ShiraWasHere

Artistas fechados no armário

Porque é que a maioria dos artistas não tentam algo mais que fanart?   14 votos

  1. 1. Escolhe a razão que achas ser a principal

    • Por falta de tempo
      0
    • Por ser demasiado trabalhoso
      3
    • Por falta de talento artístico (para organização de paineis, balões, várias poses, etc...)
      0
    • Por falta originalidade (para criar uma história, humor, personagens, etc..)
      2
    • Por não quererem partilhar à borla e ninguém para editar os trabalhos (fica na gaveta)
      0
    • Por não ser aliciante à partida (ninguém vai dar atenção, não vai haver retorno financeiro)
      6
    • Por falta de confiança ou vergonha
      1
    • Por outra razão qualquer...
      2

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

15 mensagens neste tópico

Vejo para aí tantos artistas talentosos que a única coisa que fazem é mostrarem uma ou outra ilustração, geralmente fan-art (personagens de terceiros). Porque é que são poucos os que tentam fazer algo mais a sério, não digo como projeto de vida, mas construir uma pequena manga/banda-desenhada (oneshot), pequenos sketches cómicos (tipo 4-koma), ou algo até mais elaborado como uma série manga comprida ou até uma visual novel/animação?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque dá muito trabalho =_=
Ahah ou porque provavelmente mesmo tendo talento querem mante-lo para si, tipo...... desenhar uma cena de vez em quando ou assim. (tipo eu, não que tenha muito talento.)

Editado por KN-Chibi

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanta agressividade pessoal. Seat rapaz(?) acalma o pito que com esse post parece que tens 12 anos e nada melhor que fazer do que andar a criticar o trabalho dos outros, Se não gostas ou ajudas com criticas construtivas ou ficas melhor calado.

 

Quanto ao tópico acho que a maior parte das pessoas não faz muito para além da fan art por várias razões, poucas das quais estão abrangidas nas respostas que sugeres. Não é fácil criar o design de personagens originais, artistas de topo passam a vida toda a aprender como o fazer e numa fase inicial o trabalho sai sempre um bocado mal ,o que é normal mas acaba por desencorajar artistas principiantes. E pelo que escreveste no primeiro post fazes parecer que ilustração é de alguma forma um tipo de arte menor do que manga/comics, não é por não fazerem arte sequencial que acho que deixem de ser menos artistas. Fan art pode ou não ter tanto valor como uma comic strip original dependendo do esforço e técnica aplicados. A relação entre a arte e a religião no renascimento é o maior exemplo disso, os grandes mestres faziam "fan art" de uma obra conhecida como A biblia e não é por causa disso que valem menos.

 

Talento e originalidade são de todo as respostas maís ridiculas no sentido em que quem não desenha por estas razões tem mais problemas com auto confiança do que outra coisa. O talento não é minimamente o que tu escreveste nas opçoes saber desenhar poses, onde por baloes etc são coisas que se aprendem. Talento é a tua aptidão natural para aprender com mais facilidade e este pode ser ultrapassado com esforço e trabalho, se fores ver  desenhos da fase inicial de alguns dos melhores artistas de hoje em dia não tinham talento nem  originalidade e no entanto hoje em dia são os melhores. Muito mais do que outra qualquer outra razão acredito que a maior parte das pessoas não prossegue com a arte porque não acredita que vá chegar ao nivel daqueles que admiram mas só porque se esquecem que para chegar a esse patamar é preciso horas e horas de esforço para conseguir desenhar assim.

Editado por B_seven
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@B_seven Excelente post. :) b Tens toda a razão!! Mas quando fiz esta pergunta, não foi no sentido de menosprezar as ilustrações. Há muitas que são completamente extraordinárias e que na minha opinião têm mais valor que alguns quadros conhecidos. Só por curiosidade, até foi por causa de uma ilustração, que nem era das mais elaboradas, que resolvi escrever uma LN.

 

Mas sinto pena de ver estes grandes talentos perderem-se, colocando umas quantas ilustrações online, recebendo às vezes nem 10 segundos de atenção das pessoas e os likes que elas deixam e nada mais que isso. Gente que poderia estar a fazer grandes obras que deviam ser mais apreciadas. Nesse aspeto, acho que uma manga ajudaria mais na exposição de um artista. Porque infelizmente, este mundo não é fácil e talento pode não ser a única coisa necessária para o sucesso.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas isso que descreves já não são artistas no armário, tens artistas como o Noah Bradley, Sakimichan (que faz mais de 60.000Euros/mês com iliustração no patreon), Chris Oatley que fazem ilustração e são muito mais bem sucedidos do que muitos mangakas que andam para aí. Não precisas de um manga para expores a tua arte aliás até diria que é muito mais dificil teres reconhecimento com um manga do que com ilustração ou mesmo concept art. Desde que apostes no queres fazer seja concept art, manga, ilustração ou outra coisa qualquer e que produzas com frequencia acho que é o suficiente. Mas vai sempre depender sempre dos teus objectivos. Queres ser um mangaka profissional? Faz mangas, aprende anatomia, estuda banda desenhada, divulga o teu trabalho. Gostas de fazer uns desenhos fixes de vez em quando e de os pores no deviantart? Go ahead diverte-te, agora não acho que um valha menos do que o outro tratam-se apenas de objectivos diferentes. Até porque dentro da arte tens 10000 caminhos para escolher e muitas das bases são as mesmas por isso desde estejas disposto a trabalhar para melhorares todos os dias acho que já não estás no armário.

 

 

Agora aqueles que querem ser "pros" e que fazem o que dizes de pôr uma ilustração de mes a mes e de desenhar uma vez por semana, esses sim acho que estão a despediçar tempo e talento.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já fiz várias obras de arte minhas mas quando as passo para o pc não consigo fazer nada com elas

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu desenho animais gays porque gosto.

 

Agora se me dão licença vou sumir novamente. Eu não disse nada, adeuzinho.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

também tem haver com o estilo próprio da pessoa. podes gostar de ilustrar ou criar apenas o conceito de uma personagem mas nao gostar de fazer comics 

 

bem no meu caso nao tenho a habilidade de criar historias, tenho alguma dificuldade em criar desenhos originais ( as ideias estão lá simplesmente desmotivo-me ao ver algo que desenhei e nao era bem o que imaginava) e fazer BD neste momento é um estilo que aprecio mas nao pretendo fazer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente eu curto de desenhar, mas não curto de fazer sequencias , o que quer isto dizer e que não gosto de fazer uma historia e sim ser mais livre mas para isso preciso de deixar de ter preguiça talvez um dia desenhe melhor ainda haha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que não tentam porque para vingar no mundo das artes é algo relativamente complexo, e eles devem deixar-se para trás para tomar um caminho seguro em vez de arriscar. Pelo menos dos "artistas" que conheço é assim.

 

Eu não faço fanart mas faço desenho técnico... conta?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque me apetece, ou porque não me apetece. Simples.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No outro dia desenhei um pato.

 

Aproveitando para responder ao tópico, se gostas muito de patos, queres prestar homenagem a patos, dá gozo desenhar patos.

Também ajuda se houver uma comunidade dedicada aos patos que provavelmente te dará feedback mais facilmente do que se fizesses um trabalho de qualquer outro tema, o que ajuda muito principalmente para quem está a começar.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

No outro dia desenhei um pato.

 

Aproveitando para responder ao tópico, se gostas muito de patos, queres prestar homenagem a patos, dá gozo desenhar patos.

Também ajuda se houver uma comunidade dedicada aos patos que provavelmente te dará feedback mais facilmente do que se fizesses um trabalho de qualquer outro tema, o que ajuda muito principalmente para quem está a começar.

 

 

fds só consigo dar um like.

Lembrei-me agora da thread de aprender a desenhar, dei-me ao trabalho de comprar papel cavalinho para usar só uma página com desenhos de alpacas.

Editado por -Francis-
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais