mspirit

Línguas e Culturas Orientais - 东方学 -

339 mensagens neste tópico

Como já foi dito neste tópico, é normal que quem saiba chinês tenha mais facilidade em aprender japonês, mais do que um ocidental certamente. Sabes que um chinês no Japão consegue desenrascar-se muito bem sem saber dizer uma palavra, apenas com a leitura de kanjis e vice-versa...Mas isso não prova que japonês seja mais fácil que chinês. Claro, nos blogs que me deste parece que os chineses estão a comparar a aprendizagem básica do japonês com um conhecimento muito mais aprofundado do chinês e aí entramos naquilo de que falaste, de que há várias camadas da aprendizagem das línguas...

Não percebi muito bem, então estás em Estudos Portugueses, é isso?

Eu passei para o 3º ano de Estudos Orientais... acho que já tinha referido... mas enquanto não passar algum tempo nos respectivos países não posso dizer que sei seja o que for... porque é completamente descontextualizado. Também nunca tive muita tendência para línguas estrangeiras mas pensei que já que quero ir parar à China ou Japão mais vale começar já a aprender as línguas. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apenas venho confirmar que o japonês é mais difícil que o mandarim assim como a sua escrita moderna, a oralidade chinesa pode ser tornar um pesadelo mas basta teres um dicionário chinês e uma vaga noção gramatical para poderes expressar coisas complexas perfeitamente expressas. Aliás o próprio carácter chinês actual é simplificado ao contrário do japonês que pode ser tornar um autêntico edifício de traços. Por contraste se o japonês se pronuncia bem a sua complexidade gramatical torna até as frases mais simples como extremamente complexas de expressar. Poucas são as pessoas que tiveram a sorte (ou não) de estudar os dois, e quando se fala com estudantes do curso essa opinião é claramente predominante senão absoluta.

Quanto aos chineses terem mais facilidade que os japoneses, só se deve (ao meu ver) a terem uma construção frásica simples tipo ocidental adicionado a um conhecimento dos caracteres. O japonês do seu lado é regido por um conjunto de regras tão complexas que o simplismo da construção chinesa poderá tornar-se uma dificuldade.

Mesmo assim tendo uma aluna chinesa no curso que aprende japonês, ela já expressou que considerava japonês mais difícil de aprender que o português… os chineses poderão estar simplesmente mais motivados ou mais desejosos de expressar uma superioridade cognitiva propagandista frente ao inimigo japonês (Nunca excluir a politica da imprensa quando falamos da china).   

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

xD mas eu adoro Japao, nunca achei a china melhor, pra n falar das japonesas que sao bem... enfim  ::) ::) ::).

Voltando ao assunto do tópico, acho que isso de linguas depende muito de pessoas, umas pessoas com mais jeito, outras pessoas com menos jeito, e claro, como voces dizem e muito bem, depende tambem dos niveis de aprendizagem e essas coisas tdas.

Mas pra vir dizer que portugues é mais facil que o japones.. n sei, ou nunca andou no secundario ou é mm um cranio. É que se japones é uma lingua facil de pronunciar e dificil de escrever no oriental entao portugues é mm coisa mas ocidental. Tantas formas gramaticais e tempos verbais, que metade delas nem sequer usam no dia-a-dia. E que só se ve nos livros.

Como ja tinha dito, eu n sou estudante de linguas, por isso nao posso discutir sobre assunto tao aprofundado como voces, e agradeço ja pq foram fontes importantees de informaçoes.

Não percebi muito bem, então estás em Estudos Portugueses, é isso?

Estudos portugueses, quer dizer, acabei agr o secundario ^^ Tive que repetir 2 anos da primaria so pra aprender a lingua do zero. S nao a esta altura, talvez com alguma sorte, esteja no 2º ano da faculdd...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tb tou na Uminho...e ponderei ir pra esse curso, mas entre em Biologia e Geologia,lol.Td a haver.Mas tou a pensar fazer extracurricular Japonês ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou a torrar os neurónios com um problema e venho-vos em dessespero pedir ajuda.

É o seguinte:

Estou a aprender chinês por conta própria, e não consigo encontrar nem na net, nem em livrarias, nem em bibliotecas, algo que ensine as regras para construção de frases e coisas do genero.

Peço desculpa por puxar o assunto num forúm japonês, mas este tópico deixou a porta aberta a este abuso, e eu estou tão desesperado..., e como cereja no topo do bolo ontem consegui encontrar um site, mas num momento de incrível sorte, por acidente, arranquei a tomada da ficha...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lol queres que eu te ensine?

Tens um software que ensina chines... n me lembro bem do nome. Arranjei ha uns anos atras a uma amiga minha.

Dps sites... ha bues sites rapaz, escreve no google, "chinese online test" e aparece sites onde ensina e dao te testes pra fazeres.

Se precisares de ajuda e so dizeres.

PM quando for preciso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agradecia imenso!

Já sei escrever muita coisa, mas as frases são construidas da maneira portuguesa, e eles tem regras próprias, do que tive tempo de ver o verbo vem no fim, há coisas que não são conjugadas como os verbos mas há sempre a indicação do tempo, por exemplo a frase "eu andei ontem num carro branco" em chinês fica "eu num carro branco ontem andar".

São estas regras que preciso e agradeço desde já

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

昨天我坐了一辆白车

ontem eu andei num  branco carro, tal qual como em portugues, neste caso nao muda nada a nao ser branco carro, em vez de carro branco... lololol

qual e a dificuldd? de me exemplos concretos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A dificuldade é mesmo saber as regras, mas no entretanto achei um site, que me deu a impressão que além de escrever à inglesa, suprimem os verbos auxiliares, como por exemplo, "Não é permitido avançar com a porta fechada" fica "não permitido avançar fechada porta", o é que vem antes do permitido é suprimido e o fechada vem para antes da porta porque classifica esta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

neolinda

Tal como disse o Clouck, a gramática chinesa não tem muito que se lhe diga. Pegas numa série de acções e conceitos, mistura tudo e hão-de perceber-te lol mas é óbvio que há determinadas regras e noções que é preciso aprender para teres um chinês mais correcto. Pegando na frase de cima

昨天我坐了一辆白车

O tempo vem sempre primeiro 昨天 e não é um complemento móvel como no português (igual ao japonês neste aspecto) depois vem o sujeito 我 e depois a acção/verbo 坐了一辆白车. A conjunção dos verbos não tem nada a ver com a nossa, já deves saber, tipo tens um verbo e uma particula e também consoante o uso do 了 isto pode indiciar presente, futuro ou pasado. Sendo que o futuro é mais indicado pela acção do que pela alteração do verbo (como no japonês tambem).

Depois tens estas coisas que são classificadores... quando enumeras qualquer coisa tens que usar uma palavra específica 一白车 um carro branco se uma for uma pessoa 一人, pronto, entre outras coisas...

Dica: eu gosto de ouvir o chinesepod esporadicamente www.chinesepod.com é um serviço pago mas podes experimentar sacar algumas lições durante um mês gratuito. Também podes tentar sacar os podcasts através de torrents ou assim. É um formato de podcast, ou seja, aprender algumas frases e vocabulário descontraidamente. A gramática chinesa, na minha opinião, é muito instintiva e aprendes com o hábito de ouvir. Não é nada de muito complexo apenas tem as suas nuances...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yah, gramatica e facil. muito facil mesmo, pelo menos as coisas basicas, depois tens a literatura, que é tao complicado como fernando pessoa... ou mais, mas nao deve ser isso que tas a procura digo eu, ninguem quer aprender chines de 12º.

A Annabel_Lee conseguiu explicar tudo e mais alguma coisa em relaçao ao exemplo que eu dei. Se precisas de mais alguma coisa é so dizeres. Eu pelo menos ensino te de graça  :P Claro que o meu chines tambem e manhoso.

Mas tas no bom caminho, sabes escrever o que é muito bom, eu nao sei escrever um cu, ja nao me lembro... a nao ser na net que o windows ajuda  8)

em relaçao a tempo, nao tinha que vir em primeiro. tanto 昨天我坐了一辆白车 或 我昨天坐了一辆白车, 两种说法都可以的.. 随便一点的话,你还能说: 我昨天坐了辆白车。

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Caraças Clouck, o teu chinês está a andar bem sim senhora (mesmo com a ajuda do windows). E SIM o sujeito pode vir antes do tempo, está bem, mas o tempo tem que vir antes da descrição da acção, era isso que eu queria dizer... :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou batoteiro pa  :P

10 anos na China serviu pra aprender qualquer coisa  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou batoteiro pa  :P

10 anos na China serviu pra aprender qualquer coisa  ;D

Ahh batota é passar 10 anos na china lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda

Na boa, mais duvidas adiciona no msn ou pm, como quiseres.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ola

queria fazer umas perguntas?

quais as disciplinas necessarias para este curso?

poderei fazer estagio na china ou japao?

é dificil arranjar emprego ca em portugal?

fiquem bem e espero por as vossas repostas

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora? lol as aulas não já começaram? Ou só na minha fac e que gosta de começar cedo?

Pesquisa no fórum, há um tópico próprio sobre isso, sobre cursos em Lisboa e não sei que mais, Cheios de bocas e mandar vir uns com os outros lolololol.  ]:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado

...

tipo pergunto agora pois ainda sou do 11ºano LOL

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depende do emprego que queres. Para ser professor é fácil por agora.

Não tens que saber nada, convém saberes inglês mas tirando isso é começar do zero.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais