Nanashi

Começar a desenhar um manga

197 mensagens neste tópico

O que é necessário para começar um manga?

Que tecnicas necessárias?

São as perguntas que custumo ter na cabeça quando tenho um papel á frente, preparado para ser gastado numa história estranbólica que fica sempre a meio. ^^

Mas prontos..

Vou dar umas dicas que me deram a mim.

Coisas que precisas:

1. Paper

Pode ser A4, o tamanho tanto faz, desde que te sintas confortalvel.

Convem que o papel não borre muito.

2. Lápis

Um que seja de bico fino e que não seja muito suave. Se tens tendência a carregar muito, utiliza o 2H.

3. Caneta

0.5 é a mais usada. Podes usar 0.3 para traço fino ou o 0.8 para areas grandes.

Recomendaram-me micron mas eu não consegui arranjar. :(

Eu utilizo as normais de uni-ball.

4. Regua

As melhores são as de arquitecto e isso. Mas isso é dificil de arrajar..

convém que a regua seja transparente para poder ver.

Eu aconcelho uma mais ou menos pequena. Depende do tamanho do papel, mas se for A4 uma de 30 cm ou assim porque é mais facil movimentar.

5. Cores

Hmm... Acho que agora as cores se aplicam mais no computador através de photoshop e etc..

Ou mesmo a preto e branco faz um efeito bastante bom..

Falaram me de screen tones... Mas ñ percebi.. ;_;

Coisas importantes:

Guião:

Para mim é muito importante.

Está lá registado as falas, o que vai acontecer. Como é o ambiente.

É mais organizado. Com o guião feito tens uma base. Podes modificar para depois quando estiveres a desenhar não te esqueceres de algumas partes e fazer coisas erradas.

Movimento e desenho das personagens:

Convém desenhares a personagem principal e tambem o seu movimento.

Por exemplo. Ele/a a correr, visto de cima, de baixo, de lado, expressões, etc..

Proporções.

Prespectiva:

Dá a sensação de 3 dimensões, de profundidade. Isto não é MUITO importante, mas contribui para a qualidade do manga.

Personagens:

Desenha-as de frente, lado, costas, etc.. Com fundo. Lembra-te de todos os detalhes delas para não esqueceres por exemplo, dum anel, ou dum colar ou qualquer coisa assim.

Cria uma personalidade mesmo que não seja muito necessário.

Podem visitar este site:

www.howtodrawmanga.com

Podem encomendar coisas e isso.

www.polykarbon.com

Tutoriais. :D

Espero que tenha ajudado alguem. E tambem quero a vossa ajuda. :D

Obrigado pela atenção.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sim senhor, muito boa explicação o.o

quanto a cursos e isso o melhor é aquele pelo correio mesmo, do Curso de Desenho Manga que tá aí nas papelarias o.o

bom, eu tou a desenhar um manga e para além de tudo isso aconselho a treinar bastante antes de começar a desenhar e principalmente a fazer sombras com linhas, é importante num manga e já que a maioria são a preto e branco... É muito cansativo isso mas acabei por me habituar porque demos isso na aula de Desenho, e a primeira coisa que a prof nos mostrou como exemplo o que foi...? Uns mangas de Gon o dinossauro... Também aconselho pincéis chineses e tinta da china pelo menos preta e branca e alguns aparos. Pessoalmente prefiro trabalhar com canetas de bico (a propósito Nanashi, tás a usar uni-ball, as Sakura também são boas e a minha prof aconselhou-me também Faber-Castell)

o guião é algo importante mesmo, eu comecei a desenhar um manga e às vezes esquecia-me de coisas ou ficava muito básico, não era pensado e talz, é por isso que tou a fazer aquela fanfic aí na parte das fanfics, na verdade é um guião para o manga que tou a desenhar...

as personalidades na minha opinião são das coisas mais importantes... o.o mesmo que o personagem seja completamente inútil, é sempre bom traçar uma persnalidade, normalmente a do vilão costuma ser a mais complexa...

bom, e isso só porque tou sem paciencia pra falar mais agora XD depois vejo no curso de manga algumas cenas importantes o.o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

OK... Eu vim me aqui armar a pensar que sabia imenso de como começar uma manga... Mas agr estou desesperada......

;__;

Ajudem por favor...

Como é que devo começar mesmo, quando passo para o papel?

Tipo, as medidas..........

Tenho um papel A4, e dps?

Como é a prancha? Tnh k medir em TODOS os papeis para ficar com "moldura?"

AAAAAA

Devo passar a tinta e fazer logo os efeitos a lapis?

Devo fazer no papel ou numa wacom tablet, logo no pc?

Help... mei...

Por favor. ;__;

Im... sooooo lost. ;__;

*suspiro*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol... tanta dúvida existencial...

Já pensaste primeiro em teres uma história (guião) e desenhares primeiro os personagens?

Eu ainda não vi os teus desenhos, mas domina primeiro o traço dos teus personagens nas possiveis posições (expressoes faciais e corpoais) em que eles possam aparecer e depois avanças para outro nível.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu faria isso que a Mokona falou mas mol preguiça XDDDDD eu vou ganhando prática a desenhar o manga mesmo o.o, só que eu faço aquilo nas aulas em flhas de linhas... XD *gota*

mas tipo, é suposto fazeres as margens em TODAS as folhas sim, li o guia do mangaka do Akira Toriyama e ele falava isso o.o e tipo, desenhas a lápis e pasas a tinta, as cena que supostamente deviam ficar com cinzentos podes usar aguadas de tinta da china estilo, pões a tinta num godé, algumas gotas de água, dependendo do tom que queres usar e voilá o.o OU, o profissionalmente usado, compras umas cenas que eu não faço a mínima ideia de como se chamam que é tipo papel de colar (acho) com vários tons ou efeitos, tens bolinhas, quadradinhos, pontinhos, cruzados, vários tons de cinzento e por aí vai... normalmente é que se usa mas não faço a mínima ideia onde se arranja isso x.x''''''' portanto podes usar ainda outro truque... desenhas a lápis, forras a folha com papel de forrar transparente para que o lápis não borre nunca mais e fique sempre igual, tiras fotocópia disso, terminas o teu manga, mais cópias de todo o manga e vendes... XDDDDDDDD

simples ^^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

nao ha nada melhor do que uma pesquisa detalhada, mas se quiseres posso dar-te uma boa ajuda. ja aprendi bastante cenas pela net e actualmente estou a desenvolver um =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o meu grande problem são as paisagens mesmo.. onde vão vcs buscar as ideas? vão para a rua mesmo desenhar ou assim?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

há bastante tempo que não desenho o meu manga (sim, tá completamente ao abandono e provavelmente para sempre...), mas também sempre foi a minha grande dificuldade: as paisagens...

não que seja muito importante no Various Pieces, abandonado neste forúm, porque são chibis e assim, mas quando me apetece desenhar a sério torna-se um bocado complicado...

Geralmente ou baseio-me em alguma fonte (andei a tirar fotos a um castelo e uma floresta precisamente para isso), ou simplesmente deixo para depois >__>'

Continuo a desenhar as cenas seguintes e quando for pra passar a tinta, trato de acabar as paisagens e assim.

Outra coisa que eu tenho EXTREMA dificuldade é ângulos contra-picados (de baixo para cima) x__x'

Ajuda...? ii'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que eu tenho EXTREMA dificuldade é ângulos contra-picados (de baixo para cima) x__x'

Ajuda...? ii'

holy grail dos artistas.

quanto a fundos a melhor ideia é mesmo começar por usar referencias. das miseras vezes q desenhei fundos fiz a partir de fotos q tinha e ficou bem. Quando ja se tiver muita pratica ja se pode inventar à vontade que nao se vai notar nada estranho..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o mesmo mesmo bom e agarrar num manga com bons fundos XD e dependendo do genero tambem muda a quantidade de fundos existentes nos paineis ^.~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

hm... eu estava a referir-me a ângulos contra-picados tipo de personagens e assim, não de fundos XP

mas ok, suponho que o conselho também é válido o/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a repetição mas...

Alguém me pode explicar qual é o material usado para escurecer áreas muito grandes (como fundos) nos mangas? eu tenho usado um marcador mas por veses fica muito irregular.

Já agora qual é o material usado para dar aquele sombriado (que parecem pontinhos) nas personagens?

Obrigado pelo tempo e atenção.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em termos de material nao tou muito dentro do assunto , mas sei que as canetas e tinta usadas pelos mangakas é tinta da china , não sei se ajuda mas é o que posso ..

XDXD Bõns Desenhos ..

Have FUn XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hmm... eu por acaso comecei a fazer agora uma manga...

É a primeira manga que faço... :wink:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Hmm... eu por acaso comecei a fazer agora uma manga...

É a primeira manga que faço... :wink:

MOSTRAAAAAAAA

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem junto me a aqueles que também estão a tentar fazer o seu manga… esse vai na sua 5 pagina e julgo que começarei a fazer a sua publicação na net quando tiver mais consistência (os exames da Universidade não me tão a deixar muito tempo…)

Agora do que posso aconselhar a aqueles que tentam fazer o seu manga é o seguinte:

Do material, aconselho três ferramentas para alem do papel que é uma caneta da Sakura muito fininha (500) um lápis do mais ligeiro possível, e um marcador preto de espessura Media (daqueles que tem o M na sua tampa ^_-) esse ultimo parece me dispensável eu utilizo para o meu estilo de desenho que consiste em fazer os contornos da personagem mais espesso (para dar um toque cell shading). Do resto considero que o essencial é um programa tipo photoshop e um scanner e isso por varias razoes. Primeiro e a mais obvia pa mostrar a sua criação a malta toda lol, segundo para poder dispor as imagens na pagina permitindo regular o tamanho de cada quadro e fazer os ditos contornos algo que considero essencial e isso pelo motivo seguinte: Os mangakas utilizam plumas e tinta para os seus mangas algo cuja espessura é absolutamente inigualável a nível de precisão do traço. Como tal utilizando a caneta costumo fazer os desenhos numa escala muito maior do que a forma como aparecem nos mangas, assim redimensionando a imagem os traços ganham a espessura de um traço efectuado a pluma e não me sinto tão oprimido por respeitar espaços. Claro que isso não dispensa de prever as imagens da sua página e o seu tamanho suposto assim como a sua própria disposição (essa devera ser a mais dinâmica e original possível é o que da a dinâmica a coisa ao contrario das quadras ocidentais que são sempre as mesmas). Para alem disso utilizar um programa tipo Photoshop permite fazer as falas da personagem de uma forma muito mais simples e profissional.

Para os angustiados da paisagem também confesso que odeio fazê-las mas julgo que a forma mais simples de as realizar é de copiá-las de uma fotografia original e desenhar pouco a pouco… No caso de um desenho muito complexo até se pode desenhar a paisagem sem personagens e por depois incluir as personagens com photoshop…

Relembro também que nem todos os quadros devem ter background muitos se contentam em serem brancos ou pretos muitas vezes o que conta é transmitir a sensação das personagens e não a sua localização exacta no espaço.

No que se refere as cores até agora só pretendo utilizá-las para as “capas.” Até não utilizo (por agora) as tramas (as partes de cinzento com pontinhos) mas existem tutoriais para as fazer com photoshop (fazer isso de uma forma artesanal custa uma fortuna e imenso tempo).

Acima de tudo aconselho impregnar dinamismo a imagem e não escolher sempre o ângulo mais simples, na minha pequena experiência tinha muito a tentação de dispor uma imagem ao de frente ao de perfil das personagens… o melhor é encontrar o ângulo mais complexo porque esse faz toda a diferença…. De tal maneira que até comprei um boneco de madeira para me facilitar as posições físicas mais maradas em certos ângulos…

Enfim boa sorte a todos… e para mim também que vou precisar lol!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

mspirit, acho que realmente deves mostrar o teu manga pois o tipo de trabalho que executas é praticamente profissional (só não é no verdadeiro sentido da palavra por ainda não ganhares dinheiro com isso :P) e tu limitas-te a exibi-lo aos privilegiados colegas de casa! Mas eu compreendo-te... aguardemos o final desta fatídica época de exames!...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que isso não dispensa de prever as imagens da sua página e o seu tamanho suposto assim como a sua própria disposição (essa devera ser a mais dinâmica e original possível é o que da a dinâmica a coisa ao contrario das quadras ocidentais que são sempre as mesmas)

Isto está completamente errado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que isso não dispensa de prever as imagens da sua página e o seu tamanho suposto assim como a sua própria disposição (essa devera ser a mais dinâmica e original possível é o que da a dinâmica a coisa ao contrario das quadras ocidentais que são sempre as mesmas)

Isto está completamente errado.

Acho que o mspirit se estava a referir a coisas tradicionais como Disney e Asterix, ou às tiras dos jornais como Dilbert e outros.

Agora se falarmos de Frank Miller ou Moebius, então não, o ocidente rula!!!

Mas já agora, deixa-me dizer-te mspirit que o que escreveste foi espectacular, num resumo de algumas linhas abordaste muitos assuntos essenciais e deste conselhos valiosos  :duh:

Dava-te um ponto de karma se acreditasse em karmas  :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais