Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Your_Worst_Nightmare

Dúvidas sobre o jogo? Pergunta-as aqui!

100 mensagens neste tópico

Mas devias editar na mesma.

Porque senão sabemos quais são as verdadeiras quotes e quais são ao falsas.

ou então fazias modkill logo a quem fizesse uma quote real. Assim ninguém arriscava.

ps: é por estas e por outras que tenho uma regra nova para o meu máfia  ]:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma dúvida:

Eu tenho uma dúvida:

Porque é que a quote que fiz do meu role PM neste post não foi editada, e porque é que eu não fui penalizado ou de outra qualquer forma advertido para a infracção que cometi?

I'm not good enough for you, is it? But Raito-kun is, apparently...

Porque o texto que citaste foi escrito por ti e nao por mim. Logo não citaste nada que não devias.

Porque é que estás a responder directa e publicamente a essa questão com o jogo ainda a decorrer e o YWN ainda vivo? >_>

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas devias editar na mesma.

Porque senão sabemos quais são as verdadeiras quotes e quais são ao falsas.

ou então fazias modkill logo a quem fizesse uma quote real. Assim ninguém arriscava.

ps: é por estas e por outras que tenho uma regra nova para o meu máfia  ]:D

Eu tava a contar que o pessoal nao fizesse quote dos roles. Se o fizessem, ya, provavelmente teria que dar modkill.

Se sou culpado de alguma coisa é talvez nao dar modkill ao raito, mas tambem a quote que ele fez foi só:

"FFantasist is not Town."

por isso não achei necessario.[br]

Mensagem unida a: 03-05-2008, 00:08:01


Eu tenho uma dúvida:

Eu tenho uma dúvida:

Porque é que a quote que fiz do meu role PM neste post não foi editada, e porque é que eu não fui penalizado ou de outra qualquer forma advertido para a infracção que cometi?

I'm not good enough for you, is it? But Raito-kun is, apparently...

Porque o texto que citaste foi escrito por ti e nao por mim. Logo não citaste nada que não devias.

Porque é que estás a responder directa e publicamente a essa questão com o jogo ainda a decorrer e o YWN ainda vivo? >_>

E porque não ?[br]

Mensagem unida a: 03-05-2008, 00:08:59


E porque não ?

Ou seja, nao é nada que afecte o jogo, nao consegues concluir nada dali.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque o texto que citaste foi escrito por ti e nao por mim. Logo não citaste nada que não devias.

E onde colocas o risco? A partir de que marca passas a editar? Porque tecnicamente, basta mudar o tempo dos verbos no role PM para deixar de ser "algo escrito por ti". No entanto, um roleclaim feito dessa maneira, simplesmente mudando o tempo dos verbos do PM enviado pelo moderador, será obviamente editado pelo moderador. Oi, cá começa a contradição! Mas ignoremos isso, pois o problema aqui não é o que está escrito na quote, mas sim o acto de fazer a quote em si.

Uma das regras de ouro de máfia é que os jogadores devem provar a sua inocência por si próprios, não através de ajuda do exterior. É essa a razão porque não é permitido fazer quote de um suposto PM do moderador, mesmo sendo um PM algo tão simples de forjar. Mas não é à toa que essa regra existe; não foi porque apeteceu a um gajo qualquer que se criou a regra de obrigar os jogadores a dizerem por palavras suas o que se encontra nos seus role PMs. Ao afirmar que "o moderador disse-me isto, aqui está o PM", está-se a quebrar a barreira entre o jogo e o exterior, o que não é suposto acontecer. O que acontece dentro do jogo é para ficar dentro do jogo, e o que acontece fora do jogo não é suposto entrar no jogo. (Embora sejamos humanos e o nosso comportamento dentro do jogo é obviamente afectado pelo que ocorre fora dele. No entanto, entre votar num jogador por ele ser feio fora do jogo e dizer que o moderador do jogo lhe enviou o seguinte PM, categorizando-o como prova irrefutável, vai um grande passo. Pois o objectivo do jogo não é encontrar algo irrefutável; mas sim 1) conseguir descobrir os máfias no caso dos towns, e conseguir não ser descoberto no caso dos máfias; e 2) conseguir convencer os restantes jogadores quando se descobre um máfia no caso dos towns, e conseguir persuadir os towns a lincharem a pessoa errada no caso dos máfias. Como vêem, a palavra 'moderador' não aparece em nenhum destes pontos. Por isso trazer o moderador para dentro do jogo vai contra a mecânica do mesmo.)

Depois disto tudo, diferenciar quotes de role PMs postadas por jogadores dizendo serem do moderador, mesmo que não sejam, é absurdo. E mais uma vez, contra a mecânica do jogo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o YWN. Acho que se deve evitar ao máximo e é por isso que bastou a 2 jogadores ( num jogo meu anterior ) fazer quote ou apenas copy paste de uma parte da pm para eu os modkillar.

Acho que se alguém fizesse isso devia ser automaticamente modkill. A máfia fica em tremenda desvantagem caso alguém tipo cop fizer o roleclaim com a pm e apenas ser advertido. Uma das coisas que me atrai no máfia é puxar pelo poder de argumentação. Se estamos a tentar colar ou dizer por outras palavras o role que está escrito, estamos apenas a tentar contornar uma regra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma das regras de ouro de máfia é que os jogadores devem provar a sua inocência por si próprios, não através de ajuda do exterior. É essa a razão porque não é permitido fazer quote de um suposto PM do moderador, mesmo sendo um PM algo tão simples de forjar. Mas não é à toa que essa regra existe; não foi porque apeteceu a um gajo qualquer que se criou a regra de obrigar os jogadores a dizerem por palavras suas o que se encontra nos seus role PMs. Ao afirmar que "o moderador disse-me isto, aqui está o PM", está-se a quebrar a barreira entre o jogo e o exterior, o que não é suposto acontecer. O que acontece dentro do jogo é para ficar dentro do jogo, e o que acontece fora do jogo não é suposto entrar no jogo. (Embora sejamos humanos e o nosso comportamento dentro do jogo é obviamente afectado pelo que ocorre fora dele. No entanto, entre votar num jogador por ele ser feio fora do jogo e dizer que o moderador do jogo lhe enviou o seguinte PM, categorizando-o como prova irrefutável, vai um grande passo. Pois o objectivo do jogo não é encontrar algo irrefutável; mas sim 1) conseguir descobrir os máfias no caso dos towns, e conseguir não ser descoberto no caso dos máfias; e 2) conseguir convencer os restantes jogadores quando se descobre um máfia no caso dos towns, e conseguir persuadir os towns a lincharem a pessoa errada no caso dos máfias. Como vêem, a palavra 'moderador' não aparece em nenhum destes pontos. Por isso trazer o moderador para dentro do jogo vai contra a mecânica do mesmo.)

Concordo com isto tudo. Os jogadores é que devem obter a informação por si próprios, e não através de elementos externos como o moderador ou as suas PMs. Mas em que é que o facto do moderador não apagar mensagens falsas altera isso? Esse comportamento apenas diz que a mensagem postada é falsa (no sentido de não ser do moderador), mas que info dá isso aos jogadores? Nenhuma. O roleclaim feito continua a poder ser falso ou verdadeiro.

Porque o texto que citaste foi escrito por ti e nao por mim. Logo não citaste nada que não devias.

E onde colocas o risco? A partir de que marca passas a editar? Porque tecnicamente, basta mudar o tempo dos verbos no role PM para deixar de ser "algo escrito por ti". No entanto, um roleclaim feito dessa maneira, simplesmente mudando o tempo dos verbos do PM enviado pelo moderador, será obviamente editado pelo moderador. Oi, cá começa a contradição! Mas ignoremos isso, pois o problema aqui não é o que está escrito na quote, mas sim o acto de fazer a quote em si.

De facto infelizmente não existe uma linha clara. Até agora não se definiu regras mais claras, porque ainda não foi preciso: espera-se que no bom espirito do jogo, os jogadores tenham consciência disso, e façam uma mensagem que seja mesmo bastante diferente.

Mas de qualquer maneira, este problema existe sempre! Mesmo que se apague todas as quotes do moderador (verdadeiras ou falsas), o jogador pode sempre pegar no texto, e postá-lo fora duma quote, o que também não é permitido! Ou vais-me dizer que nos vossos jogos se eu tivesse pegado na role PM, e tirado apenas as tags [ QUOTE=... ], já não estava a citar o moderador e era permitido?... Claro que não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com isto tudo. Os jogadores é que devem obter a informação por si próprios, e não através de elementos externos como o moderador ou as suas PMs. Mas em que é que o facto do moderador não apagar mensagens falsas altera isso? Esse comportamento apenas diz que a mensagem postada é falsa (no sentido de não ser do moderador), mas que info dá isso aos jogadores? Nenhuma. O roleclaim feito continua a poder ser falso ou verdadeiro.

O roleclaim não continua podendo ser verdadeiro ou falso se o moderador o editar no caso de ser verdadeiro. Se há distinção, há discriminação, há diferenciação entre verdadeiros e falsos, logo há maneira de descobrir informação. E o facto de essa informação ser proviniente do moderador é que torna isto um problema - coisa que tu dizes concordar. Oi, contradição?

De facto infelizmente não existe uma linha clara. Até agora não se definiu regras mais claras, porque ainda não foi preciso: espera-se que no bom espirito do jogo, os jogadores tenham consciência disso, e façam uma mensagem que seja mesmo bastante diferente.

Mas de qualquer maneira, este problema existe sempre! Mesmo que se apague todas as quotes do moderador (verdadeiras ou falsas), o jogador pode sempre pegar no texto, e postá-lo fora duma quote, o que também não é permitido! Ou vais-me dizer que nos vossos jogos se eu tivesse pegado na role PM, e tirado apenas as tags [ QUOTE=... ], já não estava a citar o moderador e era permitido?... Claro que não.

Quem disse isso? Fazer quote de um PM não implica ter as quote tags. Muito pelo contrário. Fazer quote com ou sem quote tags resulta sempre no mesmo - edição.

O que é que andas a beber? Eu também quero pá! :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma última coisa, o roleclaim só pode ser usado em casos extremos e em última medida de defesa.

Parece-me uma regra um pouco vaga... como é que sabemos quando é um caso extremo e quando não é? Os critérios de cada pessoa podem variar... Só se uma pessoa te perguntar cada vez que quer fazer roleclaim?

E se alguem fizer roleclaim de personagem X, e eu (ou outro jogador) é que for X, não posso fazer roleclaim tb para dizer que o outro é falso??...

E isto tudo inclui tb dizer *só* a habilidade do role? (tipo doctor, cop, etc.?)

Isso são casos pontuais. É normal que numa situação dessas, é normal fazer roleclaim. Mais uma vez apelo ao bom senso. Até porque há pessoas que sabem muito fingir "ataques de pânico".

Pá, esta regra não é nada mais, nada menos, que para chamar a atenção para reduzirem o uso do mass roleclaim, precisamente porque, 1 - é um máfia com uma tema muito especifico, 2 - um mass roleclaim tira a piada ao jogo.

Lá por toda a gente querer ganhar, nao quer dizer que estraguem a esperiência do jogo. Quando o near fez roleclaim logo no primeiro post no Sin City, nao gostei. opiniões.

Não percebo o drama todo por esta regra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo contigo. Acho que tira piada. Por isso é que puseste esta regra. Eu também tenho um plano para contrariar isso no meu máfia.

eu só fiz roleclaim para me proteger. Não era para o pessoal começar. Se eu n fizesse, caso fosse preciso no futuro as pessoas aproveitam para dizer que o orle é oportuno demais etc. Estratégia.

Como o shini diz e bem, é uma estratégia de jogo descobrir os roles. O objectivo é ganhar, Ninguem fez batota.

Se quem organiza os mafia não quer essas coisas, antecipa-se.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não digo que tenha havido batota, mas que eu saiba, o jogo máfia é suposto argumentar com argumento ditos e revolvidos no jogo, não aproveitando as PMs do moderador.

No teu caso se dissessem que era demasiado oportuno, sendo o tema do máfia Sin City, bastava fazeres roleclaim (sim, nesta situação seria necessário se tivessem de provar, etc), visto ter flavour, mais ninguém ia ter o role, por isso, eram obrigados a acreditar em ti, sendo o Merv, uma main char, teria de aparecer no jogo.

Eu não me importo muito com o roleclaim quando é um tema random, agora, quando é um tema muito especifico, não gosto de roleclaims, porque é muito fácil descobrir quem mente ou não, pelo, lá está, flavour, daí ter dado enfase para essa regra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

dito assim é muito simples, mas mesmo no inicio do jogo houve quem pusesse duvidas. até porque nem toda a gente tinha visto sin city,

e há sempre os mafia a minar.

se fosse um cop a investigar e desse culpado eu teria muitas dificuldades em me defender. Principalmente se não houvesse outro suspeito para arriscar o linch.

Eu sei que a ideia é argumentar. Mas se saber os roles garante a vitória é natural que pessoas recorram a isso.

E a treta das pms é para noobs.. basta ir ver as condições de vitória a jogos anteriores. é (quase) sempre igual..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pena que haja gente que as use.

Mas se saber os roles garante a vitória é natural que pessoas recorram a isso.

Pessoalmente, prefiro ter um jogo interessante e perder, que um jogo "seco" e ganhar. Falo por mim quando digo que estou aqui para jogar e divertir-me, ganhar é só um bonus.

Se há pessoal que só pensa em ganhar, pá, tudo bem, para alguma coisa existem os moderadores para impedirem os jogadores de se excederem nas medidas para ganharem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pena que haja gente que as use.

Mas se saber os roles garante a vitória é natural que pessoas recorram a isso.

Pessoalmente, prefiro ter um jogo interessante e perder, que um jogo "seco" e ganhar. Falo por mim quando digo que estou aqui para jogar e divertir-me, ganhar é só um bonus.

Se há pessoal que só pensa em ganhar, pá, tudo bem, para alguma coisa existem os moderadores para impedirem os jogadores de se excederem nas medidas para ganharem.

bah.. a treta do costume...

toda a gente está a jogar para se divertir. Não dão prémios. Se não fosse apra uma pessoa se divertir não se jogava.

Ganhar e esforçar para ganhar faz parte da diversão.

Se quem cria o jogo não tem atenção que o flavour do jogo pode fazer com quem mass roleclaim tire a piada, a culpa não é dos jogadores que utilizam o mass roleclaim para ganhar. É do criador.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
bah.. a treta do costume...

toda a gente está a jogar para se divertir. Não dão prémios. Se não fosse apra uma pessoa se divertir não se jogava.

Ganhar e esforçar para ganhar faz parte da diversão.

Teoria é bonito, na prática, nem por isso, já tenho visto muita gente com muita azia depois de perder. Eu incluido, já fiquei aziado já uma vez.

Os criadores não têm culpa nenhuma. Se uma pessoa quer criar um máfia com um tema especifico, então têm de criar regras para impedir que X aconteca. O problema aqui é depois os jogadores a tentarem "contornar" as regras e os outros a queixarem-se porque é muito vago.

O roleclaim é referido indirectamente nas regras como sendo uma medida para se usar só quando for preciso. O que eu fiz, foi reforçar essa regra no meu jogo, simples. Vocês já jogaram muitos jogos sem fazer roleclaim, não percebo porque se queixam quando faço referência à dita regra. E estou a falar no geral, não estou a falar só de ti Near.

As únicas pessoas que eu vi "reclamarem" são as únicas que gostam de jogar com os roles e roleclaims. De resto, mais ninguém se pronunciou.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para evitar mass-rolelciam:

-Regras como a tua

-Máfia sem tema

-Máfia Temático mas com uma história não linear, ou seja, os bons não são necessáriamente town e os maus não são necessáriamente máfia

-Máfia com um tema que ninguém conheça

Acho que todos os máfias devem ser assim com uma destas variações. Se o máfia for linear, só uma pessoa muito burra é que vai pelo personagem duvidoso do que pelo personagem bonzinho que ainda sobra => Sonic X Máfia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

atenção que eu sou a favor da regra que puseste. Prefiro o jogo assim.

Quando o jogo começou perguntei se havia possibilidade de contornar a regra, não por mim, mas sim pelos outros jogadores. Para saber com o que contar.

Quando digo "a culpa é do criador" é porque ele tem de criar regras, ou situações que impeçam que o jogo se "estrague" com o mass roleclaim.

Embora honestamente nunca achei que um jogo se estragou por isso.. é uma forma de jogar.. eu gosto de variações.

Pá honestamente nunca fiquei com azia por perder um máfia.

já fiquei tipo "ah fdx.. morri na praia" por exemplo no ultimo máfia. Mas tudo na boa. O mesmo no dos piratas. que foram aqueles em que eu podia ter jogado de maneira diferente em determinadas ocasiões. Mas é tudo na desportiva.

ps: gosto tanto de roles e roleclaims que o mafia que estou a criar é o máfia como eu gostava de jogar: sem um tema conhecido.

Se vires bem, o único mafia que criei tinha tema, mas era impossível saber a partida quem seriam os maus. Facilitando o fake roleclaim (Hall of Scum)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma última coisa, o roleclaim só pode ser usado em casos extremos e em última medida de defesa.

Parece-me uma regra um pouco vaga... como é que sabemos quando é um caso extremo e quando não é? Os critérios de cada pessoa podem variar... Só se uma pessoa te perguntar cada vez que quer fazer roleclaim?

E se alguem fizer roleclaim de personagem X, e eu (ou outro jogador) é que for X, não posso fazer roleclaim tb para dizer que o outro é falso??...

E isto tudo inclui tb dizer *só* a habilidade do role? (tipo doctor, cop, etc.?)

Isso são casos pontuais. É normal que numa situação dessas, é normal fazer roleclaim. Mais uma vez apelo ao bom senso. Até porque há pessoas que sabem muito fingir "ataques de pânico".

Pá, esta regra não é nada mais, nada menos, que para chamar a atenção para reduzirem o uso do mass roleclaim, precisamente porque, 1 - é um máfia com uma tema muito especifico, 2 - um mass roleclaim tira a piada ao jogo.

Lá por toda a gente querer ganhar, nao quer dizer que estraguem a esperiência do jogo. Quando o near fez roleclaim logo no primeiro post no Sin City, nao gostei. opiniões.

Não percebo o drama todo por esta regra.

Não diria que são assim casos tão pontuais... parecem-me quase 50% das situações.

Eu percebo, e concordo que se deve tentar evitar o pessoal descobrir as facções a partir dum massroleclaim (especialmente em máfias com theme mto forte como este), já que isso foge um pouco à natureza do máfia. Por isso no meu máfia forneci roles falsos, para que essa estratégia não seja eficaz. Só que nesta máfia, não curto muito o carácter subjectivo da regra. Mas pergunto-te se tiver duvidas, so I can live with that.

Mas isto no que toca às personagens do role. Porque ainda gostava de esclarecer se isto também se aplica ao role em si, tipo "doctor", "cop", "vigilante", porque caso sim, ai sim parece-me muito mau, pois desvirtua completamente o mafia se uma pessoa não poder dizer as suas habilidades à vontade... :(

[br]

Mensagem unida a: 09-07-2008, 00:58:15


Also, os máfias podem falar durante o dia neste jogo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O que é que é 'flavor'?

'Flavor' é uma palavra inglesa usada para definir um conceito que, pelo menos que eu saiba, não tem tradução em português. (A tradução literal para português será 'sabor'.) A palavra em inglês provém de uma metáfora que acabou por nomear a mesma - "Se uma tarte não tiver sabor, como sabes que é uma tarte?"

O conceito é aplicado em máfia no tema que o jogo tem. Se o jogo não tiver tema, não tem flavor que o suporte. Imagina que estás a jogar máfia mas em vez de receberes o nome de uma personagem e uma habilidade recebes apenas a habilidade, sem nada que explique porque raio tens aquela habilidade em primeiro lugar. Estás a jogar máfia na mesma, mas em vez de seres o Naruto, ou o Captain Jack Sparrow, ou a Dona Alzira do terceiro esquerdo, és ninguém. És um sem-cara rodeado de outros sem-caras sem identidade nem nada que vos distinga uns dos outros. Seria o mesmo que ver um filme Guerra das Estrelas onde TODAS as personagens, sem excepção, eram stormtroopers. (Não havia Darth Vader, nem Yoda, nem Skywalker - eram todos gajos brancos com capacetes iguaizinhos por cima das cabeças. Como achas que seria ver o filme dessa maneira?)

Flavor é, no fundo, a explicação do porquê da tua personagem ter aquela habilidade e não outra qualquer. Faria algum sentido a personagem Dr. House ter a habilidade de cop num jogo máfia? Claro que não, o flavor não encaixa. Mas faria sentido se ele em vez disso tivesse a habilidade de doctor? Claro que sim, uma vez que ele É, DE FACTO, um médico. Aí o flavor acenta-lhe que nem uma luva branca.

E penso que nem vale a pena explicar os benefícios que traz a um jogo o facto de ter tema - especialmente quando calha fazer roleclaim. Afinal, dizer "Sou o Dr. House, town doctor" soa sempre melhor e cria sempre mais discussão (aquilo que mais interessa para um jogo máfia) do que simplesmente "Sou o town doctor e tal..."

Qualquer outra dúvida que tenham, já devem saber que basta perguntar. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tendo em conta o tema deste mafia, thriller, o dr house tbm nao ficava mal em cop, visto que ele consegue investigar tudo e mais alguma coisa com as suas deduçoes. Mas um role que ficava mesmo perfeito ao house, era mafia godfather. O house reune todas as condiçoes para ser um :P.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foi só um exemplo pensado às onze da noite, pá. Picuinhas dum raio... >_<

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais