Zephirus

Queres aprender japonês? Queres fazer do japonês a tua carreira? Entra aqui!

20 mensagens neste tópico

Artigo super útil . um dia espero também ver um do tipo " queres ir ao japão? o que fazer / visitar / medidas tomar"  etc etc xD

 

Obrigada pela trabalho e por o partilhares connosco e também um obrigada a 75 que é uma fofa que por ai anda :D

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se eu passar pelo Japão faço isso, existe por aí muito pessoal que foi ao Japão sabes, eles poderiam criar um artigo assim, nem que fosse um nipo-brasileiro ou assim, aqui o pessoal dava uma adaptada na linguagem e avançava, a ver vamos, eu conheço quem já tenha ficado lá por algum tempo, mas é claro não vou andar a chatear só para escrever um artigo :D .

 

@kimanii podes fazer pin no post como estão os outros três, eu acho que este tópico é importante, eu pedi à 75 mas eu acho que não me expliquei bem. E eu acho que vale a pena este tópico. :)

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 6 minutos, Zephirus disse:

Se eu passar pelo Japão faço isso, existe por aí muito pessoal que foi ao Japão sabes, eles poderiam criar um artigo assim, nem que fosse um nipo-brasileiro ou assim, aqui o pessoal dava uma adaptada na linguagem e avançava, a ver vamos, eu conheço quem já tenha ficado lá por algum tempo, mas é claro não vou andar a chatear só para escrever um artigo :D .

 

@kimanii podes fazer pin no post como estão os outros três, eu acho que este tópico é importante, eu pedi à 75 mas eu acho que não me expliquei bem. E eu acho que vale a pena este tópico. :)

 

Sim acredito que exista por ai muita alminha que já foi lá e assim :)

 

afixado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tive vários professores de Japonês durante os alguns anos em que estudei a língua, deixem-me só dizer que, para pessoal da região de Lisboa, o que mais recomendo é o curso da professora Yosoi Toda:

http://www.aulasdejapones.pt/

Esta senhora é impecável, um amor de pessoa e uma excelente professora.

Por exemplo, com 2 anos de aulas dela (sem ter tido nenhum outro professor antes) fui fazer o nível mais baixo do JLPT a Barcelona (na altura ainda não se realizava em Portugal), por opção própria e sem ter tido qualquer preparação prévia, e fui aprovado com 88%. 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 5 horas, 旅人さん disse:

Tive vários professores de Japonês durante os alguns anos em que estudei a língua, deixem-me só dizer que, para pessoal da região de Lisboa, o que mais recomendo é o curso da professora Yosoi Toda:

http://www.aulasdejapones.pt/

Esta senhora é impecável, um amor de pessoa e uma excelente professora.

Por exemplo, com 2 anos de aulas dela (sem ter tido nenhum outro professor antes) fui fazer o nível mais baixo do JLPT a Barcelona (na altura ainda não se realizava em Portugal), por opção própria e sem ter tido qualquer preparação prévia, e fui aprovado com 88%. 

 

Essa por acaso está na lista de professores da Embaixada Japonesa, eu geralmente nunca pego estrangeiros porque os preços não são muito bons  geralmente (são altos), consegues um tuga mais barato que um estrangeiro e para aprender até nível intermédio não é necessário recorrer a nativos, mas daí para cima eu recomendo vivamente. Seja como for, essa professora como é a nível de preços? Quanto leva à hora, ao mês, por aulas individuais e de grupo?

Edit: Ok estiver a ver, 400 euros é um preço bem mais que razoável, mas atenção, porque eu já fui queimado por causa disto. Ela passa recibos? Eu nunca pago adiantado sem conhecer muito bem a pessoa ou sem ter recibo, e eu digo já porquê. Isto acontece muito com dinheiro vivo, mas também pode acontecer com transferência, não estou a falar que aconteceria neste caso, mas supomos que ela me algo como "ah você fez a transferência, mas nós não acordámos eu lhe dar aulas, você depositou o dinheiro porque quis", depois é ficar sem o dinheiro e ficar sem as aulas porque em Portugal recuperar dinheiro que foi para outra conta é muito difícil. Mais uma vez não digo que aqui seria o caso, mas já estou a avisar, por isso eu pergunto, ela passa recibo?

Também me deixa de pé atrás também pagar um ano inteiro logo de uma assentada por uma variedade de razões, por exemplo, imaginando que vou a duas ou três e não gosto do método, ou não gosto da professora, ou simplesmente descobri que afinal não me sinto motivado aprender japonês, das duas uma ou fico no prejuízo, ou vou às aulas contrariado. E ás vezes os professores não são muito flexíveis nesse aspeto e eu não teria o meu dinheiro de volta. Também existe a questão da flexibilidade de horários, porque há pessoas que fazem horas extra ou têm horários rotativos e poderiam perder aulas.

Atenção que isto são tudo suposições, não estou a questionar a integridade da senhora, só estou a ensinar como agir perante determinadas situações.

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei como ela funciona hoje em dia em termos de recibos. Quando estudei com ela, o curso era leccionado como curso livre no Instituto Oriental da FCSH, logo os recibos eram passados pela faculdade e sim, existiam. Mas provavelmente passa recibos, sim, ela sempre foi muito profissional.

Tínhamos a opção de pagar em duas prestações (uma por semestre, basicamente) e se pagasses por inteiro no início e quisesses desistir antes do início do 2º semestre ACHO que te devolviam metade do dinheiro. Mais uma vez, não sei qual é a flexibilidade dela hoje em dia. Na altura ela não tinha qualquer problema com uma pessoa ir a assistir a uma aula ou duas antes de se inscrever. Cheguei a levar amigos a aulas mesmo a meio do semestre e nunca houve qualquer problema. No entanto, suponho que na altura ela tivesse o salário garantido pela faculdade, independentemente do número de alunos. Agora o dinheiro que recebe por este curso depende do número de alunos, portanto talvez seja menos flexível, mas não te sei dar certezas. 

 

 

Editado por 旅人さん
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É, eu estiver a ler aquilo e ainda reparei que se quiseres aulas por fora (fora do horário), ela aceita grupos, mas é 120 euros por sessão, está lá escrito, pode ser até boa professora, mas tens de levar com o horário dela quer queiras quer não, não me parece que te reponha a aula se tiveres algum problema, e ela cobra-se bem fora de horas, se eu trabalhar fora de horas como freelance (tipo fazer noitadas), eu nunca cobro acima dos 200 ou 300% (chama-se a isso taxa de urgência na minha profissão), ela pelas minhas contas cobra um valor bem simpático dentro das horas dela, estive a fazer mais ou menos o calculo 12,5 por hora e meia, não é mau, se eu pagasse ao mês e fosse lá duas vezes por semana o valor estaria nos 100 euros mensais (o que está na média), mas fora de horas ela cobrando 120 euros, isso daria uma taxa de mais ou menos 1000%, isso não é justo para o aluno, até compreendo que ela não tenha muito tempo disponível, tudo bem, mas das duas uma ou não se faz ou se cobra uma taxa justa, eu, se a um dos meus clientes cobrasse mais de 200% por fazer noitadas a esta hora estaria falido. Não sei bem se estaria disponível para ter aulas com essa senhora, até pode ser boa professora, não duvido, mas assim pelo que vejo levanta me muitas redflags.

Sabes o que eu acho? Ela gosta de ensinar, tem prazer em ensinar, mas como sabe que é boa nisso (e possivelmente já tem trabalho aparte por isso a renda dela está garantida), limita-se a um número certo de horários que lhe são convenientes e cobra o valor que ela acha que vale (independentemente de ser realista ou não). Se encher encheu, se não encher também não há problema fica para a próxima.

Atenção estou aqui a fazer julgamentos, mas pode ser que nem esteja lá perto, estou apenas a tentar fazer uma analise critica à sua forma de atuar. Isto é baseado na minha própria experiência. Eu já tive um professor de matemática assim, mas ele metia 5000 euros ao bolso todos os meses, o gajo metia 20 alunos numa sala por hora (de diferentes níveis até), a cobrar entre 70 e 90 euros e conseguia fazer todos passar com boas notas, taxa de aprovação de 100%, tinha um condomínio só para dar explicações no centro de Fafe (aonde é mais caro), depois por horas extras ele cobrava bué, mas estava se a cagar, alunos não lhe faltavam, aliás ele insultava os alunos e apalpava as alunas e mesmo assim resmas de estudantes à sua porta todos os anos. Tirando a parte dele ser um fdp, (ela pelo que descreve no site é uma fofa) eu acho que poderá estar no mesmo nível.

Não me levem a mal não a quis insultar, só quis explicar porque me levanta redflags.

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com Zephirus, para o basico nao precisa ser nativo, mas a medida que vao chegando a um intermediario, so um nativo pode te ajudar nos detalhes.

Tambem e possivel aprender japones na internet. Existe uma infinidade de material em portugues e em ingles. Mas exige muita persistencia do aluno.

Estudo japones ha uns anos ja e conseguiria tirar duvidas se alguem quiser.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Networks deixa os teus dados, contactos, experiência, aonde dás aulas, etc, etc, todos são bem vindos ^^

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O guia do Daily Japanese Thread no 4chan tem muitos, muitos recursos: http://djtguide.neocities.org/

Eu sou slacker e nunca me dei ao trabalho de avançar muito na aprendizagem... Mas a minha compreensão de japonês ouvido vem praticamente toda de anos de anime e programas de TV. Aprendi hiragana e algum katakana através do Memrise, recomendo pois é bastante intuitivo. O pouco que sei de kanji vem de ter passado alguns meses a romanizar letras de músicas para um site, com a ajuda do addon Rikaichan (Rikaikun para Chrome). Ajuda bastante porque mostra uma caixinha com a conversão para hiragana e o significado de cada kanji/palavra.

TL;DR a internet pode realmente ajudar-vos muito se não quiserem/puderem ter aulas ou quiserem complementá-las.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 13 horas, Zephirus disse:

@Networks deixa os teus dados, contactos, experiência, aonde dás aulas, etc, etc, todos são bem vindos ^^

Estudo japones desde 2007, mas parei por uns anos. Atualmente nao frequento nenhum curso por falta de tempo.

Acho que nao tenho capacidade de dar aulas, mas conseguiria tirar duvidas de alguem que esteja estudando ou dar algumas dicas de estudo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

aprender hiragana e katakana 100% num mesito e tal

slackar big time no kanji e decorar alguns sem querer

passar ao alfabeto fonético taiwanês em vez de treinar kanji

 

sou esperta

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

assim e que e @Mizusi senpei (ノ^ヮ^)ノ*:・゚✧...eu ainda estou na 3ª classe de japones...por isso so sei uns 300 kanji (T.  T) mas nao tenho estudado...agora estou virado para coreano 。(*^▽^*)ゞ

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

300 é preti gud~ eu sei uns 20 por isso yep

gj quik~ a pronúncia coreana assusta-me (hangul?) por isso só quero focar-me nisso quando já for semi-decente em mandarim ;_;

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 2 horas, Mizusi disse:

aprender hiragana e katakana 100% num mesito e tal

slackar big time no kanji e decorar alguns sem querer

passar ao alfabeto fonético taiwanês em vez de treinar kanji

 

sou esperta

 

Não sei muito bem se disseste isso porque aí no meio eu referi que numa licenciatura aonde aprendes chinês e japonês, o chinês ajuda-te, e não sei se estás a ser irónica é claro, mas tipo só quero esclarecer que eu nunca disse para aprender chinês primeiro e depois japonês, disse que num ambiente aonde és obrigada a aprender as duas, o alfabeto de uma ajuda no outra e vice versa. :)

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

what? não estou a ser irónica

 

e, não para ser rude, mas só comentei aqui porque a petaliddistelle comentou, nem li nenhuma página senão metade desta última

 

mas yep, eu decidi aprender o taiwanês porque é basicamente o hiragana do mandarin de taiwan, o que é perty gud

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma duvida, que me foi causada agora que revi este tópico, uns tópicos acima o Chrno falou de uma professora japonesa e tal, mas ao ler os depoimentos eu reparei que do segundo para a frente, ela ensina cultura japonesa nas aulas, e eu vejo que muitos fazem isso. A questão é, eu não quero aprender cultura japonesa, o que sei para já chega me e se eu necessitar de aprender mais eu pesquiso por mim próprio, se algum de vocês conhecer um bom professor, que ensine bem, mas que SÓ ensine a língua, seria fixe. Eu quero aprender japonês, mas tou-me a cagar se eles me consideram um gaijin rude, porque faças o que faças no Japão, tu vais ser sempre gaijin, uma vez li um depoimento de um gajo que tinha nacionalidade japonesa, tinha mulher japonesa, filhos japoneses, vivia no Japão faz mais de 10 anos, tinha estudado uma cena qualquer na uni relacionada com o Japão, mas era originalmente branco e americano e mesmo assim os japas consideravam no gaijin. Por isso eu tou me a cagar o que eles pensam de mim, tudo o que eu quero é um dia conseguir falar como falo pt. Gostaria de olhar nos olhos num daqueles japas super bem educados que te mandam indiretas e dizer "Vai a merda, eu não quero ser japonês, só desejo que entendas que quero que vás enfiar a cabeça num buraco."

 

E não me digam que é impossível que não é, eu vivo na Alemanha e a cada dia fico melhor em alemão e mesmo assim sei o mínimo dos mínimos sobre eles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tive aulas durante quatro anos, também com a Toda Yosoi-sensei. Gostei muito, mas depois não se concretizou continuar, por razões da vida.

 

Gostaria apenas de acrescentar que o vocabulário e gramática básicos são extremamente simples, mas que a partir de um nível intermédio a coisa começa a ficar muito mais complicada e é preciso estudar a sério, mesmo a sério. D: Foi por isso que desisti, com a faculdade e tudo estava a ser muito complicado fazer a gestão do tempo... Recomendo vivamente que arranjem um professor em vez de estudarem pela net, pois assim têm uma orientação e torna-se muito mais simples esclarecer dúvidas e bter uma explicação, digamos, adaptada às vossas necessidades.

 

De resto, um excelente artigo! =D Boa jogada. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 2017/1/21 às 03:21, Zephirus disse:

Eu tenho uma duvida, que me foi causada agora que revi este tópico, uns tópicos acima o Chrno falou de uma professora japonesa e tal, mas ao ler os depoimentos eu reparei que do segundo para a frente, ela ensina cultura japonesa nas aulas, e eu vejo que muitos fazem isso.

Acho que falam que ensinam cultura japonesa também porque nao tem como aprender uma língua e nao aprender nada de cultura. Mas a maioria das coisas culturais que aprendi foi por causa de animes e mangas mesmo.

Sobre ser um gaijin, infelizmente e verdade. Mas acho que e mais ou menos assim em todo lugar do mundo.

 

Às 2017/1/21 às 08:21, ladyxzeus disse:

Gostaria apenas de acrescentar que o vocabulário e gramática básicos são extremamente simples, mas que a partir de um nível intermédio a coisa começa a ficar muito mais complicada e é preciso estudar a sério, mesmo a sério.

Exatamente, se alguém quer aprender japonês estudando uma vez por semana, e praticamente impossível. =/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • MFR
      Por MFR
      Não sei se esta informação já foi divulgada neste forum; se já o foi peço desculpas por estar a criar outra vez um tópico sobre este assunto.
      Certamente que haverá muita gente interessada no que aqui vai ser divulgado. Talvez seja um pouco em cima da hora, mas tenho andado muito ocupado com as avaliações da Faculdade. Apesar disto julgo que a divulgação ainda é feita a tempo.
      Segue o panfleto digitalizado:


      Espero ter contribuído na vossa questão da candidatura ao ensino superior
      P.S.: Peço imensa desculpa, mas tive de reduzir a qualidade das digitalizações.
    • JUCA
      Por JUCA
      PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )
       

       
       
       
       Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.
      Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts.
      Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.
       
      Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?