai perguntou se eram aqueles betinhos ao fundo (meet das pizzas).. XD

daggoth: Vi num programa de televisão sobre iadn e irmãos and that stuff... Não me lembro o que era, mas acho que tinham a mente ou forma de pensar igual, a diferença seria como agir.. Educado em mau ambiente iria reagir para sua própria agnância e/ou entretenimento, o outro iria querer trabalhar para um todo, para a sociedade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Digamos que o ser humano tem o hábito de julgar muito pela imagem. É como o Shinigami disse, eu conheco n basofes/gunas que andam em grupos e se saiu à noite e encontro esses grupos. vou lá, cumprimento os que conheço na boa.

Agora, depende do sitio, hora, pessoas envolvidas. Penso que existe três niveis de descriminação. Um que se aproxima do racismo, mesmo sendo quase, mas que não odeia, simplesmente avita porque é tal.

Outro é julgar pelas aparências, uma coisa que toda a gente faz inconscientemente.

Depois temos, por último, a descriminação por algum trauma. Acreditem se forem roubados por um grupo de niggas a meio da noite, e se virem outro grupo na semana seguinte, quanto apostam ou que mudam de passeio ou voltam para trás? É que eu ganhava-a :X é claro que isso não é trauma, simplesment a pessoa previne-se, mas existem outras situações em que pessoas ganham mesmo descriminação a uma raça por trauma.

A minha avó fala com pessoas da etnia negra razoávelmente bem, se conhece alguém, fala como uma pessoa normal, nesse aspecto é muito liberal, mas não dá muita confiança, porquê? Ela passou em África um bocado da sua vida e alguns acontecimentos de lá fizeram com que ela ganha-se um trauma psicológico/inconsciente.

Depende da pessoa, não há pessoas iguais assim como não há opiniões iguais no que oca a este assunto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais. Discriminares alguem pela forma como se apresenta não é Racismo. Racismo implica discriminação apenas pela raça da pessoa.

Agora, pode ser igualmente (ou quase) grave. Mas isso depende da situação. Por exemplo: se tratares 2 pessoas de maneira completamente diferente porque um está de fato de treino e o outro de fato. Ou seja, pela sua condição social.

Quanto aos gunas, sim gunas, poruqe basofes para mim são gajos com basófia. Ou seja com a mania. E podem ser betos, gunas, azeiteiros, etc.

Acho que é de gunas que a orube se refere. Aquele típico individuo de brinco, chapéu encostado ao caco apontado para a lua.

Essa é descriminação como qualquer outra. Uma pessoa tem mais tendência a compreender porque a maioria já passou por situações complicadas com pessoal desse. Mas imagina, há pessoal desse que é porreiro e não faz mal a ninguém. E é tratado como os outros. isso também não é justo.

O mesmo se aplica Às "betinhas". Tenho7tive amigas que se vestiam à pita/betinha, e eram pessoas excelentes. Mas também conheci algumas que eram umas snobs com a mania da superioridade.

Para mim a palavra beto é insultuosa. Poruqe sempre associei a snob. Por isso acho mal o pessoal chamar beto/beta pela forma como se vestem.

Mas porque me aconteceu isso a mim quando entrei para a faculdade aprendi que nem toda a gente pensava como eu, e não me estavam a insultar. Só achavam que eu me vestia "à beto".

Mas houve gente que me achava "uma nódoa" (isto foi-me mesmo dito) só pela forma como eu estava vestido. Depois conhecem-me e mudam de opinião. (penso eu xD).

Isso é discriminação..

Mas sempre houve..

É algo natural. Que devemos tentar combater. Atenção que não estou a dizer que não discrimino! Tal como dissertam aqui também eu já agi de certa forma por achar por exemplo que um tipo tinha aspecto de me poder assaltar. Mas não é por isso que acho que é correcto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas não é por isso que acho que é correcto.

EU só pensei nisso quando o meu pai mo disse.. E fiquei assim um pouco "meh..."... Não é muito correcto não senhor, pode não ser TÂO mao como racismo puro, mas não deixa de ser mau.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes demais a descriminação é algo tão certo e preciso de acontecer como comparares DNA dos teus pais com os teus. Está no sangue isso, e quem quiser ler mais sobre isso leia a revista super interessante do mês de Agosto, têm lá um bom artigo sobre o tema.

Depois, quem têm conhecidos entre esses Chungas, basofes ou lá como se chamam, sabe bem que 90% deles é gente que é fraca e apenas quer ter poder, e conseguem isso pelo medo que certo tipo de vestimente têm, isso aplica-se aos "pretos" aos "ciganos" aos "latinos" e aos "estrangeiros". Basicamente os gajos que roubam, não fazem figuras tristes como esses basofes, os assaltantes (que normalmente é gente rica em busca de diversão, e conceito de superioridade) são aqueles que se ventem melhor, como dira a nossa geração "os betinhos". Diga-se que este preconceito têm toda a lógica para as pessoas que se consideram "normais" porque já não foi a primeira vez que vi um grupo de "basofes" a passar a rua porque à frente deles vinha um grupo de "pretos" que até eram menos... O preconceito é algo que o nosso cerebro cria para nos auto-protegermos, de modo a termos protecção e escaparmos a sensações desgostosas e traumáticas, tal como um rapaz que gosta de uma rapariga e não lhe diz porque têm medo de levar tampa.

Eu sinceramente ignoro ao máximo as suas atitudes, eu vou na rua e passo por quem vier à frente, normalmente mesmo que eles me falem é pouco provável que eu oiça porque tenho sempre o mp3 on e se ouvir finjo que não oiço.

Para acabar uma vez disseram-me algo muito interessante sobre esse tipo de pessoas, que nós por norma "nos afastamos"  - "Não os enfrentes, não os provoques, não tenhas medo deles, simplesmente caso seja necessário impoem-te e nada te irá acontecer".

Através desse lema tenho vivido calmamente com esse tipo de pessoas, conheço alguns inclusive e nunca tiver problemas com eles, e espero nunca ter.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais