JUCA

Aprendam Japonês Com A Bela Prof. Misa. E o JUCA.

25 mensagens neste tópico

PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )

 

shikamaru.gif

 

 

 

 Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.

Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts. :m146:

Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.

 

Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?

 

 

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o grande shikamaru de naruto xd

 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 A Questão da semana passada era:

 1- A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?

E a resposta correcta era Naruto, também aceitava Naruto Shippuden.

 O @kimanii foi o único que acertou, como acrescentou o nome do personagem leva nota A+. O @Quik leva um D, e o resto de vós leva um F.

 

SEGUNDA LIÇÃO. (Ni-Ban-me no ressun)

 

ryuk.gif

 

   Apesar do vídeo ter mais tempo, para esta lição basta verem os primeiros três minutos.

 

 

 Só precisam ver os primeiros três minutos, o resto do vídeo será estudado nas lições seguintes.

 

 Questão 2- Se traduzissem, para Português, o nome do anime mencionado, algures, durante os primeiros três minutos, como ficaria?

 

Editado por JUCA
Mudar uma virgula.
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha tradução seria "Caderno Mortal".


Esse canal deu-me um bocado de nostalgia de quando eu era obcecado em aprender japonês.
A única coisa que aprendi é eu sou muito mau a aprender línguas!
Pera, ainda consigo reconhecer a maior parte dos kana, já não é mau.

 

A propósito, gostei dela ter explicado a elisão do U em desu. 
Pormenores como esse dão a volta à cabeça duma pessoa quando ela está a estudar uma língua estrangeira e raramente são explicados.
 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 22 horas, Tanuki no Gokei disse:

elisão do U em desu.

 Elisão, afinal há uma palavra portuguesa para isso. Na verdade há uma outra palavra que nunca me vem a cabeça quando penso nisso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  A Questão da semana passada era:

 2- Se traduzissem, para Português, o nome do anime mencionado, algures, durante os primeiros três minutos, como ficaria?

O anime mencionado é o Death Note, a melhor resposta, consinderando o comentario da professora, seria "É o bloco de notas". Aceitaria variações e traduções do titulo Inglês.

 O @Tanuki no Gokei foi o unico a responder correctamente, leva nota A, o resto leva um F.

 

Terceira Lição. (San-Kai-me no ressun)

 

natsu.gif

 

 Para esta lição continuamos a ver o video anterior, o video começa, automaticamente, do minuto 3. Basta verem até ao minuto 8.

 

 

Basta verem até ao minuto 8.

 

Questão 3- Mencione uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio.

 Nos animes os personagens tendem a ter nomes que estão relacionados consigo fisicamente e/ou psicologicamente. Exemplo Natsu de Fairy Tail, Natsu quer dizer verão, que é a estação do ano, mais quente. E o Natsu é o filho do dragão do fogo.

 Portanto como exercício desta lição têm de mencionar uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio, e explicar essa relação. Não se aceitam menções repetidas, se um colega mencionar um devem escolher um diferente.

 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 9/12/2017 às 21:29, JUCA disse:

Questão 3- Mencione uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio.

 

 

Estranho, estava convencido que seria mais fácil recordar-me dum personagem com esta característica.

A única personagem que me lembrei foi da Oyuki, uma amiga da Lum (Urusei Yatsura) que é uma princesa dum planeta gelado e tem poderes para controlar a neve e o gelo.

Yuki significa neve e O é um prefixo indicativo de respeito.

 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A Questão da semana passada era:

Questão 3- Mencione uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio.

Estava a espera que alguém respondesse Sakura, normalmente é uma personagem feminina com cabelo rosado. Visto que sakura é a palavra (em letras ocidentais), japonesa para flor de cerejeira, que é rosada.

 O @Tanuki no Gokei leva nota A+. Deu uma resposta bastante completa, onde até explicou o prefixo o que "é um prefixo indicativo de respeito". Também é utilizado para se referir à membros da realeza. O resto leva um F.

 

Quarta Lição. (Yon-kai-me no ressun)

sailor.gif

 

Para esta lição continuamos a ver o vídeo anterior, o vídeo começa, automaticamente, do minuto 8. Basta verem até ao minuto 12.

 

 Basta verem até ao minuto 12.

 

 No vídeo de hoje, um dos assuntos abordados é como se pronuncia as diferentes nacionalidades em japonês. Notem que os japoneses não usam nas suas palavras, duas consoantes seguidas, normalmente colocam um u. E também não terminam as palavras com consoantes, neste caso normalmente colocam um o. Ex.: Portugal = Porutugalo.

 

 Questão 4- Dá um exemplo de uma personagem estrangeira, explicando o que te leva a concluir isso. Nos animes e mangas existem personagens que nota-se que não são japonesas, pelas feições, maneirismos e ou, maneira de falar.

 

Editado por JUCA
Melhorar espaçamento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  A Questão da semana passada era:

Questão 4- Dá um exemplo de uma personagem estrangeira, explicando o que te leva a concluir isso.

  Imagino que ninguém respondeu porque era uma questão dificil. Eu vou dar um exemplo, o Franky de One Piece. Pelas suas feições, aquele queixo, o seu penteado inicial, e a forma que fala, se repararem ele carrega exageradamente no r (erre).

 Quanto às notas para ser uniforme um F para todos.

 

Quinta Lição. (Go-ban-me no ressun)

kon.gif

 

Esta semana terminamos este video.

 

 As saudações são abordadas nesta parte do video, para além de fazerem uma vénia, em vez do passa-bem, usam a saudação adequada quando se encontram.

 Questão 5- Algumas das saudações que se ouvem nos animes, não são aqui mencionadas. Menciona uma.

 

Editado por JUCA
Colocar uma virgula.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 A questão da semana passada era:

 Questão 5- Algumas das saudações que se ouvem nos animes, não são aqui mencionadas. Menciona uma.

  Osu, O Ichigo de Bleach usa bastantes vezes. Oi, esta não estava a espera de ouvir num anime mas, One Piece surpreende-me de varias maneiras. E , é a minha preferida, parece ser universal.

 Quanto às notas um F para todos.

 

Sexta lição.(Dai roku ressun)

gintama.gif

 

 

 Acho que todos somos picuinhas com algo.

  Questão 6- Usando uma das formas apresentadas, constrói uma frase revelando a tua picuinhidade (sou capaz de ter inventado uma palavra).

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu oiço japonês mas a minha mente processa qualquer coisa tipo isto:

motto_benkyou_shinakya__desu_ne.png

Editado por Descartas
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Informação extra sobre nome de vegetais em Japonês.

 

vegetais.jpg

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 10/4/2017 às 17:03, Descartas disse:

Eu oiço japonês mas a minha mente processa qualquer coisa tipo isto:

motto_benkyou_shinakya__desu_ne.png

Quando não sabia que se podia mudar a região no PC e jogar ou visitar sites japoneses assim, such a innocent child.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 A questão da semana passada era:

 Questão 6- Usando uma das formas apresentadas, constrói uma frase revelando a tua picuinhidade (sou capaz de ter inventado uma palavra).

 Apesar desta ter sido a aula com maior atendimento, não houve uma resposta correcta. Um exemplo de resposta correcta seria: Boku wa tamanegi ga kirai. "Eu não gosto de cebolas". Notem que uso a palavra boku, porque sou homem, alguém do género feminino, usaria watashi em vez de boku. Um homem, que se refira a si próprio por watashi, provavelmente é homossexual.

 Talvez eu ande a fazer perguntas demasiado difíceis.

 @Descartas e @バトラー, levam um D pelo esforço. O resto leva um F.

 

Sétima lição.( Nana-Kai-me no ressun )

Ansatsu.gif

 

 Agora é altura de apresentar-mo-nos uns aos outros como bons colegas. Para aprender a fazer isso vejam este video. Para esta lição basta ver até ao minuto 4.

Basta ver até ao minuto 4.

 

Questão 7- Usando "Watashi (o vosso nome) desu, ou boku (o vosso nome) desu. Construam uma frase em que se apresentem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Juca por este tópico , sempre tive curiosidade em escrever e dizer frases completas em japonês e ensinada por uma rapariga gira "motiva mais" .

 

A rapariga é bela tens razão , era bom que houvesse um prêmio que ao teres a nota mais alta no teste , ganhasses uma viagem ao japão e tivesses a ultima aprendizagem ao "vivo".

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 10/10/2017 às 23:06, Kimel disse:

A rapariga é bela tens razão , era bom que houvesse um prêmio que ao teres a nota mais alta no teste , ganhasses uma viagem ao japão e tivesses a ultima aprendizagem ao "vivo".

 O renomeado Instituto de  ensino DuJUCA, não tem a possibilidade de oferecer uma viagem ao Japão. Mas há realmente um prémio para o aluno com melhor aproveitamento positivo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 As vogais em Japonês.

 

aiueo.jpg

 

Os japoneses dizem as vogais numa ordem diferente. A; I; U; E; O.

Editado por JUCA

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 Descobri (a minha sobrinha descobriu) este site que ensina línguas. É bastante bom, ensina como se fosse um jogo, controla onde se falha e insiste até ser superada. É preciso registar para manter a progressão. Também tem App android. Recomendo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 A questão da semana passada era:

 Questão 7:- Usando "Watashi (o vosso nome) desu, ou boku (o vosso nome) desu. Construam uma frase em que se apresentem.

Uma resposta correcta seria, Boku JUCA desu. Em japonês existe uma palavra para o eu feminino, watashi. E uma palavra para o eu masculino, boku.

 Para não variar levam todos F. Quer dizer, excepto o @Kimel, leva um D.

 

Oitava lição.( Dai hachi no ressun )

okusama.gif

 Para esta lição basta ver do minuto 14:53 (o video deve iniciar aí), até ao minuto16.

 

 Agora vamos aprender como se diz gosto de... Suki é gosto, e gosto de anime (por exemplo) diz-se anime ga suki.

Questão 8- Construam uma frase onde dizem uma coisa que gostam.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 Continuando com a escrita. Os japoneses têm 3 (4) tipos de escrita diferentes. Os Kanji, onde os símbolos utilizados têm significado. Por exemplo: (lê-se hito) é o símbolo para pessoa.

Spoiler

kanji.jpg

 

Hiragama, onde os símbolos representam sons. Exemplo: , lê-se yo, em português ió. Não tem nenhum significado.

Spoiler

hiragama.jpg

 

Katakana, onde os símbolos representam sons. A diferença entre Katakana e Hiragama, é que os Hiragama são utilizados para sons de palavras nativas japonesas. Os Katakana utilizam-se para sons de palavras estrangeiras.

Spoiler

katakana.jpg

 

 Por enquanto vamos focar-nos nos Hiragama.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • JUCA
      Por JUCA
      Um tópico onde tem-se a oportunidade de deixar, ou ver, recomendações de animes, e ou manga.
       
       A ideia é meterem aqui uma lista de até dez anime ou mangas que recomendam, devem incluir o género, ou géneros em que se inclui. Eu vou colocando aqui os animes todos numa lista vertical, por ordem alfabética (fica mais fácil de gerir). Se quiserem incluir uma sinopse estão a vontade, eu depois faço copy/paste num spoiler.
       Se o anime ou manga, ainda estiver a decorrer, é favor dizer.
       
      Notas:
        * = A decorrer; Os nomes entre parênteses referem-se as pessoas que recomendaram;
       
      Recomendações Anime:
      Barakamon. - Drama, Comedia. (JUCA)
      Black Lagoon - Seinen , Ação. (kimanii, JUCA)
      Boku dake ga inai Machi - Mistério , Psicológico. (kimanii)
      Boruto: Naruto the Movie - Acção, Shounen, Ninja, Comédia. (SeventyFive)
      Death Note. - Policial, Fantasia, Mistério, Psicológico. (JUCA)
      Durarara!! - Acção, Mistério, Sobrenatural. (kimanii, SeventyFive, JUCA)
      Gintama - Samurai, Sci-fi, Comédia, Acção. (SeventyFive, JUCA)
      Haikyuu - Shounen , Comédia , Desporto. (kimanii)
      Hibike  - Musical, Drama , School. (kimanii)
      Hyouka - Mistério, Slice of life , School. (kimanii)
      Kuroshitsuji I e II - Acção, Comédia, Fantasia, Demónios, Sobrenatural. (SeventyFive)
      Mononoke - Fantasia, Acção, Terror. (SeventyFive)
      Monster - Terror, Mistério, Drama, Psicológico. (SeventyFive)
      Mushishi. - Sobrenatural, Fantasia, Mistério. (JUCA)
      Non Non Biyori - Slice-of-life, Comédia, Cute Girls do Campo. (SeventyFive)
      One Piece.* -  Acção, Fantasia, Aventura. (JUCA)
      Oregairu  - Romance , Comédia, Drama, School. (kimanii)
      Seirei no Moribito. - Acção, Aventura, Fantasia, Histórico. (JUCA)
      Shigatsu  - Romance, Drama, Musical. (kimanii)
      Steins Gate - Sci-fi , Thriller. (kimanii, JUCA)
      Tokyo Ghoul - Acção, Sobrenatural, Terror. (SeventyFive)
      Tokyo Godfathers - Drama, Comédia. (JUCA)
       
      Recomendações Manga:
      Akame ga kill - Ação , Drama , Horror. (kimanii)
      Berserk * - Acção, Fantasia Medieval, Histórico, Terror. (SeventyFive)
      Blame! - Acção, Sci-fi, Seinen, Terror. (SeventyFive)
      Gantz - Acção, Sci-fi, Seinen, Aliens, Terror, Ecchi. (SeventyFive)
      Monster - Mistério , Drama , Psicológico. (kimanii)
      Real * - Desporto, Seinen, Psicológico, Drama. (SeventyFive)
      Shigurui - Samurai, Acção, Histórico, Drama, Seinen. (SeventyFive)
      Vagabond * - Samurai, Acção, Histórico, Aventura, Drama. (SeventyFive)
       
      "Para quem eventualmente gostar de BL (Boys Love):"
      Fuyu no Semi e Ai no Kusabi, que são respetivamente Histórico, Samurai, Guerra, Drama e Sci-fi, Drama. (SeventyFive)
       
      Recomendações Outros:
       Webtoon:
       Gosu* - Acção, Comédia, Artes Marciais. (JUCA)
       
       
       
    • JUCA
      Por JUCA
      Ponham aqui noticias, com os devidos links, de coisas que normalmente não acontecem em outras partes do mundo.
       
       
       Casamento com Waifus reconhecido por uma empresa japonesa.
       

       
      http://www.asiaone.com/asia/marriages-anime-wives-recognised-japanese-company
       
       Waifu é uma personagem feminina, de anime, que uma pessoa considera como sua "mulher".
      Husbando é uma personagem masculina, de anime, que uma pessoa considera seu "marido".
       
        Gatebox é a empresa que está a promover esta pratica. Eles fornecem um certificado de casamento, e a cerimonia é realizada com auxilio de aparelhos de realidade virtual.
       Eles impõe a condição que uma pessoa só se pode casar com uma waifu, para quem tem mais de uma, isso pode dar algumas dores de cabeça.
       
       
       
      O vídeo em cima mostra o Gatebox Virtual Home Robot, um caixa com um holograma interactivo. A decisão de reconhecer este tipo de casamento, é também uma estratégia de marketing.

    • MFR
      Por MFR
      Não sei se esta informação já foi divulgada neste forum; se já o foi peço desculpas por estar a criar outra vez um tópico sobre este assunto.
      Certamente que haverá muita gente interessada no que aqui vai ser divulgado. Talvez seja um pouco em cima da hora, mas tenho andado muito ocupado com as avaliações da Faculdade. Apesar disto julgo que a divulgação ainda é feita a tempo.
      Segue o panfleto digitalizado:


      Espero ter contribuído na vossa questão da candidatura ao ensino superior
      P.S.: Peço imensa desculpa, mas tive de reduzir a qualidade das digitalizações.
    • JUCA
      Por JUCA
      Revistas portuguesas de acesso grátis na Internet.
       

       
       Revista Especulatório. http://online.pubhtml5.com/tykt/uxfj/#p=1
      Uma revista sobre ficção especulativa, fantasia está incluída. Trata varios pontos da ficção dando mais relevo as livros e board games. Inclui boas dicas sobre como escrever.
      Facebook: https://www.facebook.com/Especulatorio/
    • JUCA
      Por JUCA
      Eu acho que devia ser possivél comentar nos eventos, assim sertia possivel alguém (eu), dizer "Eu Vou", ou alguem partilhar a sua experiência anterior num evento do mesmo tipo, ou alguém pedir informações, sem ter de criar um topico num outro local. Assim quem fosse ver o topico do evento teria também, acesso a essa informação.