MFR

Estudos Asiáticos - Universidade de Lisboa

534 mensagens neste tópico

Gostaria de saber como é que o curso funciona em termos de material, se é necessário gastar muito dinheiro em livros ou se é acessível, é que já vi que pelo menos o dicionário de jp-pt é uma abominação em termos de preço.

 

Em termos de material, depende sempre do quão bem preparado(a) queres estar para algumas cadeiras, mas regra geral não se gasta muito dinheiro. Pelo contrário, quase todos os materiais são postos à disposição numa das reprografias da Faculdade, e as cópias são baratas. Para além disso, nas cadeiras mais interessantes os professores enviam imensos recursos por e-mail ou através do dropbox. Quanto ao dicionário de Japonês, não é necessário. Se for como há uns anos, tens é de comprar o Minna no Nihongo (original ou fotocopiado, tanto faz).

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As aulas são dadas em inglês ou português?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As aulas são dadas em inglês ou português?

 

Penso que tudo em Português. Havia uma cadeira (Turco) que era dada em Inglês, mas de resto todos os professores - mesmo os de línguas asiáticas - sabem português, com maior ou menos fluência.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já estou matriculada, finalmente. Nunca vi tanta confusão e desorganização na minha vida.

Editado por The Moon
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!

 

Quanto ao resto, é a FLUL. Nada a que não te habitues com o passar do tempo. :ph34r:

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi tanta confusão e desorganização na minha vida.

É o que dá meterem voluntários sem qualquer experiência a fazer matrículas :v 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei quem mais entrou, mas em principio conhecemos-nos segunda feira ;)

Bom semestre aos restantes caloiros da flul ^^

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Candidatei-me a Estudos Asiáticos na FLUL este ano; o meu sonho de há cerca de 3 anos é aprender Japonês. Desde essa altura, tenho aprendido o máximo que posso sozinha.

Eu li o tópico inteiro mas apercebi-me que a maioria das mensagens são um tanto antigas, e é possível que as coisas tenham mudado.

Por isso, se alguém que tenha entrado recentemente no curso (ou não) puder me dar conselhos em relação às disciplinas que devo escolher (estou a pensar escolher Japonês como língua A e talvez Chinês como língua B) ou até o que posso esperar dos professores, ou mesmo assuntos menos relacionados ao curso, como o funcionamento da faculdade, quando e como escolho as disciplinas e o que posso esperar nos primeiros dias da faculdade/etc, ficaria realmente muito agradecida!

 

Obrigada :).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, visto que provavelmente mais de metade das pessoas que estão neste topic já frenquentaram ou estao a frequentar o curso queria perguntar uma coisa, sempre tive curiosidade e um amor enorme pela cultura oriental ( em geral, nao só japão,china e coreia), mas o que eu gostaria mais de aprender mesmo era a lingua coreana.Eu sei que temos várias opções mas muitas vezes estas cadeiras não abrem certo? Como foi no vosso ano? Abriram todas as disciplinas ou só algumas? Eu queria mesmo aprender mais sobre a cultura coreana e não me parece que ultimamente tenham leccionado isso lá. (Espero que percebam a minha duvida) Obrigada!! 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 19/10/2016 às 17:43, Ahstiel disse:

Olá pessoal, visto que provavelmente mais de metade das pessoas que estão neste topic já frenquentaram ou estao a frequentar o curso queria perguntar uma coisa, sempre tive curiosidade e um amor enorme pela cultura oriental ( em geral, nao só japão,china e coreia), mas o que eu gostaria mais de aprender mesmo era a lingua coreana.Eu sei que temos várias opções mas muitas vezes estas cadeiras não abrem certo? Como foi no vosso ano? Abriram todas as disciplinas ou só algumas? Eu queria mesmo aprender mais sobre a cultura coreana e não me parece que ultimamente tenham leccionado isso lá. (Espero que percebam a minha duvida) Obrigada!! 

 

Olá Ahstiel,

 

Eu consegui entrar no curso este ano. A cadeira de Coreano nunca abriu antes (penso eu) nem este ano chegou a abrir porque não existe professor, mas pode vir a abrir nos anos futuros. Existe uma cadeira de Cultura Coreana e essa sim abriu. Algumas línguas além de Coreano também não abriram, como Malaio - Indonésio, apesar de aparecerem no site da FLUL do curso; deve ser pelo mesmo motivo ou porque talvez não haja alunos suficientes para a cadeira abrir.

 

De qualquer maneira, por pertenceres ao curso de Estudos Asiáticos, tens desconto para frequentar as aulas de Coreano na Universidade Nova de Lisboa. Tens mais informações aqui:

http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/oferta-de-cursos-livres/lingua-e-cultura-coreana

Estudar coreano fora da faculdade com desconto é a única opção que tens, por enquanto.

Se tiveres mais dúvidas podes falar aqui ou por mensagem privada.

Editado por Enlightened
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 hora, Enlightened disse:

 

Olá Ahstiel,

 

Eu consegui entrar no curso este ano. A cadeira de Coreano nunca abriu antes (penso eu) nem este ano chegou a abrir porque não existe professor, mas pode vir a abrir nos anos futuros. Existe uma cadeira de Cultura Coreana e essa sim abriu. Algumas línguas além de Coreano também não abriram, como Malaio - Indonésio, apesar de aparecerem no site da FLUL do curso; deve ser pelo mesmo motivo ou porque talvez não haja alunos suficientes para a cadeira abrir.

 

De qualquer maneira, por pertenceres ao curso de Estudos Asiáticos, tens desconto para frequentar as aulas de Coreano na Universidade Nova de Lisboa. Tens mais informações aqui:

http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/oferta-de-cursos-livres/lingua-e-cultura-coreana

Estudar coreano fora da faculdade com desconto é a única opção que tens, por enquanto.

Se tiveres mais dúvidas podes falar aqui ou por mensagem privada.

Obrigada !! Acho que o único problema depois será conseguir intercalar as aulas de coreano com as aulas na universidade :P mas muito obrigada! ^_^ 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei se esta pergunta já foi feita ou não, mas eu andei à procura e não a vi no site. 

Eu estou no 11º ano, e agora começou a conversa de que curso queremos tirar, e temos de começar a pensar nos exames que queremos optar. Eu já tenho em mente desde o 10º ano em fazer ou estudos asiáticos (da Universidade de Letras) ou então estudos orientais Chineses e Japoneses (Uminho). O que eu procuro no curso é principalmente aprender mandarim e japonês, coisa que pelo que eu percebi ambos os cursos oferecem. E pelo que eu vi, em geral, ambos os cursos oferecem quase o mesmo tipo de conteúdo, com apenas algumas diferenças. 

E é ai que eu estou muito perdida, não sei qual hei de escolher, visto que ambas requerem exames de ingresso diferentes. 

Algum de vocês já foi para algumas delas? Qual a vossa opinião de qual é melhor? 

:D

Editado por Maggie Candy

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 19 horas, Maggie Candy disse:

Algum de vocês já foi para algumas delas? Qual a vossa opinião de qual é melhor? 

 

 Não. Só quero dizer que, deves pensar também no que vais seguir depois de terminares esse, o que escolheres, curso. Um  curso universitário é suposto determinar a tua área profissional. Deves pensar, vais trabalhar em quê, quando terminares o curso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 hora, JUCA disse:

 

 Não. Só quero dizer que, deves pensar também no que vais seguir depois de terminares esse, o que escolheres, curso. Um  curso universitário é suposto determinar a tua área profissional. Deves pensar, vais trabalhar em quê, quando terminares o curso.

Em gosto muito de ensinar inglês, aliás, durante as férias eu dou explicações de inglês, e gostava de seguir esse caminho. Mas o meu projeto é ensinar inglês, ou na China ou no Japão, planeio também  tirar um curso de TELF, que nos permite ensinar inglês para não nativos. 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?
       
       
    • Zephirus
      Por Zephirus
      Recentemente, deparei-me com um rapaz aqui no fórum com algumas dúvidas sobre como aprender japonês e sobre uma possível carreira em japonês, como professor ou tradutor. Tentei dar-lhe as melhores dicas. Vou aproveitar algumas coisas que lhe disse, mas recomendo-vos a ler este tópico.
       
      Seja como for, já vi muita gente que quer aprender japonês neste fórum, por alguma razão, este é talvez o único sítio em Portugal que permite às pessoas tirar dúvidas sobre o ensino da língua japonesa em Portugal. Por isso penso que é um tópico mais que bem-vindo - e que já cá fazia falta faz muitos anos.
      Para esclarecer, não sei japonês, mas estou na área de línguas, sou tradutor de profissão, sei um pouco sobre aprender línguas e também já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto, porque considero japonês a próxima língua que quero aprender, depois de acabar com a que estou a aprender agora.
       
      1. Como aprender japonês
       
       
      1.1. Como escolher um professor
       
       
      1.1.1. Professores de Japonês
       
       
      1.1.2. Aprender online
       
       
       1.2. Saídas Profissionais
       
       
      1.3. Cursos de japonês no Ensino Superior
       
       
      1.3.1. Cursos de Japonês para quem está a estudar outras coisas
       
       
      1.3.2. Bolsas para estudar no Japão
       
       
      Queria agradecer à @SeventyFive por me ajudar parcialmente a editar este artigo. Qualquer sugestão ou informação extra, eu adiciono informação aqui, recomendem-me alterações que eu fá-las-ei.
      Muito obrigado por lerem.