Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Hatak_Nanashi

[FILME] Batman: Trilogia d'O Cavaleiro das Trevas

83 mensagens neste tópico

A serio? Não sei que reviews têm andado a ver, podem ir ler a do Publico por exemplo, em que deram uma estrela, o que corresponde a Mau, lol.

Regresso a este citação para exercer a minha opinião.

É claro que cada um tem a sua opinião e eu gosto de ver e ouvir opiniões mas desde que saibam do que estão a falar. Um "critico" da Ípsilon (que também dá para o jornal "O Público"), um tal de Luís Miguel Oliveira, que deu 1 estrela ao filme. É certo que não é tão bom como no último (que o mesmo critico deu também um estrela, o que achei ainda mais estranho) mas mesmo assim é um pouco baixo demais.

Eis o que "criticou":

Crítica Ípsilon por:

Luís Miguel Oliveira

Não há qualquer relação com cenários, com corpos, nada, vai tudo a trouxe-mouxe, embrulhado numa solenidade “metafísica”. Aí vem ele outra vez (nasce, renasce: decida-se duma vez, homem), o fenómeno internético por excelência. Christopher Nolan e o seu Batman. Na Internet há multidões que juram que isto é o fim da história do cinema, que tudo o que aconteceu desde os Lumière foi mero preparativo para a chegada do Messias Nolan: com ele, o cinema cumpre-se. Defendem estas ideias com zelo paramilitar, digno dumas SA: deitam abaixo servidores, ameaçam fisicamente os críticos menos entusiastas (aconteceu na América). Terão o zelo e terão os números, mas estão enganados. Nolan é nulo, só fez um filme decente na vida, o Insomnia com Al Pacino e a noite branca do Alaska. Quanto a Batman, só há registo de ter originado dois bons filmes - e ambos foram dirigidos por Tim Burton, há coisa de vinte anos.

Insuportável pastelão, este Cavaleiro das Trevas Renasce. Parece que Bruce Wayne, o Batman (Christian Bale), está a sofrer muito, por causa de algo que lhe aconteceu no episódio anterior, e já não quer ser mais o Batman. Mas há uma cidade inteira, Gotham, que se sente órfã do seu super-herói, e mais ainda quando a baixa da cidade - tipo Wall Street - é ocupada por um grotesco vilão, híbrido de Bin Laden, um wrestler e Darth Vader, que quer “devolver a cidade ao povo”. Vai daí, o Batman lá se decide a renascer.

Tem havido conversa sobre o subtexto político de O Cavaleiro das Trevas, que é “fascista”, que associa o Occupy Wall Street às forças do Mal. Que não é um filme da extrema-esquerda carpenteriana (tipo They Live), isso é evidente. Mas a questão é irrelevante -a tentação do fascismo é um velho tema do universo dos super-heróis, e a resposta perante essa tentação sempre definiu os heróis e os vilões. Continua a ser o caso, apesar daquela frase, repetida duas vezes no filme e incontestada como “lição”, sobre o momento em que “as regras se tornam um espartilho” (podia vir do Dirty Harry, se não houvesse subtileza no Dirty Harry).

Mas isto ainda é a conversa interessante que se pode ter sobre O Cavaleiro das Trevas Renasce. É que não há mais nada. Não-personagens, meros estereótipos habitados por actores; cenas de acção com muito barulho e luzinhas a piscar e nada de especial (20 por cento do filme), e no resto penosos diálogos resolvidos em fastidiosos campos/contracampos (80 por cento do filme); a utilização da música é enervante, substituindo-se ao ritmo visual (que não existe) e marcando por antecipação o tom da cena a seguir (“tã tã tã tã: eh lá, agora vai acontecer qualquer coisa”); não há qualquer espécie de relação com cenários, com corpos, nada, vai tudo a trouxe-mouxe, embrulhado numa solenidade “metafísica” de fazer bocejar o mais cafeínado. O filme acaba a prometer novos “renascimentos”, mormente o de Robin, mas a única coisa que tem alguma graça, alguma leveza, é a proto-Catwoman de Anne Hathaway. Correcção: onde se diz que "a tentação do fascismo é um velho tema do universo da Marvel" deve ler-se "a tentação do fascismo é um velho tema do universo dos super-heróis". Se o Batman é originário da Marvel, ou da DC Comics, é absolutamente irrelevante para a ideia em questão. (Luís Miguel Oliveira)

Tive que ler mais que uma vez para que raios é que ele escreveu esta critica. Outras criticas foram de comparar os bat-filmes de Nolan com os filmes "Transformers" de Michael Bay, um escreveu que o filme falhou porque devia, e esperava, ser de comédia (confundiu "comics" como sendo o plural de "comic", "engraçado" em inglês) e outros iguais. É engraçado ouvir e ler mas, por favor, se são criticos profissionais (ou tentam ser), comportem com criticos profissionais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epah, fiquei completamente abananado com essa crítica, é nem que tens noção.

Esta crítica é a autêntica prova do típico português (daqueles que a nova geração com novas aberturas universais e estupidez GA-GA esta a erradicar) que fala de peito cheio sobre assuntos que desconhece. Um crítico que põe-se a balbucionar sem fazer o trabalho de caso é mais que um comentador de bancada. Um individuo que nem sabe se o Batman é da Marvel ou da Dc…tsc!

Aliás, vou já ver de meios de lhe questionar a ele mesmo essa visão , ou no mínimo responder-lhe.

Editado por Hatak_Nanashi

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o filme nem está mau, mas para mim está a anos-luz do segundo... só a cena dos 2 barcos no "Dark Knight" vale

mais (para mim) que este filme inteiro.

- Achei alguns pontos da história estúpidos (se calhar fui eu que não percebi), por exemplo a forma como o Blake justifica que sabe quem é o Batman.

- Outro problema que tenho com o filme é achar a Anne Hathaway irritante (em geral, não neste filme em particular, mas isso

já é um "gosto" pessoal... tal como a Kate Winslet).

- Fiquei na dúvida se a voz do Bane foi representada "em tempo real" ou se foi dobrada depois... achei que qualquer coisa não batia certo

Editado por Muta-kun

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o filme nem está mau, mas para mim está a anos-luz do segundo... só a cena dos 2 barcos no "Dark Knight" vale

mais (para mim) que este filme inteiro.

- Achei alguns pontos da história estúpidos (se calhar fui eu que não percebi), por exemplo a forma como o Blake justifica que sabe quem é o Batman.

- Outro problema que tenho com o filme é achar a Anne Hathaway irritante (em geral, não neste filme em particular, mas isso

já é um "gosto" pessoal... tal como a Kate Winslet).

- Fiquei na dúvida se a voz do Bane foi representada "em tempo real" ou se foi dobrada depois... achei que qualquer coisa não batia certo

concordo contigo no que diz respeito ao Blake, fo dos momentos mais estranhos no filme para mim, porque revelou um grande segredo com um motivo muito ridículo.

Quanto ao resto nunca tive nada contra a Hathaway e as vozes do Bane dificilmente terão sido dobradas depois, especialmente na cena de luta em que se sente as pausas de respiração entre golpes para se falar

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar explicar: o Blake (como o Bruce) perdeu os pais quando ainda era criança. Depois de ter sido levado para um orfanato, tornou-se numa criança revoltada (assim como o Bruce no início). Ao ver os feitos do Batman enquanto crescia, sentiu uma admiração justificável para com aquela identidade mascarada que tentava aos poucos salvar uma cidade corrompida. O Blake passou então a fazer como o justiceiro e a esconder a sua revolta utilizando (tal como diz ao Bruce) uma "máscara". Daí, ao conhecer pela primeira vez o benfeitor do seu orfanato, Bruce Wayne, e ter percebido que este também era órfão, o Blake fez o que costumamos chamar do "dois mais dois são quatro". Ele percebeu que ao adoptar a identidade do Batman, o Bruce podia esconder a sua raiva e mágoa. Tal como o Blake fazia perante os seus colegas e, principalmente, com o mundo em geral.

Enfim, resumindo e concluindo, o Blake é uma junção dos três primeiros Robins. Quando vi esta cena no cinema parecia que era o Dick que estava a falar mas com o passado do Tim Drake. Não é uma cena estúpida, atenção. Precisa é de ser vista muito atentamente.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Enfim, resumindo e concluindo, o Blake é uma junção dos três primeiros Robins. Quando vi esta cena no cinema parecia que era o Dick que estava a falar mas com o passado do Tim Drake. Não é uma cena estúpida, atenção. Precisa é de ser vista muito atentamente.

´~

Oleee!!! e pensava eu que tinha sido o unico a fazer esta associaçao...mas no entanto mantém se a minah opiniao, nao achonque isto é justificavel para se saber quem é o Batman.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Enfim, resumindo e concluindo, o Blake é uma junção dos três primeiros Robins. Quando vi esta cena no cinema parecia que era o Dick que estava a falar mas com o passado do Tim Drake. Não é uma cena estúpida, atenção. Precisa é de ser vista muito atentamente.

Afinal, existem pessoas que viram e entenderam o filme. Este filme requere atenção para entender as coisas e sem descorar o que foi iniciado nos dois primeiros filmes.

O Blake sabia que Wayne era o Batman. Não por palavras ou por outra coisa qualquer mas algo no seu intimo lhe disse que o Wayne que o público em geral via-lhe em festas e afins, era apenas uma "máscara". É um pouco dificil de explicar mas darei o meu melhor.

O Bruce Wayne tinha três facetas: o Wayne privado (o seu lado verdadeiro, a sua principal personalidade. Quando ele falava para Alfred, por exemplo), o Wayne público (o rico excêntico e playboy que todos conheciam que utilizava para esconder as outras duas facetas) e o Batman (o seu lado "mais negro", o lado que nasceu depois de ver os pais serem assassinados à sua frente). E ele é um mestre a utilizar essas "máscaras psicológicas"

Blake também tinha uma "máscara" mas essa era mais psicológica ao invés de Wayne que utilizava quer a máscara fisica e quer a psicológica e é uma pessoa como Blake, habituado a utilizar e a saber como usar essa "máscara", que consegue também identificar as outras "máscaras" de outras pessoas. Aliás, no próprio filme (a conversa, se não me falha a memória, entre Blake e Gordon no hospital e que lhe valeu a promoção a detective pelo o Gordon), o Blake consegue identificar padrões (na DC, o Tim Drake, o 3º Robin, também é perito nisso) que mais nenhum outro consegue como, por exemplo, quando descobriu e tentou impedir que os seus colegas policiais fossem presos nos esgotos. É algo como se soube ler as mentes das pessoas mas sem ter essa habilidade propriamente dita, percebem? Algo que poucos teem e sabem utilizar.

É confuso e complicado entender e explicar mas, para mim, é bastante lógico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tanto as habilidades de previsao do Tim e a como as habilidades de se desenrascar do Duick foram colocadas no Blake, visiveis nessa cenas dos policias, na cena em que el recupera o Gordon e na cena de luta em que ele faz o ricochete para se safar dum rufia.

Está bem construida nesse aspecto

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É sobre um gajo que parte a perna em puto e matam-lhe os pais e ele fica chateado e vai preso e uns ninjas, e por isso toca mazé de partir tudo e destruir cenários porque "eu sou o Christian Bale" e os realizadores cansam-se de fazer novos takes e acabam por gravar mesmo assim e é da maneira que o gajo cura a Chiropterofobia e que decide voltar para a cidade dos prédios altos e fazer cosplay e street performance e arranja uns subsídios e mora numa mansarda e a gaja diz que ele é um coisito mas afinal ele é que é a next big thing e tanta coisa tanta coisa e o melhor que arranjam para fechar em grande é rebentar com os carris do comboio, coisa que já vem dos filmes do faroeste alguns ainda a preto e branco, digo eu.

Mas tá fixe, pois apesar do aparato o gajo atravessa dilemas profundamente humanos e com os quais um gajo se identifica, tais como "Devo ou não matar para salvar a minha cidade da decadência em que está mergulhada?" Fazendo de Batman uma cena bem mais profunda do que o típico filme de super-heróis tão a ver? Eu tou e mergulhei numa meditação tão profunda que oiço ao fundo o chilrear de morcegos da paz e o bater de asas do amor e são estes os dois tónicos que fazem um bom gin.

Quando a dar uma nota, eu dava uma nota boa até, mas sou contra isso pois não acredito no ensino quantitativo e sim no qualitativo que são coisas bastante diferentes e uma é mais melhor que a outra. Qualitativamente falando isto é.

Editado por RiS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mede a qualidade por números, então!

Também gostei, até, mas gostei mais quando trocaram a namorada do Dawson's Creek pela outra gaja no 2º filme.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem visto Jester xD

Vi o filme por causa do "The Dark Kinght" e pela OST.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi este, só vi os dois seguintes do Nolan. Tenho que colmatar essa falha um dia destes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei, óbvio que não se compara ao 2º

Editado por Dragneel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aqui o Nolan decidiu elevar a parada e tornar a saga um pouco mais psicológica, no sentido em que há mais psicologia envolvida. Para isso foi buscar o típico psicopata manipulador do pessoal que apenas procura recriar situações de destruição de ambições, de convicções fúteis, de falsos sentidos de segurança, de hipocrisia, de fraqueza, etc., satisfazer a sua visão sarcástica da humanidade. Então, vai de copiar o Johann do Monster. É também um episódio mais dramático no sentido em que há mais drama. Depois no fim é preciso que a mensagem de esperança não se perca no meio de tanto drama. Então, vai de copiar o final do Zero de Code Geass.

O título é enganador. O filme devia chamar-se Johann vs Zero.

Editado por RiS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É também um episódio mais dramático no sentido em que há mais drama.

Melhor argumento que este não existe!!

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ás tantas Nolan é um grande fã de anime :P Sinceramente achei a saga 5* e o papel de Heath Ledger como Joker, simplesmente fenomenal! Para mim foi dos melhores filmes que estrearam ultimamente.

Independentemente da saga Dark Knight, Nolan meteu "dedo" em outros filmes interessantes, como por exemplo Inception e Memento.

Já tanta coisa foi feita que hoje em dia é muito difícil ser-se completamente original... Pode-se ter uma ideia genial e completamente inovadora para nós, sem nunca termos sido influenciados por algo, mas o que é que nos garante que um puto asiático de 12 anos não teve a mesma ideia primeiro? :P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei bastante. O Heath fez um trabalho fenomenal, acho que quem não o achava um bom actor ou que não lhe davam muito mérito (o que é difícil após ele ter feito um excelente trabalho no Brokeback Moutain) rendeu-se à sua prestação neste filme. Atrevo-me a dizer que prefiro ele como Joker ao Jack Nicholson mas são realizadores com abordagens diferentes e cada actor adaptou o Joker à maneira como o realizador queria. Ou seja, cada um está um excelente Joker mas a forma como o Nicholson interpretou o Joker não funcionava neste filme e viceversa.
Em relação ao filme ser mais psicológico bem, estamos a falar do Nolan. Tal como o pessoal mencionou em cima é o realizador de Memento e de Inception, na minha opinião, isso explica tudo. É um realizador que aposta muito mais no foro psicológico.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais alguém achou épica a OST da saga?

Grande trabalho (como sempre) do Hans Zimmer !!

Editado por kikuchi
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais alguém achou épica a OST da saga?

Grande trabalho (como sempre) do Hans Zimmer !!

Por detrás de um grande filme está uma grande banda sonora :D Sou completamente obcecado pelo trabalho de Hans Zimmer, e as OST do Dark Knight não são excepção!

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por detrás de um grande filme está uma grande banda sonora :D Sou completamente obcecado pelo trabalho de Hans Zimmer, e as OST do Dark Knight não são excepção!

Ainda bem que há pessoal que reconhece o trabalho desse senhor. Dos melhores de sempre, (atrevo-me a dizer até melhor que o grande mestre John Williams), mas que apenas ganhou um óscar pelo ... ... Rei Leão.

Uma injustiça quando deveria ter ganho com a OST do "Gladiador"... a pesquisa que o homem fez foi algo de extraordinário para reproduzir com a maior fiabilidade possível o ambiente...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0