ShiraWasHere

Ajudem-me: Qual dos dois estilos vocês preferem?

Clássico ou Script?   13 votos

  1. 1. Qual dos estilos preferes?

    • O clássico, mas de longe!
      2
    • Prefiro ligeiramente o estilo clássico.
      3
    • Não me faz qualquer diferença...
      1
    • Prefiro ligeiramente o estilo script
      4
    • O script, mas de longe!
      3

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

13 mensagens neste tópico

Talvez comece a escrever qualquer coisa nova, e necessito da vossa opinião. Qual dos estilos preferem:

Clássico


[WAKE UP! WAKE UP! IF YOU DON'T WAKE UP I’M GOING TO K-KISS YOU……]

“……Umm.”

It’s an alarm clock which wakes you up with a tsundere voice, but it doesn’t have a function to wake up its owner from his bed. That owner fell to the floor and has just seen a nightmare.

That's me.

……It's the worst way to wake up.

I had that awful dream again.

Lately, I’ve been having that same dream. The dream where I was killed by Yuuma-chan.

But since I’m here alive, it has to be a dream.

“Wake up! Ise!”

Mum’s voice comes from the stairs. Just like every morning.

“I know! I will get up now!”

After giving a reply like that, I pick myself up from the floor.

Haa……

My day is off to a bad start again. I feel so down……

I put on my uniform while making a deep sigh.




Script


[Girl's Voice]: WAKE UP! WAKE UP! IF YOU DON'T WAKE UP I’M GOING TO K-KISS YOU……

Ise: ……Umm.

It’s an alarm clock which wakes you up with a tsundere voice, but it doesn’t have a function to wake up its owner from his bed. That owner fell to the floor and has just seen a nightmare. That's me.

Ise: (This is the worst way to wake up. I had that awful dream again. Lately, I’ve been having that same dream. The dream where I was killed by Yuuma-chan. But since I’m here alive, it has to be a dream.)

Mother: Wake up! Ise! - Mum’s voice comes from the stairs. Just like every morning.

Ise: I know! I will get up now!

After giving a reply like that, I pick myself up from the floor.

Ise: Haa…… (My day is off to a bad start again. I feel so down……)

I put on my uniform while making a deep sigh.

 

E se disserem porquê, melhor!

 

 

Já agora, acham que a minha história começa bem, ou não presta?

Sim, era a brincar, o primeiro excerto é da tradução de High School DxD. Obviamente que o meu nível é superior a estas clichezadas. :P

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Pessoalmente não me faz diferença, script têm um ar mais organizado, mas também torna mais sintética a coisa. 

Não vejo a diferença. 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Script fica tudo mais compacto,organizado e mais fácil de perceber,mas é só a minha opinião. Não é que o clássico seja confuso mas mesmo assim script takes the cake.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Bem, o script tem as vantagens:

- É menos ambíguo. Às vezes pode não se saber bem quem está a falar no estilo clássico;

- Sabes quem está a falar antes de começares a ler a frase. Assim podes logo "ler com a voz" da personagem certa. Por exemplo, no diálogo da mãe.

-Evita os contantes "disse Sr. A" "Respondeu Sr. B", principalmente quando há várias pessoas a falar na mesma conversa

As desvantagens são:

-Pode ser cansativo e repetitivo ver os vários "nomes:" no início de cada diálogo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Acho que só depende do tipo de texto/história que vás escrever. Se for algo com muitas falas e muitas personagens no mesmo plano, o melhor é o script, pelas vantagens que já referiste. Se for uma escrita mais continua, algo mais plano ou com mais descrições o outro, clássico.

Mas para ti o melhor é o script, pelo clashing feelings, vê-se que colocas muitos paleios directos na história de uma maneira ou de outra vais sempre por incorporar o script. Faz um mix!

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

É mesmo isso, Martz-chan! Bem visto! Realmente o melhor a fazer é pensar na relação falas/descrições. Como eu imagino as coisas em estilo manga/anime/filme, o script atrai-me naturalmente. É isso!

Por isso eu também gosto mais de ler obras em script... Porque não gosto de descrições muito exaustivas.

Como é que nunca tinha pensado nisto antes? >.<

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Não gosto de nenhum deles

 

 

Nem de ti

 

 

 

Falando agora a sério, tenho de concordar que script é muito menos ambíguo, principalmente em traduções mal feitas (I'm looking at you, Baka-Tsuki...) pois torna-se mais fácil de perceber quem diz o quê. No entanto, ao mesmo tempo, visualmente é mais apelativo a maneira normal.

 

Só não te armes em Saramago e mandes a pontuação ao caraças, por favor...

Editado por hikigaya_haru
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Outra história? Pública, eu prometo que leio tudo! Gosto mais do script, conta como uma boa forma de decorar o nome das personagens também.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Não consigo ler coisas estilo script. Dá-me voltas à cabeça, enerva-me e aborrece-me. Por favor, se é um romance, escreve como um romance, em texto corrido e correcto. 

 

Só se usa script em textos que sejam para interpretação em teatro ou televisão, uma obra literária sem essa pretensão não precisa de ser escrita nesse estilo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Não consigo ler coisas estilo script. Dá-me voltas à cabeça, enerva-me e aborrece-me. Por favor, se é um romance, escreve como um romance, em texto corrido e correcto. 

 

Só se usa script em textos que sejam para interpretação em teatro ou televisão, uma obra literária sem essa pretensão não precisa de ser escrita nesse estilo.

Depende,se ele quer fazer uma espécie de visual novel escrita,o script adequa-se.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Não sou grande fã do script.

 

E até curto da confusão, faz-te voltar atrás e reler algumas vezes para entenderes propriamente o que se está a passar: era algo que me acontecia muito sempre que lia Saramago e acho que faz parte do encanto dele. E da própria escrita.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
se é um romance, escreve como um romance, em texto corrido e correcto.

Para dizer a verdade eu tenho umas quantas histórias semi-pensadas (mas nenhuma é romance xP ) E em algumas estava a pensar continuar a usar o formato guião, enquanto noutras inclinava-me mais para o estilo corrido, mas agora que a Martz-chan disse o que disse, fez-se luz! Intuitivamente eu sabia que tudo dependia da quantidade de diálogos (só não tinha percebido ainda). Nas que estava a pensar usar o estilo clássico são as histórias que prevejo terem muito menos diálogos, que são mais sobre introspecção e pensamentos da personagem principal.

 

Mas acho que é triste haver tanto racismo contra guiões, pelo menos quando não é um Shakespeare ou um Frei Luís de Sousa. Era para ter publicado CF num site de novels, mas nem aceitavam estilo script :(

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Pessoalmente prefiro o clássico, mas se a próxima história que fores escrever for no seguimento do CF acho que o scrip adequa-se mais (e também se torna mais apelativo para os mais novos/leitores casuais). 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem