Descartas

Sugestões - retrabalhar a secção de anime

12 mensagens neste tópico

Mais propriamente, a secção de anime e manga e os anime portugal awards.

 

A secção de anime e manga do fórum precisa de ser repensada com o objectivo de fomentar mais discussão e aumentar a actividade do fórum. A secção de anime propriamente dita deveria ser mais orientada a análises mais ponderadas depois de o anime estar todo visto. Nomeadamente, a sub-secção de animes a decorrer deveria ter um tópico afixado para discussão geral da temporada, como este:

 

 

Nele, tal como nesse, os utilizadores falam dos anime que estão a ver ou planeiam ver nessa temporada. Pôr tudo no mesmo saco dá azo para utilizadores que estejam no tópico para falar de outro anime sejam expostos a outros anime que a comunidade esteja a discutir, ganhar interesse e juntar-se à conversa. Mesmo que isso não aconteça, ter um tópico geral agrega toda a discussão referente à temporada em curso e uma pessoa pode juntar todas as suas opiniões num único tópico, evitando assim inundar a zona da página principal dedicada a tópicos actualizados recentemente, permitindo maior tempo de exposição a outros tópicos de outras zonas do fórum. No fim da temporada, claro, o tópico é movido para a sub-secção de anime terminados e cria-se um novo tópico de discussão geral/antevisão da nova temporada.

 

Se concordarem com a ideia, sugiro também que esse tópico seja incluído na secção de destaques (o menu logo no início da home page onde anunciam eventos, podcasts, etc) durante toda a duração da temporada, de forma a direccionar possíveis novos utilizadores para um espaço do forum com potencial para maior actividade.

 

Os tópicos referentes ao anime portugal awards também podiam ser retrabalhados na mesma vertente. Os tópicos de nomeações podem persistir em separado. Aliás, é uma necessidade dada a quantidade de informação que cada um contém, mas os tópicos sobre cada vencedor não têm razão para não serem todos agregados num só tópico. Para dar um pouco mais de relevo ao evento, sugiro também que o Giraterra e a Erza, ou um dos dois em conjunção com outro membro da comunidade mais envolvido com os APA, criem um podcast especial para anunciar os vencedores de cada categoria, a ser anexado ao tópico dos vencedores (em termos de formato, por exemplo, seria colocado o vídeo no post inicial e feito um segundo post reservado onde se escreveria os vencedores uma semana depois da publicação do vídeo, para dar mais destaque ao vídeo a curto prazo mas manter um registo textual a longo prazo). Claro, só sugiro isto se os envolvidos tiverem tempo para isso.

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

 Apoiado.

 

 (Passei por aqui para fazer outra coisa e não quero gastar muito tempo a reiterar.)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 10 horas, Descartas disse:

Se concordarem com a ideia, sugiro também que esse tópico seja incluído na secção de destaques (o menu logo no início da home page onde anunciam eventos, podcasts, etc) durante toda a duração da temporada, de forma a direccionar possíveis novos utilizadores para um espaço do forum com potencial para maior actividade.

 

Não sei qual é a facilidade de fazer isto mas gosto desta ideia.

 

 

há 10 horas, Descartas disse:

Pôr tudo no mesmo saco dá azo para utilizadores que estejam no tópico para falar de outro anime sejam expostos a outros anime que a comunidade esteja a discutir, ganhar interesse e juntar-se à conversa.

 

O Anime Portugal sempre teve uma cultura de evitar/desprezar os spoilers e os off-topics.

Eu sempre apoiei esta atitude quase totalmente em relação aos spoilers, não tanto em relação aos off-topics.

No entanto concordo contigo que a concentração das conversas poderia aumentar a participação.

Eu gostaria dum fórum minimalista e acho que tempos desesperantes exigem medidas desesperadas, e é tudo que consigo dizer por agora. 

Editado por Tanuki no Gokei

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Peço desculpa se estou a fazer confusão da vossa sugestão, mas isso não está (em grande parte) já a ser feito?
Admito que estamos a falhar com o lançamento do tópico para a fall season, mas é costume ter um tópico para falar da temporada e depois temos tópicos individuais para fazer das séries/filmes. A única diferença é que o tópico geralmente fica na categoria Anime & Manga Geral, em vez do Animes a decorrer como sugerem.

 

Concordo com a sugestão de criar um destaque a esta na homepage e será já feito quando o tópico da fall season for criado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 16 horas, Tanuki no Gokei disse:

O Anime Portugal sempre teve uma cultura de evitar/desprezar os spoilers e os off-topics.

Eu sempre apoiei esta atitude quase totalmente em relação aos spoilers, não tanto em relação aos off-topics.

No entanto concordo contigo que a concentração das conversas poderia aumentar a participação.

Eu gostaria dum fórum minimalista e acho que tempos desesperantes exigem medidas desesperadas, e é tudo que consigo dizer por agora. 

 

Não fazia ideia que o formato actual era uma escolha baseada em filosofias da comunidade. Pensei que fosse só uma coisa que tinha ficado de alturas em que o fórum era mais populado, obrigando a uma maior compartimentação dos conteúdos para evitar confusões. Não considero que a situação esteja assim tão desesperante como dizes.

 

há 1 hora, Mike disse:

Peço desculpa se estou a fazer confusão da vossa sugestão, mas isso não está (em grande parte) já a ser feito?
Admito que estamos a falhar com o lançamento do tópico para a fall season, mas é costume ter um tópico para falar da temporada e depois temos tópicos individuais para fazer das séries/filmes. A única diferença é que o tópico geralmente fica na categoria Anime & Manga Geral, em vez do Animes a decorrer como sugerem.

 

Falei muito, disse pouco, e confundi toda a gente ... A minha sugestão, em suma, é mover esse tópico geral de cada temporada para a sub-secção de animes a decorrer, onde seria afixado durante o decurso da temporada e, no fim da temporada, movido para a sub-secção de animes terminados.

 

Mais detalhadamente:

Os tópicos específicos para cada anime passariam a ser utilizados para fazer revisões mais ponderadas, depois desses anime terminarem. Os tópicos gerais serviriam para discussão mais no momento, conforme o anime vai decorrendo ao longo da temporada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Um tópico geral que sirva para primeiras impressões relativas aos novos anime não é má, pois levaria usuários a ver séries que não lhes teriam interessado inicialmente, mas o risco de cair num poço de spoilers é grande. Os tópicos específicos dariam ao Fórum um aspecto mais ordeiro e profissional, mas as revisões mais atentas e até construtivas são hoje em dia tão raras no fórum como os comentários que incluem uma simples exclamação... Eu actualmente até fico com dúvidas quando tenho de criar uma nova página dedicada a um anime; sei lá se vai receber um único comentário que seja!

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 19 horas, Tokiwa_Jima disse:

Um tópico geral que sirva para primeiras impressões relativas aos novos anime não é má, pois levaria usuários a ver séries que não lhes teriam interessado inicialmente, mas o risco de cair num poço de spoilers é grande.

 

Para isso existe a opção de colocar o texto em spoiler. Caso se alonguem demasiado, é colocar uma advertência e direccioná-los para o tópico específico da série - que, aliás, poderia estar no primeiro post do tópico geral, ou num subfórum que duraria apenas tanto quanto a season e cujos tópicos, completas as séries, voltariam ao subfórum geral.

Acho uma boa ideia porque o que as pessoas procuram mais hoje em dia é imediatismo e várias coisas no mesmo sítio, em vez de um mar de tópicos de anime onde muitos não chamam a atenção a quem os vê, e de onde não é possível distinguir por data ou género excepto se se ler a sinopse. Pode ter resultado antigamente, mas agora está a falhar, tal como dizes - os tópicos de anime novo raramente têm sequer um comentário.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Apesar de não termos dito nada aqui, a equipa tem andado a falar sobre o assunto.

 

Vamos testar esta ideia com a fall season, e depois analisamos as opiniões desta.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Às 9/27/2017 às 14:59, Mike disse:

Apesar de não termos dito nada aqui, a equipa tem andado a falar sobre o assunto.

 

Vamos testar esta ideia com a fall season, e depois analisamos as opiniões desta.

 

Não sei o quão a tempo vou de escrever isto, mas faltou-me referir umas coisas que me esqueci na minha primeira publicação (e provavelmente ainda me estou a esquecer de mais)...

 

E digo desde já que isto não é nenhum ataque à conduta do @Tokiwa_Jima que tem feito um trabalho brutal com a secção e que deduzo lhe tira muito tempo e demonstra a dedicação que tem para com o fórum.

 

Dito isto...

 

Ao fim de cada temporada, a secção de actividade e de tópicos mais recentemente actualizados fica inundada com as publicações do @Tokiwa_Jima, que não faz mais do que prestar os devidos esclarecimentos sobre a transferência de um tópico de uma sub-secção para outra (o que é BOM e prova que a moderação tem um módico de transparência). No entanto, não me parece que seja possível negar que o volume de tópicos actualizados dessa forma não deixa uma má imagem ao fórum (no sentido puramente estético, nada a ver com reputação ou integridade). Como o próprio Tokiwa diz, há muitos tópicos que ficam sem respostas e parece-me a mim que a primeira impressão com que um possível novo utilizador fica quando por cá passa neste período entre temporadas é que o fórum está vazio.

 

Assim, não seria mais simples na mensagem inicial, que dá informação sobre o anime, meter o número de episódios e semana de início e fim de transmissão do anime (não digo dia porque isso já é capaz de precisar de ainda mais consulta), e dar à moderação uma ferramenta que lhes permita meter um temporizador na acção de mover os tópicos de uma secção para a outra?

 

Ou seja, se eu hoje sei que um anime vai começar na semana de 4 de janeiro de 2018 e tem 13 episódios (ou se for dada a data precisa em que termina), faço um tópico com esta informação na sub-secção de "próximos animes" e um moderador, ao ver isto, edita o tópico com visto a fazer com que, no dia 4 de janeiro de 2018, o tópico passe para a secção de "animes a decorrer" e, no dia 26 de março (13 semanas depois), passe para a secção de "animes terminados".

 

Caso uma ferramenta dessas não exista, então a sugestão passa simplesmente por meter as tais datas de início e fim de transmissão e depois mover de uma sub-secção para outra como já se faz mas sem as publicações a justificar a acção dos moderadores.

 

Isto tiraria carga de trabalho à moderação e evitaria o que me parece a mim um estranho limbo que o fórum vive no período entre temporadas.

 

Ninguém disse nada sobre as sugestões que deixei sobre os APA, pelo que deduzo que já estejam todos a tratar de alugar o coliseu dos recreios para fazer o podcast! :P

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 8 horas, Descartas disse:

Ninguém disse nada sobre as sugestões que deixei sobre os APA, pelo que deduzo que já estejam todos a tratar de alugar o coliseu dos recreios para fazer o podcast! :P

Já estamos em contacto com a Barbara Guimarães para ser a 3ª co-host :P

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

@Descartas Teria de continuar a haver uma moderação relativamente atenta porque às vezes há episódios extra/cancelamentos/adiamentos que fazem com que a data final de um anime se altere. Nesse caso sim, acho que vale a pena haver uma mensagem da moderação para alertar para a situação - até dá jeito para quem o está a ver.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Um sistema automatizado como sugeres é complicado de se fazer, mas não é impossível. De qualquer forma, iria dar mais trabalho à equipa, pois teriam de se informar da data que a série iria acabar, ou calcular esta, e depois teriam de agendar a acção de mover o tópico.

De momento necessitam apenas de seleccionar o(s) tópico(s) e escolher uma opção, que automaticamente move os tópicos e deixa uma mensagem no respectivo tópico a informar que este foi movido.

 

As mensagens servem para informar quem segue o respectivo tópico que este foi movido para outra categoria. Isto é útil para quem o segue, e aliás até foi uma sugestão da comunidade no passado.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem