Visitante psy-kun

Orientações Sexuais

Orientações Sexuais   87 votos

  1. 1. Qual é a tua orientação sexual?

    • Heterossexual
    • Bissexual
    • Homossexual
    • Assexual
    • Panssexual
      0
    • Polissexual
      0
    • Outra

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

219 mensagens neste tópico

Venho novamente intrometer-me no tópico... primeiro, como eu estive com limitado acesso a internet não consegui postar as minhas intervenções da forma que desejava mas acho que consegui transmitir o mais vital da informação. 

Segundo, queira levantar uma questão para todos as pessoas que se sentem atraídas por uma combinação sexo/género igual, ou seja, cis gender people.

O que que iria acontecer no caso de um dia virem a apaixonar-se (sofrer de amor romantico) por alguém do mesmo genero/sexo que vocês? Conseguiam entregarem-se a um amor platónico (platónico no sentido renuncia a parte física) ou a um amor sem sexo? Ou conseguiam 'arranjar' vitalidade sexual (desejo sexual) para ir com a outra pessoa para a cama?

Caso esta questão tenha sido já debatida por favor sintam-se a vontade para a ignorar.

<3

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 6 horas, PsychoBarbie disse:

Venho novamente intrometer-me no tópico... primeiro, como eu estive com limitado acesso a internet não consegui postar as minhas intervenções da forma que desejava mas acho que consegui transmitir o mais vital da informação. 

Segundo, queira levantar uma questão para todos as pessoas que se sentem atraídas por uma combinação sexo/género igual, ou seja, cis gender people.

O que que iria acontecer no caso de um dia virem a apaixonar-se (sofrer de amor romantico) por alguém do mesmo genero/sexo que vocês? Conseguiam entregarem-se a um amor platónico (platónico no sentido renuncia a parte física) ou a um amor sem sexo? Ou conseguiam 'arranjar' vitalidade sexual (desejo sexual) para ir com a outra pessoa para a cama?

Caso esta questão tenha sido já debatida por favor sintam-se a vontade para a ignorar.

<3

 

No meu caso teria de ser platónico. Ou na melhor das hipóteses a outra pessoa teria de ter um físico verdadeiramente feminino porque eu sinto-me apenas atraído fisicamente pelo físico feminino.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 8 horas, PsychoBarbie disse:

O que que iria acontecer no caso de um dia virem a apaixonar-se (sofrer de amor romantico) por alguém do mesmo genero/sexo que vocês? Conseguiam entregarem-se a um amor platónico (platónico no sentido renuncia a parte física) ou a um amor sem sexo? Ou conseguiam 'arranjar' vitalidade sexual (desejo sexual) para ir com a outra pessoa para a cama?


Embora tais coisas sejam sempre meras assumpções, dado que nunca sabemos 100% como iremos reagir perante dada situação até a vivermos, diria que me conseguiria entregar a tal amor, embora renunciando à parte sexual. Estando a outra pessoa disposta a abdicar do mesmo, acredito que a relação pudesse funcionar.
 

há 7 minutos, Kuro disse:

Se a pessoa arranjasse esse tal desejo sexual, estaria a despertar para a sua verdadeira orientação, a bissexualidade


Sendo heterossexual, e não podendo saber, como é, de facto, a experiência de possuir outra orientação sexual, posso apenas dizer pelo meu lado que a minha sexualidade sempre me acompanhou desde que me lembro de ter consciência, pelo que, para mim, não acredito que fosse algo para o qual pudesse "despertar" uma segunda vez. Embora compreenda e acredite que muitas pessoas têm a fluidez sexual de que aqui já se falou, para mim tal fluidez simplesmente não existe. Nunca tive o mínimo interesse / curiosidade / desejo por homens, e, conhecendo-me, acredito que nunca o terei.

Sei contudo que, amando romanticamente alguém com todo o afinco, conseguiria abdicar da parte sexual, se isso fosse um impedimento para um de nós (e desde que a outra parte estivesse de acordo). Embora considere a componente sexual de uma relação sem dúvida importante e prazerosa (por vezes até funcionando como solução para pequenos conflitos do casal), é de longe a menos relevante numa relação que se pretenda "para a vida" . Isto falando por mim, claro está.

 

há 20 minutos, Kuro disse:

Só consigo imaginar uma relação dessas a funcionar se houvesse um componente sexual aberto, em que ambos poderiam manter relações meramente sexuais com outros parceiros e uma relação romântica/emocional exclusiva.


Não consigo imaginar isto a funcionar comigo, jamais. Eu não conseguiria manter relações "meramente sexuais" com alguém. Para mim necessita de haver sempre sentimento à mistura, pelo que seria uma impossibilidade.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 7 minutos, Urza disse:


Sendo heterossexual, e não podendo saber, como é, de facto, a experiência de possuir outra orientação sexual, posso apenas dizer pelo meu lado que a minha sexualidade sempre me acompanhou desde que me lembro de ter consciência, pelo que, para mim, não acredito que fosse algo para o qual pudesse "despertar" uma segunda vez.

 

Sou homossexual e identifico-me completamente com as tuas palavras, é algo que não me define mas que sempre fez parte de mim e, como tal, no meu caso também é impensável mudar.

 

há 7 minutos, Urza disse:


Sei contudo que, amando romanticamente alguém com todo o afinco, conseguiria abdicar da parte sexual, se isso fosse um impedimento para um de nós (e desde que a outra parte estivesse de acordo).

 

Eu não seria capaz de abdicar da componente sexual, pelo menos não no início (se estivesse num relacionamente já há algum tempo e por qualquer motivo a outra pessoa deixasse de ter capacidade para tal, a minha postura seria diferente claro). Portanto, iniciar qualquer tipo de relacionamento amoroso com uma pessoa do sexo oposto não faria sentido para mim, já que seria sempre um relacionamento incompleto.

 

Não duvido das tuas palavras, mas na minha curta existência neste planeta ainda não conheci ninguém verdadeiramente capaz de abdicar totalmente de ter uma vida sexual. Suponho que seja um questão de ver para crer :D

 

há 7 minutos, Urza disse:

Não consigo imaginar isto a funcionar comigo, jamais. Eu não conseguiria manter relações "meramente sexuais" com alguém. Para mim necessita de haver sempre sentimento à mistura, pelo que seria uma impossibilidade.

 

Aqui também estamos de acordo :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 2 minutos, Kuro disse:

Não duvido das tuas palavras, mas na minha curta existência neste planeta ainda não conheci ninguém verdadeiramente capaz de abdicar totalmente de ter uma vida sexual. Suponho que seja um questão de ver para crer :D


Conforme disse, é apenas uma mera conjectura da minha parte. Se calhar "canto bem, mas não me alegro" LOL...

Mas é a ideia que tenho à priori, de possuir essa capacidade... E ficaria triste caso não o fosse, gosto de acreditar que estou sob pleno controle, tanto dos meus desejos como das minhas emoções... :(

Se bem que eu, na minha não tão curta (snif) existência neste planeta, já conheci pelo menos duas pessoas que abdicam de vida sexual por escolha própria, embora desconheça as suas motivações, e se têm algo a ver com o que estávamos a discutir.

E pelo que vi outro dia, a @Tokiwa_Jima , tendo dito que achava ser assexuada, e que não sentia atracção física por outras pessoas, é outro caso de alguém que aparentemente abdica de vida sexual.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 56 minutos, Kuro disse:

 

 

Isso é porque ainda não experimentaste :m054::D

 

É verdade, ainda não experimentei, e nem sou contra a ideia de experimentar. Mas no fim de contas, eu sei do que gosto e penso que um homem teria muito mais dificuldade em apelar a esses gostos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 minuto, Kuro disse:

 

Hehe não estava a incluir os assexuais, as pessoas com essa orientação nem sequer sentem desejo, portanto não podem abdicar de algo que não sentem :) O único que conheci pessoalmente, por acaso, foi a @Tokiwa_Jima, muito querida, recomendo :D

 

Acho que é daquelas coisas que só irás saber ao certo se tiveres a experiência ^^

 

 

Estava a brincar contigo, qualquer pessoa com uma orientação que não seja normativa passa a vida a ouvir esse tipo de críticas "ah isso é porque nunca estiveste com uma rapariga", "como é que sabes ao certo?!", "já experimentaste??" etc ^^'

 

Estás no pleno direito de querer experimentar ou não, ninguém te pode julgar por isso :)

 

Ah ok, não tinha percebido. Acredito que isso seja muito chato xD

 

Claro que infelizmente, os meus gostos são algo irrelevantes visto que estou naquela fase da vida em que não tenho nem encontro ninguém, se calhar ainda me torno num hermita para condizer com o meu avatar

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 4 minutos, 旅人さん disse:

Deixa-me avisar-te que não tomes como certo ter essa capacidade. Eu também pensava que era capaz de ter uma relação meramente sexual com outra pessoa, assim tipo ao nível de sex buddies ou friends with benefits, ou qualquer outra coisa desse género. Achava que tinha zero problemas com isso, atirei-me numa relação assim e a coisa não correu bem. A outra pessoa acho que estava completamente OK com isso mas eu comecei a desenvolver sentimentos por ela rapidamente e coisa não acabou muito bem.

Mas enfim, isto sou eu e é a minha experiência. Cada um é como é, se realmente tiveres essa capacidade, parabéns, invejo-te!

 

Na minha opinião, assim que as coisas se tornam físicas, para muitas pessoas é quase impossivel separar o físico do afeto.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 minuto, 旅人さん disse:

Deixa-me avisar-te que não tomes como certo ter essa capacidade. Eu também pensava que era capaz de ter uma relação meramente sexual com outra pessoa, assim tipo ao nível de sex buddies ou friends with benefits, ou qualquer outra coisa desse género. Achava que tinha zero problemas com isso, atirei-me numa relação assim e a coisa não correu bem. A outra pessoa acho que estava completamente OK com isso mas eu comecei a desenvolver sentimentos por ela rapidamente e coisa não acabou muito bem.

Mas enfim, isto sou eu e é a minha experiência. Cada um é como é, se realmente tiveres essa capacidade, parabéns, invejo-te!


A capacidade que eu julgo possuir é relativa ao contra-exemplo do que tu referes - conseguir ter uma relação meramente romântica com alguém, abdicando da parte sexual.
O exemplo que tu referes, conforme eu disse acima, é algo que jamais conseguiria fazer também, nunca conseguiria ter relações sexuais sem sentimentos à mistura.

Acho que apenas tem a ver com o peso que atribuímos a cada componente, para mim a sexual é relevante, mas significativamente menos que tudo o resto.

Mas claro, não é algo dogmático para mim, poucas coisas na vida são certas... (death & taxes, right?).

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 13 minutos, stika disse:

Na minha opinião, assim que as coisas se tornam físicas, para muitas pessoas é quase impossivel separar o físico do afeto.

 

há 11 minutos, Urza disse:

A capacidade que eu julgo possuir é relativa ao contra-exemplo do que tu referes - conseguir ter uma relação meramente romântica com alguém, abdicando da parte sexual.
O exemplo que tu referes, conforme eu disse acima, é algo que jamais conseguiria fazer também, nunca conseguiria ter relações sexuais sem sentimentos à mistura.

Acho que apenas tem a ver com o peso que atribuímos a cada componente, para mim a sexual é relevante, mas significativamente menos que tudo o resto.

Mas claro, não é algo dogmático para mim, poucas coisas na vida são certas... (death & taxes, right?).

 

Sim, sim, eu concordo convosco (hoje em dia), tinha lido mal o post do Urza, é o que dá estar aqui e a trabalhar ao mesmo tempo, ups. Mas sinceramente não sei se conseguiria também ter uma relação romântica sem a parte carnal. Para mim são ambas importantes e hoje em dia não me imagino numa relação em que falte alguma delas.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 12 horas, PsychoBarbie disse:

O que que iria acontecer no caso de um dia virem a apaixonar-se (sofrer de amor romantico) por alguém do mesmo genero/sexo que vocês? Conseguiam entregarem-se a um amor platónico (platónico no sentido renuncia a parte física) ou a um amor sem sexo? Ou conseguiam 'arranjar' vitalidade sexual (desejo sexual) para ir com a outra pessoa para a cama?

Comia na mesma, era-me indiferente. rofl sorry pelo fraseado azeiteiro, foram as primeiras palavras que me vieram à cabeça, kek :v

 

Independentemente das características sexuais da pessoa, se houver: 1) sentimentos românticos mútuos; 2) a minha aceitação e aprovação dos meus sentimentos e genuína vontade de os levar a algum lado (quem nunca "cancelou" a evolução de sentimentos por motivos de força maior, que atire a primeira lágrima!); 3) um à-vontade físico e espiritual entre ambas as partes, uma relação, bem como desejo sexual mútuo; a coisa dá-se. Em teoria, eu penso assim. No meu caso. Sublinho o ponto 1, que é o mais importante, sem ele nada feito. Principalmente a parte da mutualidade. O que quer que seja, se for one-sided, morreu ali, parou, não dou hipótese. Fatality.

 

Existe um label que quase podia ser aplicado a isto, que é o "demissexual", de quem ninguém falou ainda, mas eu sei lá. Interesting question though, beri naisu desu.

Editado por Chibz
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tópico Actualizado.

Spam removido.

 

 

há 34 minutos, Chibz disse:

O que que iria acontecer no caso de um dia virem a apaixonar-se (sofrer de amor romantico) por alguém do mesmo genero/sexo que vocês? Conseguiam entregarem-se a um amor platónico (platónico no sentido renuncia a parte física) ou a um amor sem sexo? Ou conseguiam 'arranjar' vitalidade sexual (desejo sexual) para ir com a outra pessoa para a cama?

Realmente é uma questão pertinente, mas acho que tudo é possível se ambas as pessoas o quiserem.

 

Demisexualidade-“um estado em que a pessoa só se sente sexualmente atraída depois de formar uma ligação emocional.

Ou seja, as pessoas demissexuais não se sentem sexualmente atraídas por alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto sem primeiro criarem um forte laço emocional."

 

 

é o que eu digo a alma é algo forte..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Opá, a minha relação com as pessoas que dizem que a sua orientação sexual é "demissexual" é simplesmente: não vos entendo.

Entendo o conceito, entendo que só consigam passar à parte carnal depois de terem uma ligação emocional com alguém, mas não entendo como é que podem classificar a sua orientação sexual por ai. Vejamos, a orientação sexual é uma "escala" (à falta de melhor palavra) que indica por que géneros/sexos te sentes sexualmente atraído. A definição/conceito de demissexual não indica esse conjunto de géneros/sexos, podes dizer-te demissexual e só te sentires atraído por homens, ou só por mulher, ou uma combinação qualquer de géneros/sexos, sei lá.

A classificação da orientação sexual é uma classificação desse conjunto de géneros/sexos. Depois há outros factores que te definem como pessoa ligados a como/porquê te sentes atraído sexualmente a outra pessoa e é aí que entendo que deve estar o conceito de "demi", como uma classificação desse como/porquê te sentes atraído por alguém.

 

Eu posso ser homossexual e só me sentir atraído sexualmente por homens depois de estabelecer uma ligação emocional forte com eles. Sou demissexual ou homossexual? E se for heterossexual e sentir-me da mesma maneira? Sou heterossexual ou demissexual? Pois, fica confuso, não é? Porque estamos aqui a confundir duas coisas diferentes - ainda que relacionadas - e a metê-las no mesmo cesto. És homossexual e queres explicitar que só consegues desenvolver atracção física depois de formar a tal ligação emocional? Opá, podes dizê-lo assim, podes até usar demi como prefixo que não me faz confusão - classifica-te como demi-homossexual - mas não mistures as coisas, por favor.

Espero bem não estar a ofender ninguém, mas já reflecti muito sobre isto e não consigo compreender como é que a demissexualidade é uma orientação sexual - pela própria definição de orientação sexual - mas se alguém me quiser tentar fazer entender isso, oupa. De qualquer modo, isto são só classificações, cada um é como é, independentemente dos rótulos que queira por em si mesmo ou não e não estou a julgar as escolhas/preferências/atitudes/whatever de cada um. É só que, se é para haver uma classificação, que seja uma que faça sentido.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 2 horas, Chibz disse:

quem nunca "cancelou" a evolução de sentimentos por motivos de força maior, que atire a primeira lágrima!


This made me wanna cry, but I can't, since it's so goddamn true.

 

há 2 horas, Chibz disse:

O que quer que seja, se for one-sided, morreu ali, parou, não dou hipótese. Fatality.


Fatality, though sadly, it's never a flawless victory. But I couldn't agree more.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que eu interpreto é que o demissexual é um tipo de pansexual mas com uma relação emocional obrigatória. Neste caso, o que me parece, é que o fator chave para sentir desejo sexual não é o aspeto físico ou o sexo/ género da outra pessoa e sim o próprio vínculo emocional e romântico. Ou seja, não se põe a questão de ser homem com mulher ou homem com homem ou etc. 

Editado por SeventyFive
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
há 1 hora, SeventyFive disse:

O que eu interpreto é que o demissexual é um tipo de pansexual mas com uma relação emocional obrigatória. Neste caso, o que me parece, é que o fator chave para sentir desejo sexual não é o aspeto físico ou o sexo/ género da outra pessoa e sim o próprio vínculo emocional e romântico. Ou seja, não se põe a questão de ser homem com mulher ou homem com homem ou etc. 

Essa interpretação é mais aceitável, imo, mas por essa lógica teríamos que arranjar também classificações para homossexuais/heterossexuais/bissexuais que só sentem atracção depois de criada uma ligação emocional. Ou os pan são especiais para terem essa "sub-classificação"? Acho que estar a criar sub-classificações na orientação sexual por causa de aspectos como este só complicam.

Por exemplo, conheço raparigas que se definem como demissexuais e só se sentem atraídas por mulheres. Estas saem do âmbito da tua interpretação, teríamos que lhes arranjar um nome diferente!

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que é uma classificação com muita tendência a ser mal aplicada, se for como dizes, realmente será preciso dizer demi-homo ou demi-bissexual e afins, mas estamos a baralhar o conceito de amor com o de sexo e a confundir atração com agir de acordo com esse sentimento. Só porque uma pessoa tem como princípio não praticar atos de cariz sexual com alguém por quem não tem sentimentos especiais, isso não a torna demissexual, uma vez que nesse caso está sim a tomar uma opção consciente e a uma decisão relativamente a como quer expressar a sua sexualidade e como quer comportar-se, por exemplo por considerar as eventuais consequências das suas ações. Na minha cabeça a definição de demissexual só faz sentido se a pessoa se apaixonar por outra pessoa, muito como a Kii estava a dizer, e não porque simplesmente alguém opta por ser mais ou menos promíscuo ou por ser incapaz de dissociar sexo e amor, não é a mesma coisa. 

Editado por SeventyFive
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais