Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Foz

Aquecimento Global

17 mensagens neste tópico

É conhecido por todos que passamos por uma fase de consciencialização para com o estado do ambiente e que a contribuição de todos é necessária para o melhorar, por bem de todos nós e das gerações seguintes.

O que acham disto tudo?

Começam-se a notar cada vez mais os problemas que o efeito de estufa e que a fissura da camada do ozono geram. As calotes polares vão derretendo num processo exponencial, aumentando o nível das águas, que, infelizmente, é o menor dos problemas. A àgua congelada nas calotes não é salgada, o que, quando derrete, contribui para baixar a densidade de sal nos oceanos.

Quanto menos denso o material for, mais facilmente aquece, e a zona densa situada no fundo dos mares mais arrefece, pois a quantidade adicional de água ajuda a criar uma barreira ao calor.

Isto altera completamente o curso das águas. A convexão nas temperaturas gera novas correntes e novas temperaturas, alterando os habitats e todo um ecosistema de sobrevivência.

Mas que mal terá isso para connosco? Simples. Se as correntes maritimas se alteram, os fundos dos mares esfriecem, e o ar aquece, mexendo também com as correntes de ar, desfigurando por completo a atmosfera terrestre. Tornados, Furacões, uma bela idade de gelo.

E se acharem isto fruto de imaginação de Dias Depois de Amanhãs e de Al Gores, a verdade é que a fisica demonstra isto tudo muito bem.

Porque se chama aquecimento global? Porque começa com aquecimento. Mas a pior parte é mesmo quando deriva para baixo, para o frio.

Mas não estarão muitos interesses envolvidos nisto?

Muitos falam na reciclagem e no aproveitamento de material, mas não nos podemos esquecer que paises em vias de desenvolvimento aka Indias e Chinas, poluem a nossa atmosfera com produção de plastico e outros derivados do petrólio, através das suas fabricas cuja fonte se resume a carvão puro sem filtragem.

Mais a poluição dos automóveis, e o lançamento de gases reflectores de infravermelhos aka CO2, CFC, e etc. (Quem nunca viu o Snake a acender um cigarro para localizar lazers?)

Mas quantas vezes não dizemos: "Bolas, isto estragou-se. Pelo preço do arranjo, mais vale arranjar um novo".

Isto tudo são maquinetas que tiram proveiro das produções excessivas de materiais. É mais fácil fazer um novo que arranjar um velho. E colocando na reciclagem, poupa-se o ambiente, o que nem sempre é verdade.

Também temos claro a velocidade a que a tecnologia evolui.

Compra-se hoje um mp3 de 2 gigas e amanhã vemos um de 4 ao mesmo preço. Porque não criar logo leitores de cartões? Porque isso estragaria o mercado. Além de cada pessoa só comprar um leitor, ainda pode ir comprar cartões a marcas brancas.

Esta necessidade de actualização do próprio hardware por um novo acaba por se tornar excessiva, mas infelizmente, cada vez mais dentro do nosso quotidiano. E quem fala em MP3, fala em tudo um pouco. CDs, DVDs, automóveis, etc.

Mas a verdade, é que ninguém vê publicidades de sensiblização do género: Se estragar, não mande para o lixe, arranje o seu.

Há sem dúvida interesses no meio. Mas serão eles um impedimento para que nós possamos dar um passo pelo nosso planeta?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas quantas vezes não dizemos: "Bolas, isto estragou-se. Pelo preço do arranjo, mais vale arranjar um novo".

Isto tudo são maquinetas que tiram proveiro das produções excessivas de materiais. É mais fácil fazer um novo que arranjar um velho. E colocando na reciclagem, poupa-se o ambiente, o que nem sempre é verdade.

(...)

Mas a verdade, é que ninguém vê publicidades de sensiblização do género: Se estragar, não mande para o lixe, arranje o seu.

Há sem dúvida interesses no meio. Mas serão eles um impedimento para que nós possamos dar um passo pelo nosso planeta?

Hmm, bem, pondo a fisica de parte, estamos a falar de economia. Uma das bases do capitalista é o incentivo á produçao, dado que maior produçao => crescimento económico; é por isso que todas as forças capitalistas fumentem a moda do "usar e deitar fora," isso é q fumenta produçao, depois investimento, crescimento economico, menos desemprego etc.

"Usar e reparar" nao favorece a economia, é tipicamente comum em regimes economicamente estagnados, como o Portugal do Estado Novo por exemplo. Nao me flamem pela referencia, essa era mesmo a politica do estado: auto-suficiencia economica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Esta necessidade de actualização do próprio hardware por um novo acaba por se tornar excessiva, mas infelizmente, cada vez mais dentro do nosso quotidiano. E quem fala em MP3, fala em tudo um pouco. CDs, DVDs, automóveis, etc.

A tecnologia está a avançar depressa demais *não q eu não goste*, e isso prejudica bastante o ambiente pq todos os dias fzm-se biliões de produtos q acabam por não serem comprados, pq não há pessoas suficientes para os comprar. A quantidade de produtos fabricados devia ser igual a quantidade a população terrestre q o pode comprar *não do tipo ah 2 biliões de pessoas podem comprar, vamos fzr 2 biliões disto, não sei se me estão a entender*, pq isso tb prejudica o ambiente.

E depois há aquela questão das pessoas usarem o carro p td. Por exemplo, para ir à casa de um familiar q fica a 10 minutos a pé.

Mas eu não posso flr muito pq derreto-me c novas tecnologias. Mas há coisas inútes cm estores eléctricos (puxar um estore dá assim tanto trabalho ???).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

loool.

As novas tecnologias são a unica salvação para o planeta, como podem vocês preocupar-se com a baixa percentagem que a sua poluição contribui po buraco do ozono?

Este tema é parvo, porque toda a gente diz à e tal se não ajudar os meus netos sofrem, bem vamos ao café? No teu carro ou no meu?

Eu sinceramente desprezo este facto, tal como o ambiente e essas tretas todas sobre o nosso planeta. Sou do lema, quando faz mal paga-se. Ou aquele, não chorem pelo leite derramado.

Segundo os mesmo fisicos que desenvolveram a teoria do buraco do ozono, seria preciso décadas sem qualquer tipo de poluição para SE CALHAR o burco começar a ""fechar"" décadas sem um carro, uma fábrica, sem qualquer tipo de emissão, sem um cigarro, essas tretas todas.

Voltavamos todos para a idade da pedra...

Não é por nada que a nasa está a desenvolver as tais "colónias do espaço" que irá ser certamente o futuro da humanidade algures neste milénio, e a Terra nessa altura tornase-á num parque de diverções.

Viva os cepticos xDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

loool.

As novas tecnologias são a unica salvação para o planeta, como podem vocês preocupar-se com a baixa percentagem que a sua poluição contribui po buraco do ozono?

Este tema é parvo, porque toda a gente diz à e tal se não ajudar os meus netos sofrem, bem vamos ao café? No teu carro ou no meu?

Eu sinceramente desprezo este facto, tal como o ambiente e essas tretas todas sobre o nosso planeta. Sou do lema, quando faz mal paga-se. Ou aquele, não chorem pelo leite derramado.

Segundo os mesmo fisicos que desenvolveram a teoria do buraco do ozono, seria preciso décadas sem qualquer tipo de poluição para SE CALHAR o burco começar a ""fechar"" décadas sem um carro, uma fábrica, sem qualquer tipo de emissão, sem um cigarro, essas tretas todas.

Voltavamos todos para a idade da pedra...

Não é por nada que a nasa está a desenvolver as tais "colónias do espaço" que irá ser certamente o futuro da humanidade algures neste milénio, e a Terra nessa altura tornase-á num parque de diverções.

Viva os cepticos xDD

O burraco da camada de ozono e gerado devido a acção dos cfc´s( cloroflurcabonetos ) que estavam presentes na maioria de aparelhos de refrigeração(os carros e outros emissores de CO2 não afectam o ozono) , estes através de varias leis, já estão a ser regulados e foram banidos em muitos paises. 

O aquecimento global,é que esta relacionado com os carros, fabricas , desflorestação, ect...

A solução não será só reduçao drástica das emissões(não fiquem a espera da china abandonar o carvão nem a países  africanos de usar energia solar, $ vem sempre primeiro), há vários projectos, para reduzir o próprio teor de C02(um exemplo seria a fertilização do leito do oceano).

I m so sick  of this debate...yes u ll die! yupie XP     

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

loool.

As novas tecnologias são a unica salvação para o planeta, como podem vocês preocupar-se com a baixa percentagem que a sua poluição contribui po buraco do ozono?

Este tema é parvo, porque toda a gente diz à e tal se não ajudar os meus netos sofrem, bem vamos ao café? No teu carro ou no meu?

Eu sinceramente desprezo este facto, tal como o ambiente e essas tretas todas sobre o nosso planeta. Sou do lema, quando faz mal paga-se. Ou aquele, não chorem pelo leite derramado.

Segundo os mesmo fisicos que desenvolveram a teoria do buraco do ozono, seria preciso décadas sem qualquer tipo de poluição para SE CALHAR o burco começar a ""fechar"" décadas sem um carro, uma fábrica, sem qualquer tipo de emissão, sem um cigarro, essas tretas todas.

Voltavamos todos para a idade da pedra...

Não é por nada que a nasa está a desenvolver as tais "colónias do espaço" que irá ser certamente o futuro da humanidade algures neste milénio, e a Terra nessa altura tornase-á num parque de diverções.

Viva os cepticos xDD

Não sei se achaste parvo o tópico ou o tema da ambientação. Eu quando abri o tópico não foi com o intuito de dramatizar as altas tecnologias ou de me manifestar a favor dos animais e das plantas.

Foi exactamente para saber o que as pessoas acham. A tua resposta, por exemplo, vai directa ao tema que propus. Espero que isso esteja claro no tópico.

Apenas quis dar uma visão fisica breve dos acontecimentos, e dar a ver o outro lado, o lado de que muitos lucram com esta confusão toda que se gera sobre o ambiente, e o que poderia melhorar nos frutos das novas tecnologias.

Mas uma curiosidade: A produção de plastico em fabricas a carvão puro contribui para mais de 70% da poluição (estudei isso em termodinãmica e estrutura dos materiais). Os popós que se conduzem e os cigarros que se fumam não poluem quase nada mesmo. Esses movimentos são essencialmente para movimentar as pessoas de acordo com um simbolismo, o de acarretar responsabilidades sobre o ambiente, sejam estas mínimas.

Eu estudo Electrotecnia e Computação faz dois anos, e acredita que se existe aqui defensor nato das altas tecnologias, sou eu. Infelizmente, isto não é nenhum caso Maddie nem a vitimização da Lindsay Lohan nas drogas. Que eu saiba o ambiente ainda nem sequer apareceu como tema da tertúlia. Isto é algo que mais tarde ou mais cedo ir-nos-á afectar a todos.

Agora claro, temos as duas faces na moeda: Não existirá algum exagero nisto?

Relativamente a colonias espaciais, nisso eu sou ceptico. Então da NASA, burocrata como é, COF COF. Talvez daqui a um milénio, mas não nos próximos 100 anos. Ainda estamos no início da tecnologia, quer se queira, quer não. Somos novatos no que diz respeito ao que a ciencia comprova ser possivel criar (transistores de 6 nanómetros, por exemplo, são cientificamente fiáveis e 300 mais pequenos que os mais pequenos jamais feitos. Quer quase dizer que conseguiremos fazer as coisas que fazemos hoje, no máximo, 300 vezes mais pequenas).

Mas não posso deixar de defender um pouco a tua posição. Afinal de contas, nós não vamos ser certamente quem mudará tudo.

Também não podemos contar sempre com a sorte. Afinal de contas, é um problema real, que já se começa a sentir, e que possivelmente afectará os nossos filhos e netos. Temos que admitir que as coisas não estão assim tão bem e que alguma coisa precisa de mudar.

Agora também garanto que não é a deixar de conduzir ou a deixar de fumar ou a reciclar que algo vai mudar. Mas aos poucos é sempre um bom principio que nos ajuda a educar a favor do ambiente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma cena: as tretas que ouvimos "ai, andamos a destruir tudo, o tempo anda maluco, olha para os furacões fora de época!" são tretas... o clima muda ao longo dos tempos.. temos eras glaciares e eras de aquecimento. Sempre foi assim.. os glaciares derretem depois voltam a congelar..

o que nós provocamos é aumento do buraco do ozono, efeito estufa, etc, todas essas coisas que são obra do nosso grande amigo dióxido de carbono.. (existem outros amigos , mas este é o mais querido)

estes gases nocivos, e a (possivel) futura escassez de água devem ser as nossas maiores preocupações.

quanto as alterações climatéricas.. o mais arrepiante, é que nas anteriores migrações não tínhamos o numero de habitantes que temos agora.. imaginam toda a gente a fugir para o mesmo sitio? descomunal..

Mas para o planeta isto pouco faz.. morremos muitos para que os outros possam sobreviver.. é chato é para cada um de nós..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma cena: as tretas que ouvimos "ai, andamos a destruir tudo, o tempo anda maluco, olha para os furacões fora de época!" são tretas... o clima muda ao longo dos tempos.. temos eras glaciares e eras de aquecimento. Sempre foi assim.. os glaciares derretem depois voltam a congelar..

o que nós provocamos é aumento do buraco do ozono, efeito estufa, etc, todas essas coisas que são obra do nosso grande amigo dióxido de carbono.. (existem outros amigos , mas este é o mais querido)

estes gases nocivos, e a (possivel) futura escassez de água devem ser as nossas maiores preocupações.

quanto as alterações climatéricas.. o mais arrepiante, é que nas anteriores migrações não tínhamos o numero de habitantes que temos agora.. imaginam toda a gente a fugir para o mesmo sitio? descomunal..

Mas para o planeta isto pouco faz.. morremos muitos para que os outros possam sobreviver.. é chato é para cada um de nós..

Sim, naturalmente, sem a mão do homem, isto iria acontecer, mais tarde claro.

E o efeito de estufa é essencial à nossa sobrevivência, senão morriamos congelados quando o Sol não nos batia na fronha.

O primeiro efeito que provavelmente se notará é o número crescente de cancros de pele em países de 3º. mundo devido aos violetas.

Estas chuvas e os furacões nada têm a haver com isto. Mas não podes negar que, se por exemplo, (basta pegares num programa de simulação metereologica), inverteres o sentido da corrente atlantica, o mundo decai mesmo.

Por curiosidade, a metereologia desenvolveu-se pela medição das temperaturas da água em varios pontos do globo. Simulações puramente atmosféricas são impossiveis ao momento, porque as respectivas equações matemáticas estão a prémio por serem resolvidas. Todavia, as contas para a convecção entre a água e o ar são puramente "lineares".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pah eu sou adepto da teoria que o homem de hoje é tão superior a nivel tecnologico como os macacos da selva que usam paus para comer as formigas.

Esses testes, esses filmes, essas previsões são tão certas como a existência de deus, as teorias do Big Bang, o monstro do lockness ou até os incidentes com ETs.

Andam ai muitas daquelas teorias doidas e a que acho mais engraçada e ainda a mais credivel é aquela que tudo o que hoje vemos funcionar, funciona por defeito. Imaginem um carro, se tirarem uma roda ele anda, mas não anda tão bem como se tivesse as 4, tudo o que o ser humano inventou, inventa e irá inventar pode estar a funcionar apenas em 3 rodas.

O homem não pode dizer que isto está correcto, por ex Einstein disse que a velocidade da luz era de 30000000 m/s e que nada podia chegar perto dessa velocidade e muito menos ultrapassa-la, esta teoria foi provada uns anos depois usando as leis da fisica e umas equações, ora voltemos à origem da matemática, quem a inventou? O homem, para as suas necessidades e para certas coisas baterem certo, mas não para estarem CORRECTAS, em Filosofia, uma "crença" verdadeira justificada. Estas coisas não existem neste mundo. Se existissem o homem controlaria a natureza e poderia viver no vazio!!

Isto tudo pa dizer que não acredito nessas coisas. Podem existir mil e uma razões diferentes para o aumento da temperatura, neste momento a "culpa" do homem é a mais vantajosa a nivel monetário (para as grandes empresas ""green"" que ganham milhões ao ano) e moral (as pessoas que andam ai a defender o ambiente sentem-se realizadas por tar a defender algo).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O facto de a velocidade absoluta ser 300000000m/s abre as portas para o estudo de materiais que só durem fracções de segundos durante horas, através da dilatação do tempo, para os conseguir melhorar.

As fibras de carbono usadas em arranha ceus hoje em dia sao fruto da teoria de Einstein.

Também o Einstein nao ganhou nada com isso. Ganhou sim com as portas de entrada dos supermercados, um belo dum Nobel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O facto de a velocidade absoluta ser 300000000m/s abre as portas para o estudo de materiais que só durem fracções de segundos durante horas, através da dilatação do tempo, para os conseguir melhorar.

As fibras de carbono usadas em arranha ceus hoje em dia sao fruto da teoria de Einstein.

Também o Einstein nao ganhou nada com isso. Ganhou sim com as portas de entrada dos supermercados, um belo dum Nobel.

Sim sim, não disse que não ajuda, mas porque meter limites nas coisas? Todas as teorias cientificas hoje em dia caem na falácia da regressão infinita, ou seja, tu dizes a, eu digo porque, tu dizes porque c entao porque é que a é porque c?

Isto continua até chegarmos ao ponto de dizer, porque X disse que Y era Z. Claro que não podemos a viver o dia a dia a pensar em tal coisa senão davamos em malucos, mas não deixa de ser interessante a ideia de o Homem como ser inteligente pode ainda estar numa célula unicelular xD

OMFG A SO MANY GOOD DISCUSSIONS IN BAKA LAND, THE END OF THE WORLD IS NEAR HAHAHAH

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Compreendo o teu ponto de vista.

Para isso existe a chamada axiomática. Leis indiscutíveis cujo padrão irá dar corpo ao universo.

Se perguntares, por exemplo, porque é que nada ultrapassa a velocidade da luz, ninguém te responde, e quem o justificar, meteu-te peta. Foi uma hipotese comprovada que virou axiomática. Claro que podemos estar com interesses em procurar as causas dos axiomas, mas um prédio só se fixa com boas bases.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Foz: Isso de não poderemos passar de c, não é devido a mr (massa relativista) aumentar em função da energia cinética do objecto(dilatação de massa), logo, tínhamos de fornecer uma quantidade infinita de energia a uma partícula?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É perto disso (quem sou eu para me armar em físico), excepto que, quando se dinimui a massa a um corpo, como a formula E=mc2 associa uma certa energia a cada massa, o corpo terá que libertar a energia associada.

OffTopic, para os interessados.

Peguemos no exemplo da bomba atómica de Nagazaki.

Esta bomba tinha cerca de 6.15 Kilos de plutónio. No processo da bomba, apenas 1 Kilo sofreu alterações, diminuindo este 1 grama (a conservação da massa esteve separada da conservação da energia até meados do século XX (fisica classica que se dá na escola), mas isso é mentira).

Ou seja, a bomba de Nagazaki teve o poder correspondente à energia de 1 grama.

Peguem nas calculadoras e multipliquem 0.001 Kilogramas por 3000000002 (Velocidade da luz).

E = m c2 = 0.001 x 3000000002 = 90 terajoules

Doi não doi? Uma simples gramita a menos na matéria libertou perto de 90 terajoules de energia, ou 90000000000000 joules!

Não queiram imaginar quanto é (custou a vida a 75000 japoneses), mas podem ficar a saber, que se fizessemos uma bomba nuclear nova, já tinhamos tecnologia para diminuir muitas mais gramas à massa do plutónio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

por essas e outras razões, vejam Anime bastante que isto qualquer dia vai tudo pelos ares! pelo menos morremos satisfeitos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

vou exemplificar as pessoas de hoje em dia:

EI! viste o calor que estava hoje? ainda dizem que o aquecimento global é treta!

Estava mesmo cheio de calor, nem se podia andar ao sol a correr de camisola de lã!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que varia o clima temporal são principalmente as correntes marítimas, e elas vão-se alterando naturalmente ao longo de decadas. Se o ultimo dia de neve em XPTO foi há 50 anos, entao de certeza que há 50 anos tivemos algumas correntes maritimas em determinados sentidos e com determinadas temperaturas semelhantes às de agora.

As alterações perigosas e que indiciam alguma coisa são o aumento do nivel médio de TODAS as costas literais, a salinização dos oceanos, e o aparecimento de vitimas de cancro de pele em países próximos do equador.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais