Silverflamejv

[FILME] Os Maias

54 mensagens neste tópico

 

 

O Memorial do Convento não é de facto a melhor obra para começar a ler Saramago, recomendo-te o Ensaio Sobre a Cegueira ;)

 

 

Um dos meus primeiros e desde então tem sido um dos meus preferidos. O Ensaio Sobre a Cegueira é brilhantemente realístico, imo. Contudo, acho um pouco pesado para as pessoas em geral. Se há quem se sinta ofendido com a maneira irónica como Saramago fala da religião no Memorial, imagine-se o que grande parte da população achará de todas as cenas chocantes do Ensaio 

 

a doença, a violação, a fome,

 

enfim, a distopia total daquilo que consideramos os alicerces da nossa sociedade. Confesso que quando o li, no 10º ano, achei pesado mas suportável. Só que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, e nem todas temos o mesmo gosto, apesar de podermos reconhecer a genialidade quando ela está presente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um filme será sempre mais sucinto q um livro, ñ quer dizer q ñ seja bom à sua maneira. Eu até gostei do livro, que de resto li em tempo recorde derivado ao exame (2 dias e 2 noites praí, com umas 3 horas de sono pelo meio). Mas já só me lembro q havia uns irmãos q brincavam ao marido e mulher e q as pessoas andavam de coche, o q ñ se percebe pq o metro é muito mais rápido, tem menos solavancos, e ñ cheira a peido equino.

Editado por RiS
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

A ignorância arde

 

Mas talvez leste o livro porque quiseste ou mesmo que tenha sido só por causa da escola podes ter gostado. No meu caso é diferente só li porque pode sair no exame mas achei o livro muito entediante. A história é super básica o que é dito em 700 páginas podia ser contado em menos de 300, bastava tirar aquelas descrições que são em alguns casos absurdas. É por isso que acho este filme (caso ele seja fiel ao livro, é claro) muito útil para pessoas que como eu fizeram um esforço tremendo para ler aquelas páginas todas sem adormecer!

 

 

Se eu soubesse disto antes não tinha lido os Maias

Eu li e não me arrependo, apesar de querer ver o filme duvido muito que tenha a mesma "essência" que o livro.

 

 

 

É impossível adaptar um livro tão detalhado como qualquer um do Eça os Maias ao cinema. Quando muito uma mini-série. Vai ser só para mostrar mamas nacionais sob um pretexto nobre e ganhar troques

 

Não sei se sabes mas já foi feita uma novela o/

 

Por acaso desconhecia completamente. Foi buenita ao menos?

 

Adaptem a Relíquia, tem mais secso

 

 

Edit: e quanto ao cinema tuguês, não é por ser "reconhecido" "lá fora" que o filme é melhor ou pior. Sempre tivemos bom cinema e sempre teremos, mas normalmente quando está no circuito comercial é tetas

Editado por ladyxzeus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

10583071_10152695199830680_6581735699436

 

 

Parece-me bem.

Editado por !Pipo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O livro é op... agora o filme não sei vamos ver... sim que muitas adpatações de cinema dão shit... mas há boas adptações, o perfume é a minha favorita captou aquela atmosforera "suja" de frança do século XVIII agora vamos ver... para os mais desleixados que procurem uma adpatação visual, houve uma mini-serie da rede globo aos uns anos, é fiel à história mas falado em português do Brasil ...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem segundo a entrevista que vi a pouco na tv, passo a citar : "quem procurar o/ou a essência do livro no filme encontra-o" 

Agora é uma questão de ver se é verdade ou não já que ele disse que não escreveu nada apenas corta e cola (como os tradicionais trabalhos em powerpoint que se fazia à ultima da hora só para ver se desenrascava mas acabava por lixar tudo) 

Editado por TomRinnel
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para quem andou a falar mal do filme e este ainda nem se tinha prenunciado: CHUPAI-MOS!! Foi dos 10 filmes portugueses mais vistos de sempre.

 

100_8465.JPG

 

ahahahahah, um pouco tarde..o que conta é a intenção.



@@TomRinnel, não seria muito inteligente da parte dele acrescentar ou alterar coisas que não estão na história original, visto ser um clássico. E se assim fosse, já não seria possível encontrar a "essência do livro".

Editado por martzchan

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

só vim dizer que a cena de sexo foi curta e os retratos pintados eram feios pa caramba

depois disso para quem ja leu o livro aquilo torna-se "boring"

Editado por KiMαnii-Chαn

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Será que sou a única que vai ter exame este ano e que não leu nem sequer 10 páginas? xD

Seriously, achei o livro demasiado aborrecido ._.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nem todos têm capacidade para ler obras de arte.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
obras de arte

Subjetivo. Eu acho que é uma bela ouvre d' merde. Se o autor fosse estrangeiro, no one would even care. Ela ter conseguido ler 10 páginas é um grande feito, eu se consegui ler o 2º parágrafo já foi muito.

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

obras de arte

Subjetivo. Eu acho que é uma bela ouvre d' merde. Se o autor fosse estrangeiro, no one would even care. Ela ter conseguido ler 10 páginas é um grande feito, eu se consegui ler o 2º parágrafo já foi muito.

 

 

Arigato c':

Por outro lado, estou a adorar Memorial do Convento.

 

 Não quero ir contra ninguém mas, gostos não se discutem. Eu posso gostar de livros que outras pessoas não gostam, e vice versa. Acredito que os Maias possam ser uma obra de arte; de outra forma, não estaríamos a dá-los no Secundário. Mas eu não gostei, e essa é apenas a minha opinião.  :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais