Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Faye_Valentine

Three... Extremes

6 mensagens neste tópico

Título original: Saam Gaang Yi

Ano: 2004

Realização/Origem:

Fruit Chan “Dumplings”- Hong Kong

Park Chan-Wook “Cut” - Coreia do Sul

Miike Takashi “Box” - Japão

"Three... Extremes" é um filme composto por 3 curtas metragens de terror realizadas por 3 realizadores orientais, cada um de sua nacionalidade.

Chegou este ano a Portugal, mas que eu saiba em Lisboa apenas esteve no Alvaláxia, e em horário reduzido.

Não é terror no clássico sentido cinematográfico do termo, daquele de pular na cadeira nem nada desse estilo: não há meninas a sair dos poços nem senhoras de longo cabelo negro escondidas no armário... Aqui o "extremo" é mesmo a própria natureza humana, capaz de horrores bem piores.

São três filmes bastante impressionantes, cada uma à sua maneira:

Para o pessoal que tem estômago particularmente sensível talvez seja melhor pensar duas vezes antes de ver o "Dumplings", do chinês Fruit Chan, na minha opinião a mais extrema das três. Até onde vai o culto do corpo e da beleza? Bem, nem queiram saber... Com actrizes excelentes é um filme chocante, mas muito bom.

Para quem tiver curiosidade existe uma versão longa que tem algumas diferenças. Não vi essa versão longa porque, apesar de ter gostado da curta, não é propriamente o tipo de filme que apeteça ver outra vez... e ainda com mais pormenores. A título de curiosidade "Dumplings" são uns bolinhos de massa chineses muito típicos. Arrisquem, mas... depois não digam que eu não avisei. :)

Do mesmo realizador do excelente "Oldboy", Park Chan-Wook, temos "CUT" - a inveja dá o mote para esta história, onde alguém inconformado com a sua vida miserável engendra uma diabólica armadilha, daquelas que nos fazem pensar "o que faria eu se estivesse naquela situação?" e agradecer pelo facto de não estarmos mesmo. Com muito humor negro e muita ironia, como é característica deste sul-coreano.

Por fim, "Box" do japonês Miike Takashi - é bastante diferente do que estamos habituados a ver deste realizador - esqueçam "Ichi the Killer"e "One Missed Call"... não tem nada a ver. Das três histórias é a menos extrema, digamos assim.

Distingue-se das outras pela calma e quase ausência de falas, e também pela beleza das imagens, num cenário de neve e com uma fotografia fantástica. Fala essencialmente de culpa e gostei bastante desta faceta diferente do realizador. E com direito a final surpreendente!

Acho que foi o meu preferido.

Quem quiser esperar pelo dvd acho que já não demora muito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para os interessados que vivam em Lisboa ou perto, filme está de novo em exibição:

Cinema King

14h, 16h30, 19h, 21h30, 24h

Já agora, o aclamado filme sul coreano "A tale of two sisters", também dentro do género thriller/terror, está também de novo em cartaz, em Lisboa:

Lusomundo Colombo

12h50, 15h55, 18h40, 21h25, 00h25

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já alguem foi ver este filme? Eu vi-o no fantas :)

O primeiro, o "Dumplings" achei engraçado, teve piada, embora:

Cada vez que vejo aquele tipo de bolinhos só me lembro que tou a comer carne de embrião :cansado1:

O segundo filme, "Cut, para mim foi o melhor, um fim relativamente inesperado, bem ao estilo do realizador.

O último filme, "Box" foi, na minha opinião o pior. A história provavelmente até era interessante mas não consegui ver quase nada porque:

- ja era o terceiro filme nesse dia na maratona do fantas

- ja eram quase uma da manha

- a banda sonora deste filme é quase nula :tontinho:

Quanto ao "a tale of two sisters" tambem este em exibição no fantasporto mas eu nao fui ver nessa altura, vi depois em casa...

Achei o filme bastante bom, confuso ao inicio o que deixa aquele suspense no ar, e as revelações para o fim :volta:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente a ordem dos filmes no dvd não é igual. Box é o 1º filme, depois Dumplings e por fim Cut. Foi por esta ordem que os vi e acho que faz mais sentido assim, pois há um crescendo em termos de terror ( e mais uma vez o terror aqui não é no sentido clássico do termo).

Já agora... tinha dito que não me apetecia muito ver a versão longa do Dumplings, mas como estreou por cá (há pouco tempo e mais uma vez no Alvaláxia) achei que era um desperdício não ir. Ainda é mais impresssionante que a versão curta, mas como desta vez o espírito (e o estômago) já vão preparados acaba por ser menos chocante. A versão longa resultou bem, com alguns pormenores que tinham sido omitidos e também algumas diferenças na história . Até teve uma ou duas cenas bem-humoradas, capazes de arrancar algumas gargalhadas na plateia. Em compensação as cenas mais pesadas são mais longamente exploradas. Para meu espanto apenas duas pessoas abandonaram a sala ( e por sinal eram do sexo masculino), mas talvez a maior parte do público já soubesse "ao que ía", uma vez que era a ante-estreia.

Mais uma vez realço as actrizes, principalmente Bai Ling, que foi premiada por esta sua actuação com o prémio de melhor actriz secundária no festival de Hong Kong mas merecia mesmo era ter sido a melhor actriz principal.

O filme em Portugal recebeu o título "Preciosa Iguaria".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vi este filme no fantas e depois ainda o fui ver ao cinema!

Gostava de o comprar sincerammente.. Há à venda?

Em relação aos filmes, o meu preferido foi o "Cut", aquele sentido de humor sádico foi genial!

O Dumplings epa... N sei se gostei ou não! lol Houve partes que sim e outras que não! (Muito esclarecedor)

E o "Box" Gostei da paisagem e da miudinhamm E daquela pparte ao pé das escadas! Em que ela aparece e dps desaparece! :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um dos filmes da minha vida, por diversos motivos xD.

Achei a ideia de juntarem 3 culturas diferentes e três histórias diferentes num mesmo filme  é interessante e acho que devia ser uma abordagem usada mais vezes. Acho que desta maneira conseguiam que as pessoas vissem mais curtas, se bem que 30 não é bem uma curta mas também não penso que possa ser chamada de longa metragem.

O Box, do nosso conhecido Takashi Miike foi o mais intenso dos 3. O ambiente era de cortar à faca, posso dizer que nunca senti um ambiente tão pesado num cinema como naquele filme. TODA a gente no cinema estava quieta e se alguém a 10 filas de mim se aconchegasse no lugar, eu iria ouvir. O filme em si foi mais um bom trabalho do Miike, com um fim "à Miike". E mais não digo.

O Cut foi um filme mais à base da violencia que puxava pela sensibilidade do espectador. É o mais facil de ser apreciado pelo publico que vem ver estes filmes.

O Dumplings vai buscar vários tabus e mistura-os a seu belo prazer. A receita são uns bolinhos deliciosos que podem encontrar em alguns restaurantes chineses perto de si com o nome de raviolis chineses.

É um filme bom para ver com os amigos sádicos que vocês tenham, cria discussão para bastantes e pode até marcar a vida de alguém para sempre :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0