JUCA

Japão, O El-dorado Do Este. (De Portugal)

76 mensagens neste tópico

há 2 minutos, Descartas disse:

Quanto aos estrangeiros, tanto os japoneses como os chineses têm todos os motivos para suspeitarem ou não gostarem deles. Os ingleses quase destruíram a civilização chinesa à custa de meterem grande parte da população viciada em ópio e os japoneses foram forçados pelos americanos a abrir portas aos estrangeiros, com todas as nuances que uma dinâmica dessas implica. Não mencionando os Portugueses que criaram o problema do isolacionismo, com a história dos jesuítas levarem para lá o cristianismo...

 

Mas acho que no japão, apesar de tudo, a questão não é tanto histórica mas mais mediática. Os turistas quando para lá vão só lhes causam problemas (exemplo típico é o mercado de peixes de Tsukiji, acho que o gintama até referenciou um dos incidentes mais infames). Junta-se o mediatismo com a barreira linguística e com o justo pagando pelo pecador e o resultado é zonas interditas a estrangeiros e maus olhados.

 

 

AINDA BEM QUE ME PERGUNTASTE!

(em spoiler: muita suposição e conjectura)
 

  Esconder conteúdo

 

A dinâmica entre esses três países é um pouco esquisita.

 

Ainda hoje "china" em japonês é 中国, literalmente "reino central", insinuando a situação japonesa como estado-satélite. Isso também faz referência à mitologia deles que tem o sol em grande conta, sendo que quando os japoneses começaram a impor-se como independentes fizeram uso da sua passivo-agressividade lendária para atribuir ao imperador chinês o título de "imperador do país do sol poente" e ao imperador japonês o título de "imperador do país do sol nascente", origem da qual vem o nome nihon, 日本, literalmente "origem do sol". O estabelecimento do japão como reino é um "vai para a puta que te pariu" histórico. Acontece que o japão esteve muito dependente da china para se desenvolver (por exemplo, o sistema de escrita) e isto não cai muito bem no goto chinês, julgo eu. As relações mantiveram-se mais ou menos estáveis com o passar dos anos, mas sempre houve incursões japonesas para capturar território chinês e vice-versa com a china.

 

E o que é que fica entre a china e o japão? A coreia.

 

A coreia andou para ali aos trambolhões, ora sendo independente, estado vassalo, protectorado ou província de um dos dois e uma vez ou outra lá vinham os mongóis. Ainda hoje, dizem-me, há uma espécie de crise de identidade cultural na coreia por causa disto, que não houve um período estável o suficiente para se demarcarem seja do japão seja da china. Mas se quisermos ser picuinhas, o japão nunca se demarcou muito da china em termos culturais, pelo menos no que toca à religião, etc e que tudo não passa da china e do japão a fazerem ouvidos ocos face à maneira como se influenciaram uns aos outros. Acho que só recentemente é que a coreia aprendeu a jogar com essas regras.

 

Vem a segunda guerra mundial e acontece o que aconteceu. O massacre de nanking, a prostituição forçada de coreanas, as experiências feitas em seres humanos, e os japoneses pura e simplesmente a ignorarem tudo isso, nem sequer se defendendo da maneira mais óbvia e dizendo que apesar de ter acontecido, muito do que é relatado foi exagerado pela propaganda dos outros países. Obviamente que se nem a isso chegam, ainda nem sequer apresentaram um pedido de desculpas oficial.

 

 

O que me leva ao que eu queria aqui meter... O templo Yasukuni. Um templo dedicado a todos aqueles que deram a vida pelo império japonês.

 

... O que inclui criminosos de guerra e condenados (e outros nem isso) pela violação de direitos humanos.

 

 

Wow, isso sim foi uma resposta muito compreensiva o.O

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 minuto, stika disse:

Wow, isso sim foi uma resposta muito compreensiva o.O

 

E eu que me ando a esforçar para ser conciso! :lol:

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ler meio em diagonal (muito em diagonal) sobre a unit 731 no link que meteste Descartas.

Fiquei agoniada, não fazia ideia :(

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 3 horas, Erza disse:

Acabei de ler meio em diagonal (muito em diagonal) sobre a unit 731 no link que meteste Descartas.

Fiquei agoniada, não fazia ideia :(

 

Há um filme muito bom sobre o que os Japoneses fizeram na região da Manchuria na China se estiveres interessada:

 

http://www.imdb.com/title/tt0093389/

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigada @stika ;)

O último imperador, vi uma partezinha

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os meus pais fizeram questão de me mostrar os livros que eles têm do Massacre de Nanjing e ainda alguma documentação das experiências na Manchuria... Tinha eu uns 8 anos, portanto ainda era facilmente influenciável por todo aquele discurso do "Eles foram horríveis, exterminaram não sei quantas mil pessoas", "Ainda agora olham para os chineses com desdém e acham que somos inferiores", entre outros. 

 

Dado que a II Guerra Mundial nem se passou há assim tanto tempo e as rivalidades que sempre existiram entre a China e o Japão, ficou sempre um pouco aquele sentimento de rancor, especialmente nas gerações mais velhas (os meus pais nasceram na década de 60 e apanharam ainda bastante com esse discurso de ódio aos japoneses), mas que se vai diluindo mais com o passar do tempo. No entanto, o facto de haver estes conflitos modernos sobre ilhas e territórios afins acaba sempre por reacender a faísca. 

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 12 horas, Erza disse:

Acabei de ler meio em diagonal (muito em diagonal) sobre a unit 731 no link que meteste Descartas.

Fiquei agoniada, não fazia ideia :(

 

É bastante revoltante, principalmente quando se tem em conta que os americanos pouparam-nos a todos em troca da informação que recolheram. Mais agoniante ainda, muita da "investigação" que se fez nesses sítios (tanto alemães, japoneses e aliados) levou a avanços sem precedentes em cuidados de saúde.

 

... Já estou aqui a pôr o japão em muito má luz e parece-me injusto. Podridão há em todo o lado. Os nazis e o japão imperial não foram nem os primeiros nem os últimos a cometer este tipo de atrocidades. Podridão há em todo o lado. Como disse aqui há uns posts atrás:

 

Às 9/19/2017 às 22:53, Descartas disse:

Para mim, o melhor pedaço de conhecimento que a internet nos ofereceu foi que portugal não é melhor ou pior do que os outros e que a maioria dessa gente que se diz "viajada" interagiu com um pedaço muito controlado das culturas que visitam e depois ficam com uma visão idealizada que importam para cá, que só contribui para fortalecer um complexo de inferioridade que já chega ao ponto de nos fazer duvidar dos méritos dos nossos próprios feitos históricos.

Quanto mais forte a luz, maior é a sombra. O japão tem muitas coisas bonitas e fascinantes. Não esqueçamos isso.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 23/10/2017 às 21:35, Hara disse:

não são é grande fãs de pretos nem de árabes.

 

 Au, au. :m198:

 

Às 23/10/2017 às 23:17, Descartas disse:

O estabelecimento do japão como reino é um "vai para a #$%& que te pariu" histórico.

 

 Assim como Portugal e Espanha.

 

 Os coreanos escrevem com caracteres diferentes, a primeira vez que os vi pensei que era escrita alienígena. Foi num jogo, e era meio ficção cientifica.

Epidemic Prevention and Water Purification Department, já ouvi menção num anime. Pela quantidade de referências à experiências, nos animes que vi fiquei inclinado que houvesse uma base histórica, obrigado pelo esclarecimento. (Que venham mais.)

 

Às 23/10/2017 às 23:17, Descartas disse:

AINDA BEM QUE ME PERGUNTASTE!

 Quando @Descartas responde a uma pergunta, responde a uma pergunta!  :m087:

 

 Parece que o Japão vai recriar a sua força militar. Para quem não sabe o Japão não tem exército, oficial, tem é grupos pequenos policiais extremamente capazes, para além da policia normal.

 Eu acho que coisas como a taxa de crime baixa, vão sofrer negativamente com isso. Treinar as pessoas para combater, e depois deixá-las sem nada para combater, vai fazer com que aconteçam mais casos de violência. Mas por causa do Trombas, eles não podem contar com a ajuda de outros.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 hora, JUCA disse:

Treinar as pessoas para combater, e depois deixá-las sem nada para combater, vai fazer com que aconteçam mais casos de violência.

a suiça é um dos países com maior numero de armas per capita (sim embora seja proibido terem munições), há o serviço militar obrigatório, são mega treinados para a guerra e sempre foram neutros em tudo...

...casos de violência são raros

acho bem que todos os países tenham uma força militar activa, incluindo portugal. é tudo muito bonito enquanto o ISIS está para os lados da síria mas nunca se sabe. O japão está mesmo ao lado de um dos países mais militarizados do mundo, de um momento para o outro pode acontecer alguma coisa e se estás à espera que amigos venham de repente.

O melhor exemplo disto que aconteceu há bem pouco tempo, foi com a queda do avião da malasia airlines (MH370)...mil países com tecnologia militar para ajudar e ninguém o fez para não mostrar aos outros o que podia fazer. e não são teorias da conspiração, há artigos oficiais por aí que explicam isto. A russia também anda a brincar um bocado com as colónias da ex-URSS e os aliados desses países também nada fazem. Dá para perceber sinceramente o desejo do Abe em ter uma força militar forte que o permita proteger o seu território e retaliar caso seja preciso.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 10/28/2017 às 19:00, JUCA disse:

Assim como Portugal e Espanha.

 

 

Confesso que por vezes me sinto tentado a fazer esse paralelismo. Se formos a ver bem, naquela zona, a china parece-me mesmo uma espécie de espanha.

... Ou Reino Unido.

 

Às 10/28/2017 às 19:00, JUCA disse:

Parece que o Japão vai recriar a sua força militar. Para quem não sabe o Japão não tem exército, oficial, tem é grupos pequenos policiais extremamente capazes, para além da policia normal.

 

Eles têm uma força de "auto-defesa", mas de acordo com alguns analistas o japão tem possibilidades de se tornar uma potência nuclear numa questão de semanas, isto se já não o for não-oficialmente. A eleição do Trump e a sua retórica de querer deixar de ser polícia do mundo agradou muito aos japoneses porque encaram isso como uma oportunidade de rasgar o artigo 9.

 

Mas voltando a assuntos mais levezinhos. Ressuscitei este tópico para falar do estado dos animadores no Japão.

 

(Informação obtida daqui)

 

Trabalham sem parar e sem sono 7 dias por semana com no máximo 3 dias de descanso por mês e cada gara vale 200 yenes (1,47€). Muita gente desiste do trabalho logo na primeira semana mas os que ficam/reivindicam são relembrados da realidade: são facilmente substituíveis e o outsourcing nunca esteve tão em voga. Ficam anos sem aumentos num salário fixo de 130 mil yenes (961€) e os seus próprios seniores não fazem nada para os ajudar porque passaram pelo mesmo e a cultura de trabalho no japão é mesmo assim (se bem que nestes casos eu diria que é assim em todo o lado...). Dizem os seniores até que hoje em dia os animadores têm a papinha toda feita graças ao CG. Não dizem os seniores é se o dinheiro que eles faziam era o mesmo ou ajustado à inflacção, nem falam dos padrões de controlo de qualidade hoje em dia serem muito mais rígidos.

 

E deduzo que a situação não melhore quando ouvimos as mais altas patentes em companhias como a Kadokawa a dizer que querem usar a inteligência artificial para fazer todo o trabalho de animação, como aparece num vídeo que o @pinoproxy partilhou num dos seus pensamentos há não muito tempo. A discrepância de valores entre duas gerações ficou muito bem retratada.

 

A situação já foi levada ao equivalente do parlamento lá deles, mas pouco ou nada avançou.

 

Seja como for, o trabalho nesta área sempre foi conhecido por ser para quem tem paixão mais pela arte que pelo dinheiro. Costuma ser sempre assim no mundo das artes.

 

 

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda há poucos meses faleceu um animador por excesso de trabalho. Estava a fazer trabalho para duas séries em simultâneo (Ballroom e Youkoso e Boruto, mais especificamente). Pelo que li, ele simplesmente deitou-se no sofá da empresa para descansar e não se voltou a levantar.

É triste, mas não é um problema novo, e trata-se de um caso extremo da cultura do trabalho no Japão - quanto mais trabalhares, mais valorizado és aos olhos da sociedade, mesmo que na prática não ganhes nada com isso.

Editado por PetalidiStelle
4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 2 horas, PetalidiStelle disse:

Ainda há poucos meses faleceu um animador por excesso de trabalho. Estava a fazer trabalho para duas séries em simultâneo (Ballroom e Youkoso e Boruto, mais especificamente). Pelo que li, ele simplesmente deitou-se no sofá da empresa para descansar e não se voltou a levantar.

É triste, mas não é um problema novo, e trata-se de um caso extremo da cultura do trabalho no Japão - quanto mais trabalhares, mais valorizado és aos olhos da sociedade, mesmo que na prática não ganhes nada com isso.

Por causa destes casos é que tenho vontade de deixar de ver séries de anime por completo. É triste saber que as condições de trabalho são más para a maioria dos animadores somente para se poupar nos custos de produção. Não é admirar que o Miyazaki e o Hideaki Anno tenham optado por criarem estúdios próprios, para terem mais controlo no seu trabalho e vida. E Ghibli e Khara apesar de serem nomes grandes são o mais perto de produções independentes que o Japão tem. Pelo que sei o Miyazaki em jovem até lutou para que se criasse um sindicato para os animadores. Portanto a cultura da exploração (ou do trabalho) é um mal que existe na génese da indústria de anime. Mas isso não vai mudar enquanto a malta não bater o pé. A própria Disney na sua época dourada era conhecida por ser exploradora e por não conceder direitos nenhuns aos seus animadores, e isso só mudou quando foram feitas greves e protestos. Claro que com o conhecimento que se tem da maneira de ser japonesa isso é praticamente impossível de acontecer.

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às ‎14‎/‎01‎/‎2018 às 17:08, pinoproxy disse:

A própria Disney na sua época dourada era conhecida por ser exploradora e por não conceder direitos nenhuns aos seus animadores, e isso só mudou quando foram feitas greves e protestos. Claro que com o conhecimento que se tem da maneira de ser japonesa isso é praticamente impossível de acontecer.

 

Não diria impossível. O Japão está a dar pequeninos passos em relação a algum progresso social. Mas se vier a acontecer, resultará de um processo muito mais lento que o exemplo que dás.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só duas coisas eu não gosto do Japão o racismo e a alta de taxa de suicídio que o governo ignora.  Todo país tem racismo mas ser mestiço em países como Japão e Coréia do Sul é bem difícil. Alguns animes e mangás abordam de uma forma "não direta" ou subliminar o problema da mistura de raças lá.  Seja de raças humanas diferentes, ou de humano com não humano ( como Inuyasha). 

 Japão é um país muito rico, com idh muito alto, ótima educação, ótima qualidade de vida mas por outro lado eles tem um problema enorme com suicídio mas fingem que o problema não existe.  É necessário exigir muito para um país chegar aonde eles chegaram ( óbvio) mas ser humano não é máquina que aguenta trabalhar sem parar e ser perfeito em tudo. Uma hora cansa. 

 

 

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 14/01/2018 às 00:17, Descartas disse:

 

Confesso que por vezes me sinto tentado a fazer esse paralelismo. Se formos a ver bem, naquela zona, a china parece-me mesmo uma espécie de espanha.

... Ou Reino Unido.

 

 

Eles têm uma força de "auto-defesa", mas de acordo com alguns analistas o japão tem possibilidades de se tornar uma potência nuclear numa questão de semanas, isto se já não o for não-oficialmente. A eleição do Trump e a sua retórica de querer deixar de ser polícia do mundo agradou muito aos japoneses porque encaram isso como uma oportunidade de rasgar o artigo 9.

 

Mas voltando a assuntos mais levezinhos. Ressuscitei este tópico para falar do estado dos animadores no Japão.

 

(Informação obtida daqui)

 

Trabalham sem parar e sem sono 7 dias por semana com no máximo 3 dias de descanso por mês e cada gara vale 200 yenes (1,47€). Muita gente desiste do trabalho logo na primeira semana mas os que ficam/reivindicam são relembrados da realidade: são facilmente substituíveis e o outsourcing nunca esteve tão em voga. Ficam anos sem aumentos num salário fixo de 130 mil yenes (961€) e os seus próprios seniores não fazem nada para os ajudar porque passaram pelo mesmo e a cultura de trabalho no japão é mesmo assim (se bem que nestes casos eu diria que é assim em todo o lado...). Dizem os seniores até que hoje em dia os animadores têm a papinha toda feita graças ao CG. Não dizem os seniores é se o dinheiro que eles faziam era o mesmo ou ajustado à inflacção, nem falam dos padrões de controlo de qualidade hoje em dia serem muito mais rígidos.

 

E deduzo que a situação não melhore quando ouvimos as mais altas patentes em companhias como a Kadokawa a dizer que querem usar a inteligência artificial para fazer todo o trabalho de animação, como aparece num vídeo que o @pinoproxy partilhou num dos seus pensamentos há não muito tempo. A discrepância de valores entre duas gerações ficou muito bem retratada.

 

A situação já foi levada ao equivalente do parlamento lá deles, mas pouco ou nada avançou.

 

Seja como for, o trabalho nesta área sempre foi conhecido por ser para quem tem paixão mais pela arte que pelo dinheiro. Costuma ser sempre assim no mundo das artes.

 

 

 Impressionante e elucidativo, realmente é fácil na perspectiva de fãs de simplesmente queixarmo-nos de atraso ou demora na emissão de episódios, sem ter conhecimento de todo o esforço que está por trás. Muito contente por teres mostrado este vídeo e tenho um respeito redobrado por estes artistas e pessoas do ramo :m178:

Mas como a nunnaly diz, por favor não se matem a trabalhar, eu pelo menos vou passar a ter mais paciência e consideração!! ^^

 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

:m178:.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais