4tsunosora

Kamis

4 mensagens neste tópico

Olá  pessoal! 
Somos os 4tsunosora! 
Decidimos vir aqui a este forum. Já que somos leitores assíduos do anime pt. Para tentar divulgar o nosso manga "kamis", para poder assim contar com as opiniões e críticas construtivas dos usuários deste fórum e assim podermos crescer! Por agora só temos um one-shot que enviamos para o concurso da medibang em conjunto com a shounen jump. Deixamos aqui abaixo o link do one-shot e do nosso instagram. Para quem tiver interessado em ajudar-nos a crescer. 

https://medibang.com/book/jd1801051600345210003156601

https://www.instagram.com/4tsu_no_sora/
Obrigado!! 
4tsu

Editado por 4tsunosora
Divulgação e críticas construtivas
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se fosse um professor de shounen manga e o vosso manga fosse um trabalho de grupo, daria a Kamis um Bom+. Só não leva Muito Bom por um número de detalhes que vou para aqui escrever. Obviamente não sou autoridade na matéria por isso tomem o que tenho a dizer sempre com isso em conta.

 

Spoiler

Conto as páginas de acordo com a numeração do pdf.

 

O manga não parece ser inovador mas a execução é muito boa. A arte é agradável e as personagens são claramente distinguíveis. Gostei particularmente da interacção entre a mãe e a personagem principal, página 7. Mostra-se pouco mas define-se muito bem a relação. Ajuda bastante a ter empatia com a personagem principal quando a mãe morre. A arte nesse momento também está muito expressiva e também ajuda a sentir a perda que a personagem principal acabou de experienciar. Aliás, há vários momentos ao longo do capítulo em que a arte se destaca e parece melhor que no resto do capítulo. A página 7 é um desses momentos.

 

Não sou grande fã de personagens principais deprimidas, mas isso sou só eu. A personagem principal tem justificação suficiente para progredir nesse sentido, por isso não é de todo agravante. Aliás, para mim, aceito-o melhor quando sei logo à partida o que o levou a ser como é, do que partir logo do principio que ele é um deprimido durante 400 e tal capítulos e só depois desse tempo todo se vir a saber porquê. Essa via é de muito mais difícil execução. Por outro lado, agora vocês vão ter sempre de ter em conta a caracterização que definiram para a personagem e ver se as acções que querem que ele tome se justificam. Não sigam o exemplo da personagem "trágica" que é o Sasuke Uchiha, que chega a um ponto em que é praticamente irredimível. Se chega a esse ponto, para mim, a única volta a dar é introduzir algo na história que introduza justiça poética, ou kármica, que leve a personagem a reavaliar-se e a praticar acções que o redimam.

 

... Ou sigam o exemplo do Sasuke. Afinal de contas, o autor do naruto ficou podre de rico!

 

O resto não passam de picuinhices com o inglês:
 

Spoiler

p4 "Kamis"

Não sei até que ponto querem seguir as regras do japonês, mas neste caso o plural fica melhor sendo "The Kami" em vez the "Kamis". É tipo "anime" e "manga". Se forem a ver bem, são palavras que não têm inflexões próprias no plural. "I've seen 500 anime" em vez de "I've seen 500 animes".

 

Como título não fica mal e até podem usar "kamis" como imagem de marca. O dragonball tem os Saiyajin, vocês teriam os kamis (神ズ)


p6 "Did you see the hours?"

Não flui bem em inglês.

 

p8 "Today will be genki-kun turn"

Genki-kun's*

 

p10 "save yourselfs"

Yourselves*

 

p25 "you got cold shoulder again"

Misturaram duas expressões: "cold feet" e "cold shoulder". Aqui seria "you got cold feet again" ou "you're giving us the cold shoulder again". Acho que a do "cold shoulder" fica melhor.

 

p29 "that's what happen when a pitiful existence gets in the way"

That's what happens*

 

p30 "bla bla bla"

Em inglês acho que é mais "blah blah blah", mas não acho que "bla bla bla" fique incorrecto.


p30 "but now let's get serious"

Talvez o "but" aqui fique desnecessário.


p32 "my wrathhhh!!!"

Nada de particularmente errado aqui, visto que muito shounen arrasta as palavras da mesma forma. Convém é decidir que sílaba será melhor arrastar. Também pode vir a ser melhor usar um tipo de letra diferente em vez de arrastar sílabas, mas se usarem demasiados tipo de letra diferentes isso pode vir a tornar-se distractivo.

 

p42 "he's faster than I thougt"

Thought*

 

p47 "my highness"

Your* highness

 

 

 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 19 horas, Descartas disse:

p6 "Did you see the hours?"

Não flui bem em inglês.

Nem the time fica bem,porque eles não dizem isso. Teria de ser algo do tipo "Watch the time!"

O "I'm dressing!" também está mal, sendo "I'm getting dressed!". Dressing é tempero para saladas.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela crítica, foi bastante construtiva e é isso mesmo que nós gostamos de ler/ouvir. Obrigado Descartas pelo teu tempo e disponibilidade para falar sobre KAMIS, és grande! Isto é um One-shot com continuação. Já temos o script até ao 17° capítulo. A história gira em torno de Hisoka mas ele é só um de vários Kamis que existem na Terra. O facto de ele estar em baixo ao início já foi revelado, mas á medida que a história vai se desenrolando, haverá muitas revelações e plot twists. Nós não iremos seguir o mesmo caminho que o Sasuke xD .

Para quem conhece o processo e desenvolvimento,  Descartas pareces estar dentro do assunto . Isto é um processo demorado, storyboard personagens, cenário, passar a tinta. E no fim fazer a edição pelo PC. Quanto ao inglês, temos falhas derivado também ao cansaço. Mas muito obrigado, despertaram-nos a  atenção para algo que ainda nem tínhamos notado, vamos trabalhar nisso melhor. Agradecemos sinceramente a ti Descartas e a ti Sharinflan pela a vossa disponibilidade e atenção aos detalhes, dão-nos força a continuar e esperamos que nos continuem a apoiar assim. 

Tentaremos postar assiduamente para que estejam a par do nosso progresso.

Cumprimentos, 

4tsu

Editado por 4tsunosora
Agradecimento
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais