silentpain

[Novembro 2015] Ciclo de cinema japonês na RTP2

13 mensagens neste tópico

Olá a todos. Long time no see.

Não sei se estiveram atentos ou não, mas a RTP dedicou o mês de Novembro ao cinema japonês e ao realizador Yasujiro Ozu. Foram quatro filmes clássicos deste realizador, penso que eram todos dos anos 60, ou seja, talvez dos primeiros filmes japoneses a cores. Hoje passou "O gosto do Sake", para mim o melhor filme.

 

Não são filmes de acção, nem histórias atribuladas cheias de efeitos especiais. O interessante destes filmes é mesmo o retrato social japonês daquelas décadas pós guerra e a curva evolutiva (económica e social) daquela sociedade.

E o Yasujiro Ozu recorria muito nos seus filmes ás problemáticas dos casais modernos, ao papel das mulheres na sociedade, aos dilemas dos homens e mulheres viúvos, sem nunca falhar a caracterização dos perfis profissionais dos personagens e os costumes tradicionais. Aliás, agora que escrevo isto, reparo que é exactamente essas tradições que fazem a mistela que une toda aqueles personagens e sociedade.

Assim, apesar de filmes muito calminhos, estas obras abrem uma visão mais alargada sobre a sociedade japonesa, percebendo melhor as suas virtudes e fragilidades a partir do passado, onde não falta o exemplo sobre o respeito mútuo, a vontade de erguer uma sociedade de laços fortes e a presença de personagens com o humor característico japonês que tanto vemos nas séries anime.

 

Alguém viu algum destes filmes? O que achou do que viu?

E alguma palavra para a RTP que é, de facto, a única estação de tv portuguesa que se digna a (de longe a longe, diga-se) exibir cinema japonês?

 

FimOutono.jpgFoto do filme "O fim do Outono"

 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu raramente vejo televisão so...... Yep xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De filmes japoneses penso que só vi o "Dolls" de Takeshi Kitano. Adorei, mas é muito forte... Mas é bem mais recente, de 2002. Também fiquei curiosa sobre outro mais recente, do qual não me lembro do nome, mas sei que é de uma realizadora japonesa e tenho algures escrito o nome para ver se o vejo um dia ;)

 

Tenho curiosidade em ver mais. Geralmente vejo mais filmes de animação japoneses, como penso que a maioria de pessoal daqui :P Mas é bastante interessante ver os filmes também. Continuam a mostrar as grandes diferenças de pensamento que a cultura deles tem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De filmes japoneses penso que só vi o "Dolls" de Takeshi Kitano. Adorei, mas é muito forte... 

 

Como todos os filme com o Takeshi Kitano. E também como a maioria dos filmes de qualidade japoneses. O cinema japonês assenta sempre em mensagens muito fortes, principalmente na direção da sociedade em geral.

Mas tens muito por onde escolher, é um cinema muito rico apesar de pouco traduzido. Se me deixares recomendar-te algum filme, digo para assistires a Dare Mo Shiranai (passou também na 2 pelo nome traduzido de Ninguém Sabe, ou do inglês Nobody Knows), o Okuribitu (ganhou um Oscar), ou se gostares de coisas mais gore o Battle Royale (também com o Kitano, um filme já de 1999).

 Há muitos outros, obviamente, mas o Dare Mo Shiranai é uma obra de arte, que salvo erro também foi candidato a melhor filme estrangeiro nos Oscars, de uma intensidade muito própria e de uma critica muito radical aos problemas monoparentais, mas que enaltece o respeito entre os jovens. Tens que ver.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigada! Tenho de ver isso então :) Realmente não há muita penetração desses filmes por cá, infelizmente. Obrigada pela sugestão ;)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De filmes japoneses penso que só vi o "Dolls" de Takeshi Kitano. Adorei, mas é muito forte... Mas é bem mais recente, de 2002. Também fiquei curiosa sobre outro mais recente, do qual não me lembro do nome, mas sei que é de uma realizadora japonesa e tenho algures escrito o nome para ver se o vejo um dia ;)

Tenho curiosidade em ver mais. Geralmente vejo mais filmes de animação japoneses, como penso que a maioria de pessoal daqui :P Mas é bastante interessante ver os filmes também. Continuam a mostrar as grandes diferenças de pensamento que a cultura deles tem.

Por acaso vi metade do dolls já há muitos anos e nunca o acabei. Filmes "normais" orientais vi mais de hong kong e coreanos que japoneses.

O último japonês bom que vi deve ter sido o "twilight samurai" o qualquer coisas assim. EDIT: Foi o "13 Assassins"

Editado por Muta

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

De filmes japoneses penso que só vi o "Dolls" de Takeshi Kitano. Adorei, mas é muito forte... Mas é bem mais recente, de 2002. Também fiquei curiosa sobre outro mais recente, do qual não me lembro do nome, mas sei que é de uma realizadora japonesa e tenho algures escrito o nome para ver se o vejo um dia ;)

Tenho curiosidade em ver mais. Geralmente vejo mais filmes de animação japoneses, como penso que a maioria de pessoal daqui :P Mas é bastante interessante ver os filmes também. Continuam a mostrar as grandes diferenças de pensamento que a cultura deles tem.

Por acaso vi metade do dolls já há muitos anos e nunca o acabei. Filmes "normais" orientais vi mais de hong kong e coreanos que japoneses.

O último japonês bom que vi deve ter sido o "twilight samurai" o qualquer coisas assim. EDIT: Foi o "13 Assassins"

 

 

Não gostaste do Dolls então? Esses dois que falaste nunca vi. deduzo que sejam de acção?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que até estava a gostar do dolls, mas não acabei não me lembro porquê.

Os outro são de samurais,o Twilight Samurai não é de acção, o outro sim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que até estava a gostar do dolls, mas não acabei não me lembro porquê.

Os outro são de samurais,o Twilight Samurai não é de acção, o outro sim.

Reconheço esses nomes, mas nunca vi os filmes. Boa dica, vou tentar vê-los.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que tenho visto vários filmes japas na rtp 2....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Motch, já não é a primeira vez que a RTP2 faz ciclos de cinema japonês. Há que estar atento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais